Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

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Trabalhos apresentados no 9º encontro nacional de história da mídia já estão disponíveis


Estão disponíveis os trabalhos apresentados no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, realizado em Ouro Preto nos dias 29 e 30/05 e 01/06.

Os artigos estão organizados por Grupos de Trabalhos e podem ser encontrados no site da ALCAR.

PROGRAMA ESTÁGIO SAMARCO, INCRIÇÕES ABERTAS.

A empresa Samarco abriu processo seletivo para preenchimento de vagas no quadro de estagiários. Os cursos contemplados são: Administração, Jornalismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Geologia, Meio Ambiente, Nutrição, Serviço Social, Economia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Engenharia Eletroeletrônica, Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Os candidatos devem apresentar os seguintes requisitos: estar devidamente matriculados,ter disponibilidade para estagiar por, no mínimo 12 meses e, no máximo,24 meses; formação prevista para março de 2015, além de residir em locais próximos às disponibilidades de vagas nas unidades ( Mariana, Ouro Preto ou Belo Horizonte).

Dentre os benefícios os estagiários contarão com transporte, bolsa auxílio e seguro de vida. Aos selecionados que atuarão nas unidades industriais, também serão fornecidos uniformes e alimentação na empresa.

Os interessados podem se cadastrar no link abaixo:

Docentes

Corpo Docente de Ciências Econômicas

  • Alan André Borges da Costa (Professor temporário) - Lattes
  • André Mourthé de Oliveira - Lattes
  • Carlos Eduardo da Gama Torres - Lattes
  • Cristiane Márcia dos Santos - Lattes
  • Chrystian Soares Mendes (Professor temporário) - Lattes
  • Edgard Leite de Oliveira (Professor Temporário) - Lattes
  • Francisco Horácio Pereira de Oliveira - Lattes
  • Igor Viveiros Melo - Lattes
  • Janderson Damaceno dos Reis - Lattes
  • José Artur dos Santos Ferreira - Lattes
  • Leonardo Gomes de Deus - Lattes
  • Marisa Alice Singulano Alves - Lattes
  • Martin Harry Vargas Barrenechea (Professor Temporário) - Lattes
  • Thiago de Souza Barros - Lattes

Horário 2013.2 Admnistração e Ciências Economicas

A Secretaria do DECEG informa o horário das aulas do semestre 2013.2

Link para download

Ciências Econômicas.

Administração.

Calendário de Projetos Experimentais para 2013.2

Veja abaixo o cronograma e informações importantes para estudantes em fase de produção dos seus projetos experimentais em 2013-2.

 

Matriculados em CSA282-Projetos Experimentais I

- Entrega da cópia do projeto ao Colegiado a ser desenvolvido, assinado pelo orientador e co-orientador, se houver: até 1° de novembro

- Seminário de Projetos Experimentais I (Seminários de Pesquisa) com a entrega da produção do período deve ser realizado até 31/01/2014.

O Seminário de Projetos Experimentais poderá ser realizado em duas modalidades neste semestre:

1) com organização a cargo do(a) orientador(a), em qualquer data no período, respeitado o limite de 31/01/2014. A produção a ser apresentada deverá ser protocolada no Colegiado uma semana antes da realização do Seminário;

2) na Semana de Seminários de Projetos Experimentais I, organizada pelo Colegiado e pela Comissão de Projetos Experimentais, a ser realizada de 27 a 31/01/2013, devendo a produção, neste caso, ser protocolada até 20/01/2014.

- Em ambas as situações a produção deve ser enviada em formato digital para os e-mails do Colegiado e da Comissão de Projetos Experimentais, com entrega de uma cópia impressa no prazo estipulado.


Matriculados em CSA291-Projetos Experimentais II

- Prazo máximo para entrega dos TCCs na Secretaria do Colegiado para a Semana Concentrada de Defesas ainda em 2013.2: 27 de janeiro de 2014
- Divulgação do calendário da Semana de Defesas: 31 de janeiro
-
Bancas de Defesa dos TCCs: 10 a 14 de fevereiro de 2014 (Semana de Defesas)*
-
Entrega da versão definitiva: 15 dias após a realização da banca (data limite: 21 de fevereiro de 2014)

* Conforme o Regulamento de Projetos Experimentais do Curso de Jornalismo, as defesas em Projetos Experimentais II podem ocorrer em qualquer data ao longo do semestre, respeitando-se o prazo mínimo de 15 dias entre a entrega do trabalho na Secretaria do Colegiado e a realização da banca. A Semana de Defesas é um indicativo acordado entre os/as orientadores/as, prevista em Regulamento. Conforme o calendário acadêmico, normas da universidade e o Regulamento de Projetos, deve-se observar o limite mínimo de 15 dias para a entrega do trabalho e a realização da banca. Nesta condição, o prazo máximo para entrega do material com banca ainda neste semestre é 7 de fevereiro de 2014, com defesa até 21/02/2014.

Veja também:
Regulamento de Projetos Experimentais em Jornalismo (em vigor a partir de 31/10/2013)
Diretrizes para elaboração de Monografia

Diretrizes para elaboração de Memorial Descritivo de Produto Jornalístico

Docentes

Ambrozina de Abreu Pereira (Professora Temporária) - Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2009)

Graduação: Gestão de Cooperativas (UFV/2006) e Administração de Empresas (UFV/2011).

Áreas de atuação: Políticas Púbicas, Gestão Pública, Eficiência Alocativa, Indicadores Sociais, Programas de Transferência de Renda, Qualidade de Vida e Administração Financeira.

