Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

DECAD abre processo seletivo para monitores

O Departamento de Ciências Administrativas (DECAD) torna público os editais de seleção para os interessados em se tornar monitores em disciplinas do curso de Administração. Para se candidatar, é necessário ter disponibilidade de 15 horas semanais, e coeficiente igual ou superior a sete. Clique nas disciplinas e confira os editais.

Gestão de Pessoas I

Teoria das Organizações

Matemática Aplicada à Administração

Estatística II Aplicada à Administração

Estatística I Aplicada à Administração

Disciplinas de Serviço Social abrem vagas para monitoria

Estão abertas as inscrições para a seleção de monitores para as disciplinas de  Classes e Movimentos Sociais  e  Política Social na Ordem do Capital. Para se candidatar, é necessário ter disponibilidade de 15 horas semanais para o desenvolvimento das atividades de monitoria, além dos horários regulares de suas aulas, e possuir coeficiente acadêmico maior ou igual a seis. Confira abaixo os editais.

Classes e Movimentos Sociais

Política Social na Ordem do Capital

Alerta sobre recebimento de e-mails

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) alerta para problema de recebimento de e-mails. De acordo com informações da Secretaria do Colegiado de Administração, discentes e docentes que têm endereço de e-mail do "hotmail" e suas extensões "MSN", "live" e "outlook" cadastrados nos servidores da UFOP não estão recebendo e-mails da Universidade.

De acordo com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de Mariana, o servidor está com problema que afeta usuários com conta no hotmail. O erro tem dificultado a comunicação entre os setores administrativos e a comunidade acadêmica.

Até a situação ser resolvida, é recomendado aos discentes alterar o endereço de e-mail cadastrado no portal MinhaUFOP. Já os docentes podem entrar em contato com seus respectivos setores informando outro endereço.

Ações de modernização estão sendo realizadas pelo NTI. Saiba mais sobre o acordo entre a UFOP e a Google para o uso da plataforma G Suite for Education aqui.

Cemar seleciona bolsistas para projeto "Circulavídeo"

O Centro de Extensão de Mariana (Cemar) está com duas vagas abertas para os interessados em trabalhar com registros audiovisuais das atividades realizadas pelo programa "Circulatrilho".

Para se candidatar, é necessário ser estudante ou ser formado em Pedagogia, Letras, História, Jornalismo, Serviço Social, Educação Física, Artes Cênicas ou Música.

Acesse o edital para obter as informações completas.

CEMAR abre vagas para coordenação

Estão abertas as inscrições para os docentes ou técnicos administrativos do ICSA interessados em compor a coordenação do CEMAR (Centro de Extensão Mariana), pelo período de dois anos. As inscrições serão realizadas de  09h às 19h, na Secretaria da Diretoria do ICSA,  até o dia 10 de abril.  Confira o edital.

Comitê de Ética e Pesquisa da UFOP abre vagas para docentes

O Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA),  José Benedito Donadon-Leal torna público o edital para os docentes do Instituto interessados em compor, pelo período de dois anos, o Comitê de Ética e Pesquisa da UFOP. As inscrições serão realizadas de 09h às 19h, na Secretaria da Diretoria do ICSA, até dia 10 de abril. Confira o edital.

Abertas as inscrições para técnicos administrativos interessados em compor Conselho Departamental

Os candidatos deverão compor, pelo período de dois anos, o Conselho Departamental.  Devem ser indicados dois membros titulares e dois membros suplentes.

As inscrições serão realizadas até sexta-feira (06), de 09h às 19h, na Secretaria da Diretoria do ICSA. No dia 09, às 15h, na Sala de Reuniões, será realizada a assembleia dos técnicos administrativos para votação e eleição dos representantes.

Acesse o edital completo.

 

Webradio Plural abre edital para propostas de programas

A coordenação do projeto de extensão “Webradio Plural: formação para a diversidade” torna público edital para seleção de programas para a web rádio. O intuito é educar para a diversidade, publicizando as ações de extensão, pesquisa e ensino dos  diversos departamentos da UFOP.

Podem participar como colaboradores do projeto discentes e docentes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos da Universidade e demais membros da comunidade acima de 18 anos.

As submissões de propostas podem ser feitas até 11 de abril.

Confira o edital.

Nota da Diretoria sobre a criação dos Departamentos de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

O ICSA, na abertura do seu décimo ano de fundação, conquistou na tarde do dia 26 de março de 2018 a criação do Departamento de Ciências Sociais, do Departamento de Jornalismo e do Departamento de Serviço Social, com a homologação pelo Conselho Universitário da Resolução CEPE nº 7.350, de 26 de março de 2018. É o final feliz de uma luta iniciada em 2010, com a participação do ICEA (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas), que desde 2010 apoiou a luta de criação dos departamentos acadêmicos do ICSA nos conselhos superiores. No final de 2017 a Escola de Direito, Turismo e Museologia, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais e a Escola de Nutrição tiveram participação crucial na formatação do modelo de departamentalização do DECSO, especialmente na justificação conceitual da importância de a UFOP ter um Departamento de Ciências Sociais, responsável pela oferta de disciplinas e cursos nessa área do conhecimento.

