Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Aberto edital de seleção para disciplinas isoladas do PPGCOM

O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFOP torna pública a abertura do processo de candidatura à matrícula em disciplina isolada do Programa de Mestrado em Comunicação e Temporalidades, para o período letivo 2017/2.
Confira o edital aqui.

Beatriz Azevedo e Zélia Duncan farão show em Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto e Mariana recebem, nos dias 18 e 19 de agosto, o encerramento dos projetos AntroPOPhagia e Roteiro das Minas, que, desde o início do ano, vêm debatendo o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, nas cidades barrocas, com uma série de ações multiculturais. O fechamento acontecerá com a apresentação do show antroPOPfagia, com participação de Beatriz Azevedo e Zélia Duncan. Elas se apresentam gratuitamente no dia 18 de agosto, às 21h, no Largo do Rosário, em Ouro Preto; e no dia 19 de agosto, às 21h, na Praça Minas Gerais, em Mariana.

Originalmente gravado no Lincoln Center, em Nova York, o disco antropofagia traz composições musicais de Beatriz Azevedo em arranjos antropofágicos, devorando o jazz, a música brasileira, o afrobeat, o jongo, e diversos outros ritmos. Em Mariana e Ouro Preto serão apresentadas, ainda, músicas compostas em parceria pelas duas artistas e composições inéditas de Beatriz Azevedo.

A apresentação também terá um viés contestador. Durante o show, serão feitas projeções, abordando perspectivas históricas da antropofagia, referências sobre o contato dos portugueses com os índios e menção a temáticas atuais, como o compartilhamento digital e a defesa de uma filosofia do matriarcado.

A banda que acompanha as artistas é composta por Domenico Lancellotti na bateria (Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil etc), Antonio Guerra nos teclados (Mart’nalia, Martinho da Vila etc), Marcos Campello na guitarra (Ava Rocha, Negro Leo etc) e Angelo Ursini nos sopros.

Cine Faísca exibe "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda "

O projeto de extensão Mineração do Outro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), por meio do seu projeto Cine Faísca, exibirá e debaterá o curta metragem "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda " hoje (26), às 17h, na sala 204, no Icsa - Prédio Padre Avelar.


Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas visitaram o Instituto na última quarta-feira, 19

"Foi uma tarde de muito divertimento e aprendizado", relatou o estudante do 2º ano, Patrick Flores, que participa do Projeto de Extensão "Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia". Os integrantes passaram a tarde no Instituto acompanhando o processo de criação do "Lampião", jornal laboratorial do curso de Jornalismo, assistindo a reunião de pauta, visitando o laboratório de produção e batendo um papo com os alunos sobre a montagem do impresso. Também aproveitaram para conhecer o estúdio de Radiojornalismo e a biblioteca do campus, onde a monitora, Paula Koch, explicou como funciona a catalogação dos livros.

O projeto, que atualmente é coordenado pelos professores André Quiroga e Juçara Brittes, é direcionado aos moradores de Mariana e busca conscientizar sobre o Direito à Comunicação. Capacita os participantes para uma leitura crítica da mídia por meio de oficinas, palestras e debates, estimulando a discussão dos meios de comunicação pelos quais as notícias são construídas, além de produzirem seus próprios conteúdos.

PROAD divulga vaga para bolsista de Administração ou Engenharia de Produção

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) divulga edital para seleção de um bolsista com o intuito de desenvolver atividades específicas na área de desenvolvimento de pessoal.

As inscrições devem ser feitas até 21 de julho na PROAD, no Centro de Convergência, campus Universitário. Podem concorrer à vaga alunos matriculados na UFOP, nos cursos de Administração ou Engenharia de Produção, do 3º ao 5º período, desde que já tenham cursado todas as disciplinas do ciclo básico - 1° e 2° períodos.

O processo seletivo terá análise de currículo e entrevista, que será realizada nos dias 25 e 26 de julho. O resultado sai dia 27 de julho no site da PROAD.
Confira o edital aqui.

