Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Outubro Rosa e música no peito

O mês de outubro celebra o Movimento Outubro Rosa, criado na década de 90 nos Estados Unidos, com o objetivo de mobilizar a população sobre o controle e a prevenção do câncer de mama. Durante este período intensificam-se as campanhas que divulgam informações e recomendações sobre a doença.

Há infinitas formas criativas e sensíveis de abordar um tema tão delicado. Por que não mobilizar a comunidade através da música? O evento “Outubro Rosa e música no peito” visa criar uma oportunidade para levar informações sobre o câncer de mama através de palestras, depoimentos e muita música. A ideia surgiu da sensibilidade do músico, guitarrista e professor Marquinho Aniceto, ex-aluno do curso de música da UFOP, ao convidar suas alunas para cantarem juntas em prol desta campanha.

Confira a programação completa:


Editais de monitoria

O Departamento de Ciências Administrativas (DECAD) faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de monitoria das seguintes disciplinas:

Matemática Financeira
Teoria das Organizações

5ª Semana de Arte Aldravista promove lançamentos de livros

A Aldrava Letras e Artes comemorou, em setembro, seu 16º ano de fundação. Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de outubro, será realizada a 5ª Semana de Arte Aldravista, em Mariana. Dentro da programação, estão previstos lançamentos de livros, solenidade de instalação da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infanto-Juvenil de Mariana (ABRAAI), palestras, homenagens e exposição.

De acordo com um dos organizadores do evento, José Benedito Donadon-Leal, o lançamento do livro "Mineralamas" será um dos pontos altos da 5ª Semana de Arte Aldravista. A obra busca expressar o que seus autores sentiram em relação ao grande desastre ecológico, político e social provocado pela empresa Samarco.

Donadon ressalta que a obra não é simplesmente mais uma forma de protesto ou outro alternativo meio de denúncia. Segundo ele, "a ideia é que ela sirva como um grito de alerta para sociedade, para os governos e empresários sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e das pessoas que vivem no entorno das barragens de mineração. A proposta é dizer também para aqueles que foram atingidos".

Confira a programação completa:


Resultado do processo seletivo para Professor Substituto

Confira aqui o resultado do processo seletivo para Professor Substituto da áreas de Crítica da Mídia e Assessoria de Comunicação.

Chapa 1 apresenta propostas

Convite de divulgação para encontro com os candidatos à Reitoria da UFOP Chapa 1 - AvançaUFOP, para apresentação da Carta Proposta da chapa, a se realizar na próxima segunda-feira (10), às 19h30, no auditório do ICSA.

Editais de monitoria

O Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (DECSO) divulga os editais de seleção para monitoria em disciplinas dos cursos de Jornalismo e Serviço Social. Confira maiores informações clicando nas disciplinas abaixo:

Apuração, Redação e Entrevista
Fotojornalismo
Radiojornalismo
Laboratório Impresso I - Jornal
Telejornalismo
Teoria Sociológica e Introdução à Sociologia
Ética e Serviço Social
Classes e Movimentos Sociais
Pesquisa em Serviço Social II
Política Social na ordem do capital

Curso de extensão universitária

Entre os dias 19 e 21 de outubro acontecerá a 4ª edição do Curso de Extensão 'Ontologia, Estética, Arte e Sociedade'. Este curso é vinculado ao 'Programa de Extensão Mineração do OuTro: Programa Marxista de Cultura e Crítica Social'.

Para esta edição a programação é composta por duas mesas e um minicurso, além de um sarau que abrirá o evento.
Todas as atividades acontecerão no ICSA.

Serão discutidos, dentre outros temas: arte, ontologia, estética, mineração, extrativismo e o rompimento da barragem de Fundão/Samarco.

Alguns dos expositores/palestrantes que estarão presentes são: a professora Roberta Traspadini, o Professor Marlon Garcia da Silva, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Sindicato Metabase Mariana e o Sindicato Metabase Inconfidentes.

Confira a programação:


Comunicado

Devido à paralisação dos servidores técnico-administrativos informamos que hoje, (29), não haverá jantar nos restaurantes universitários do ICSA e do ICHS.

Calourada Preta

Confira a programação do evento que está acontecendo durante essa semana:

Observatório Interinstitucional Mariana - Rio Doce

Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre UFOP, UFMG e UFES, que estabelece a criação do Observatório Interinstitucional Mariana - Rio Doce, foi selada parceria interinstitucional com vistas a congregar esforços nos âmbitos da extensão, pesquisa e ensino relacionados com as consequências do rompimento da barragem do Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana/MG. 

A Pró-Reitoria de Extensão convida a comunidade da UFOP para participar da primeira reunião do Observatório Interinstitucional Mariana - Rio Doce, Unidade UFOP, na oportunidade serão divulgadas informações acerca dessa iniciativa, seus objetivos e planos de ação.

DATA: 27 de setembro de 2016
Horário: das 16h às 18h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Sociais, sala G20, em Mariana.

Desligamento de energia no ICSA

Informamos que na terça-feira (04/10), a energia do ICSA será desligada das 08h30 às 10h, para reparo na subestação de energia. Desde já agradecemos e contamos com a colaboração de todos.

Comunicado - Carteirinhas do RU

A nova cantina do Icsa já está em funcionamento, possibilitando a recarga das carteirinhas do Restaurante Universitário no prédio do Instituto.

Resultado do processo seletivo para professor substituto de Jornalismo

O edital PROAD nº 70, de 17 de agosto de 2016, contempla a área Fotografia e a subárea de Fotojornalismo. Clique aqui e confira o resultado.

Página 9 de 83