O agradecimento da Diretoria pela luta dos membros do DECSO e dos demais departamentos do ICSA, em conquistar a autonomia dos cursos de Jornalismo e de Serviço Social e da área de Ciências Sociais, agora formalmente representados por departamentos no organograma da Instituição.

Estamos solicitando à Reitoria a nomeação dos chefes decanos, para que em 30 dias procedam à instalação dos departamentos, a eleição dos(as) chefes(as) e de representantes no Conselho Departamental do ICSA; os códigos numéricos de identificação dos novos Departamentos no sistema de gestão acadêmica e financeira da Instituição e as remoções dos docentes e técnicos de laboratórios do Curso de Jornalismo para o Departamento de Jornalismo, dos docentes do Curso de Serviço Social para o Departamento de Serviço Social e da área de Ciências Sociais (incluindo aí 01 docente do DEHIS e 02 do DEEDU) para o Departamento de Ciências Sociais.

Com a extinção do DECSO e criação dos três novos departamentos, o Conselho Departamental do ICSA ficou sem representação formal dos departamentos novos, seja de seu chefe, seja do representante eleito, o que torna a convocação para a reunião de amanhã (28/03/2018) inválida por falta de representação. Além disso, também venceu o mandato da representação dos técnicos no Conselho.

Temos a previsão de que será possível ter reunião do Conselho Departamental do ICSA, com todas as representações legalmente constituídas, no dia 11 de abril às 17 horas.

Parabéns à Comunidade do ICSA (Ano 10) pela conquista!

Divulgado o resultado para professor substituto do curso de Economia

A Pró-Reitoria de Administração(Proad) torna público o resultado do edital a seleção nº19, de março de 2018, que dispõe sobre a contratação de professor substituto para as áreas de História do Pensamento Econômico e Economia Brasileira. Confira o resultado.

Aberto processo seletivo para bolsistas do PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivências (PIDIC) divulga edital para processo seletivo dos projeto de ação afirmativa "Ariadnes" e “Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades". Ambos buscam combater as violências de gênero no ambiente universitário

As inscrições acontecem entre os dias 16 e 24 de março. Para mais informações acesse os editais:

Ariadnes

Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades

 

Proad abre edital para contratação de professor substituto na área de Economia

A Pró-Reitoria de Administração da UFOP torna público o processo seletivo para a contratação de um professor substituto para o Departamento de Ciências Econômicas(DEECO). O docente atuará nas áreas de História do Pensamento Econômico e Economia Brasileira. O contrato tem duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação. Para mais informações, confira o edital.

PPEA divulga cronograma das defesas de dissertações

O Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) convida a todos para as defesas das dissertações que acontecem nos meses de março e abril.

 

Confira as datas:

 

15/03 - Jordana Ferreira da Silva

“Da especialização produtiva ao rompimento da Barragem Do Fundão: uma análise da  resiliência econômica para o município de Mariana/MG"

Orientador: Profa. Dra. Fernanda Faria Silva / Co - orientador: Prof. Dr. Heder Carlos de Oliveira

Local:  Sala de aulas da Casa da Pós-Gradução (Finep) -  às 14h

 

26/03 -  Ariane Ribeiro Hott

"A agricultura familiar e as inter-relações das esferas determinantes do desenvolvimento local: o caso do assentamento do Cafundão em Mariana (MG)"

Orientador: Profa. Dra.Francisca Diana Ferreira Vianna

Local: Hemeroteca -  às 8h30

 

27/03 -  Lucineide Ferreira dos Santos

"Avaliação da focalização de políticas públicas: o caso do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto"

Orientador: Prof. Dr.Breynner Ricardo de Oliveira / Co - orientadora: Profa Dra. Erica Castilho (DEEST/ UFOP)

Local:  Sala de aulas da Casa da Pós-Gradução (Finep) -  às 14h

 

28/03 - Dionatan Willian Rodrigues Oliveira

" Unificação da Estimação Intervalar para Abordagens Frequentista e Bayesiana"

Orientador: Prof. Dr. Ivair Ramos Silva

Local: Auditório do ICSA – às 16h

 

12/04 - Douglas Ferreira Cruz

"Eficiência dos municípios brasileiros em Educação, Saúde e Saneamento por meio do método DEA (Data Envelopment Analysis), uma abordagem comparativa com o ranking de eficiência municipal do jornal Folha de São Paulo"

Orientador: Prof. Dr. Victor Maia Sena Delgado

Local: Hemeroteca – às 9h

Página 2 de 88