Alunos realizaram festa julina na última quarta-feira, 12

A ideia surgiu durante um bate-papo no intervalo das aulas, onde o aluno de Economia, Felipe Mendes, propôs aos amigos a organização de uma festa julina no campus. Assim, o Programa de Educação Tutorial (PET/ICSA), junto com a Atlética Primaz UFOP, a empresa junior Verbalize! e os centros acadêmicos de Economia, Administração e Serviço Social realizaram, pela primeira vez, o arraial "Quadricsa". O evento, que aconteceu no estacionamento do campus das 17h às 21h30, contou com barracas de comidas e bebidas típicas, fogueira, quadrilha e show com o cantor Aurélio Diniz, 8º período de Economia, e o instrumentista Fabrício Rosa.

Os alunos relataram, que, apesar de ter sido organizado às pressas, a disposição e o apoio coletivo foram essenciais para a realização da festa. Segundo o aluno de Jornalismo, Carlos Paranhos, "o ICSA é um espaço de acolhimento e unificação e que eventos como este deveriam acontecer mais vezes para integrar os quatro cursos do campus."

 


 

 


Professor André Colares é homenageado no ICSA

A Cade Jr, empresa júnior de administração da UFOP, organizou nesta quinta-feira, dia 06/07, uma homenagem ao professor André Felipe Vieira Colares, do Departamento de Ciências Administrativas, que foi assassinado no ano passado em Montes Claros.

Durante esta tarde, o grafiteiro Diego Arara desenhou no muro do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas o rosto do professor.

Pedro Nunes Gouveia, presidente da Cade Jr, ressalta que André Colares sempre foi presente na empresa júnior e que a homenagem está para acontecer desde o ano passado. Segundo Pedro, ´´a ideia é eternizar sua memória e abrir espaço para que a homofobia seja discutida``.

Para Rosevania Guimarães, estudante de administração, o grafite é uma ´´intervenção necessária para que crimes de ódio e homofobia sejam pautados, além de buscar novas formas para que sejam evitados``.

Entre 17:00 e 19:00 acontecerá, no estacionamento do Instituto, uma mesa de debates sobre a conscientização do respeito à diversidade sexual e contra os crimes de ódio provocados à comunidade LGBT.

Colares tinha 24 anos e era professor da UFOP quando foi assassinado. A homofobia teria sido uma das motivações do crime, segundo investigações.

Empresa Júnior de Economia promove palestra beneficente

A Consecon Jr em parceria com o Palestrante Silas Henrique convida toda comunidade e estudantes para uma palestra com o tema "Das Ideias a Ação". O evento é uma ação beneficente e todas as arrecadações serão revestidas às Casas de Caridade de Mariana. O evento ocorrerá às 17h do dia 13/07, no Auditório do ICSA. A entrada é um 1Kg de alimento não perecível.

Curso de Extensão Ontologia, Estética, Arte e Sociedade divulga cronograma de seu grupo de estudo

O Grupo de Estudo vinculado ao "Curso de Extensão Ontologia, Estética, Arte e Sociedade",  do Programa de extensão: Mineração do OuTro - Programa marxista de cultura e crítica social, iniciará  nesta sexta (7), a partir das 17h, na sala 04 do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O grupo de estudo é aberto ao público.

Dentro da programação do grupo de estudo, será realizado em 14 de Julho, (sexta-feira) das 8h às 12h, o evento: "Trajetória, vigência e atualidade do pensamento de Ruy Mauro Marini - uma homenagem aos 20 anos de sua morte", com o palestrante Jonathan Jaumont (assistente social formado pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, mestrando em Serviço Social na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e militante das Brigadas Populares.

As inscrições para o evento de 14 de julho são abertas ao público e podem ser realizadas pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScA6vhKu_h94G7wG4k8VQEpj6lwvUMLwGQmZV5I-C_AlSvwWw/viewform)

Haverá declaração de participação de 4h para este evento.

 

Programação do Grupo de Estudo para o semestre 2017/1:


JULHO


07/07- Introdução ao debate acerca de:

a) Serviço Social e

b) extensão universitária

Textos de referência:

Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Autoria de:  Rossana Maria Souto Maior Serrano. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Autoria de: José Paulo Netto. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-1.pdf

 

14/07 – EVENTO: Trajetória, vigência e atualidade do pensamento de Ruy Mauro Marini - uma homenagem aos 20 anos de sua morte.

Palestrante: Jonathan Jaumont

Horário: 8h às 12h

 

AGOSTO

04/08- Debate sobre a Mesa ocorrida no 4º Curso de extensão: Ontologia, Estética, Arte e Sociedade: “Ontologia, estética e luta de classes: totalidade e particularidade da América Latina e que teve como Palestrantes: Prof. Marlon Garcia da Silva, Profa. Roberta Traspadini.

11/08- Texto:  Trabalho e arte na estética lukácsiana. Autor:Francisco Chicote.

25/08- Avaliação do percurso de estudo e planejamento do próximo semestre.

Cine Faísca exibe "O Grande Ditador"

O programa de extensão Mineração do Outro, da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, por meio do seu projeto Cine Faísca, exibirá e debaterá o filme "O Grande Ditador", na próxima quarta (12), às 19h, no Teatro Sesi Mariana. A entrada será gratuita e aberta à população. O debate será conduzido por Yuri Gomes, professor de história da Rede Estadual de Ensino da cidade.

O Grande Ditador, de 1940, dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, retrata a vida de dois personagens distintos em atitudes, mas fisicamente idênticos: um é o barbeiro, que sofre perda de memória ao servir à primeira guerra mundial; o outro é o grande ditador Adenoide Hynkel. O filme faz uma crítica à Adolf Hitler e à ideologia do Nazi-Fascismo.

O Mineração do OuTro é um Programa marxista de cultura e crítica social que vincula e articula as seguintes ações: curso de extensão Ontologia e estética – arte e sociedade, que visa oferecer instrumentos teórico-analíticos para apropriação de categorias fundamentais do estético; o projeto de extensão Lavras de Versos, que trabalha a produção de poemas por adolescentes da periferia de Mariana-MG; e o projeto Cine Faísca, que constitui espaços de exibição gratuita de filmes. As ações do Programa são especialmente voltadas às comunidades periféricas e ao público - alvo da Política de Assistência Social da região.

Inscrição para candidatura no Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada é prorrogada

Foram prorrogadas as inscrições para candidaturas de professores permanentes e colaboradores do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da UFOP. A prorrogação do prazo de inscrições vai até 31 de julho de 2017.

Para mais informações, acesse o site.

Cade Jr organiza homenagem ao professor André Colares

A Cade Jr, empresa júnior de administração, em conjunto com os alunos do Instituto, irá realizar no dia 06/07, quinta-feira, uma homenagem ao professor André Felipe Vieira Colares, do Departamento de Ciências Administrativas, assassinado em Montes Claros no ano passado.

A homenagem será entre 14:00 e 19:00 horas e acontecerá no estacionamento do ICSA. No evento serão realizados debates e discussões sobre a conscientização do respeito à diversidade sexual e contra os crimes de ódio provocados a comunidade LGBT. A mesa de debates está marcada para iniciar-se às 17hrs até às 19hrs, no estacionamento do ICSA. A partir das 14hrs até o fim do evento haverá a realização de um grafite no mural de manifestações artísticas, em homenagem ao docente.

Abertura de vaga para Iniciação Científica para aluno de Administração

O prof. Dr. Harrison Bachion Ceribeli está selecionando um aluno do curso de graduação em Administração para ser bolsista de um programa de iniciação científica da UFOP. A bolsa terá vigência de 12 meses, com início em 01 de agosto de 2017 e término em 31 de julho de 2018.

A bolsa tem caráter temporário, não é acumulável com estágios remunerados e bolsas de outros programas (CNPq, FAPEMIG, UFOP, Fundações e/ou outras agências de fomento), é isenta de imposto de renda e não gera vínculo empregatício.

Área de pesquisa: gestão de pessoas

Valor da bolsa: R$ 400,00

Requisitos:

- Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Administração da UFOP;

- Ter disponibilidade para cumprir uma jornada de 20 horas semanais de atividades;

- Ter coeficiente acadêmico igual ou superior a 7,0.

Os candidatos interessados devem entregar uma cópia de seu histórico escolar na diretoria do ICSA, das 8h às 11h30, em um dos seguintes dias: 30/06, 03/07, 04/07 ou 05/07. Serão convocados para entrevista os 10 inscritos com maior coeficiente acadêmico.

Página 2 de 83