 

Ana Cristina Miranda Rodrigues- Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2009)

Graduação: Administração (UFSJ/1997)

Especialização: Concentração Administração Finance- MBA (UNA/2003)

Áreas de atuação: Finanças, Custos e Orçamento.

 

Antônio Carlos Miranda- Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2010)

Graduação: Administração de Cooperativas (UFV/2003)

Especialização: Gestão de Informação no Agronegócio (UFJF/2004)

Áreas de atuação: Administração Pública, Empresarial, Empresas do Terceiro Setor, Administração do Agronegócio, Desenvolvimento Organizacional e Programas Sociais.

 

Deborah Kelly Nascimento PessoaCurrículo Lattes

Mestrado: Administração (UFAL/2007)

Graduação: Administração (UFPR/2009)

Áreas de atuação: Estudos Organizacionais e Estratégia Empresarial.

 

Diego Luiz Teixeira Boava- Currículo Lattes

Doutorado: Administração (UFLA/2012)

Mestrado: Administração (UEL/2006)

Graduação: Turismo (UFOP/2004)

Áreas de atuação: Empreendedorismo, Ética, Estudos Organizacionais e Fenomenologia.

 

Fábio Viana de Moura- Currículo Lattes

Mestrado: Contabilidade (UFBA/2010)

Graduação: Ciências Contábeis (UNIMONTES/2006)

Áreas de atuação: Governança Corporativa, Planejamento Tributário, Contabilidade Geral e Controladoria e Auditoria.

 

Fernanda Maria Felício Macedo Boava- Currículo Lattes

Doutorado: Administração (UFLA/2012)

Mestrado: Administração (UEL/2007)

Graduação: Turismo (UFOP/2005)

Especialização: Metodologia do Ensino Superior (UNOPAR/2006)

Áreas de atuação: Estratégia, Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Fenomenologia Social.

 

Flávia Silva Correa Tomaz- Currículo Lattes

Mestrado: Estatística Aplicada e Biometria (UFV/2009)

Graduação: Matemática (UFOP/2005)

Áreas de atuação: Estatística e Matemática aplicadas à Administração

 

Israel José dos Santos Felipe  - Currículo Lattes

Mestrado: Administração de Empresas (UFRN/2013)

Especialização: MBA em Administração Financeira - Finanças e Métodos Quantitativos (UNI-RN/2011)

Graduação: Administração de Empresas (UFRN/2010)

Áreas de atuação: Finanças Corporativas; Mercado de Capitais; Educação Financeira; Finanças Comportamentais; Análise de Séries Temporais e Métodos Econométricos em Administração

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Jair Francisco Estanislau Filho- Currículo Lattes

Doutorado: Gestão (UTAD-Portugal em andamento)

Mestrado: Administração (FPL/2006)

Graduação: Administração de Empresas (Instituto Champagnhat Ensino Superior/1988)

Especialização: Controladoria (PUC Minas/ 2001)

Áreas de atuação: Administração de Empresas, Planejamento Estratégico, Estratégias de Marketing, Responsabilidade Social e Empreendedorismo, Politicas de Negociação (arbitragem).

 

Simone Aparecida Simões Rocha de Azevedo- Currículo Lattes

Doutorado: Engenharia de Produção (UFRJ/2001)

Mestrado: Engenharia de Produção (UFRJ/1994)

Graduação: Economia (UFSJ/1989).

Áreas de atuação: Identificação, configuração e análise das redes empresariais e seus projetos de sustentabilidade, Gestão dos processos produtivos de manufatura e de serviços em redes empresariais, atuando de forma interdisciplinar os aspectos gerenciais e econômicos, de integração dos sistemas de produção e serviços para a definição de gestão e estratégias em redes empresariais.

 

IMPORTANTE: Informação aos alunos de Administração

Prezados alunos do curso de Administração,

Leiam atentamente todas as informações que seguem no link abaixo.

Comunicado

 

Encontro dos Saberes 2013

O Encontro de Saberes 2013 será entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro de Convenções e Artes da UFOP. O evento conta com o XXI Seminário de Iniciação Científica (SEIC), o XIV Seminário de Extensão (SEXT), a VI Mostra Pró-Ativa e tem como objetivo ampliar e aprofundar o diálogo entre a Universidade e a comunidade. O resultado da avaliação dos resumos submetidos estará disponível a partir do dia 23 de setembro no site oficial do evento.

Os trabalhos podem ser aprovados, aprovados com restrições (neste caso, o avaliador deve apontar as modificações a serem realizadas) ou reprovados. O prazo limite para adequação dos resumos (caso seja necessário) será até 09 de outubro de 2013. A abertura oficial do Encontro acontece no dia 06 de novembro às 09:30 da manhã.

 

Mais informações

Serviço Social

O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) teve início em março de 2009 e objetiva formar assistentes sociais críticos, compromissados com a democracia, com a justiça social e com a cidadania.

Os acadêmicos são qualificados na perspectiva das Diretrizes Curriculares vigentes que buscam munir os discentes de conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos (para que possam decifrar as múltiplas expressões da questão social, presentes na sociedade brasileira e na realidade mineira) e também maneiras de enfrentar as demandas impostas à profissão.

O curso viabiliza a formação intelectual e cultural generalista, capacitando os alunos para os processos de investigação científica e intervenção profissional, de forma criativa e propositiva dentro do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Essa proficiência se dá por meio de atividades pedagógicas com aproximações sucessivas à realidade social, seminários temáticos, atividades de pesquisa, estágio supervisionado, extensão e laboratórios/oficinas.

Compete ao profissional formular, implementar, executar e avaliar propostas de enfrentamento às múltiplas expressões da questão social, com políticas e programas sociais públicos e privados, além de atuar nas organizações da sociedade civil, fundações e movimentos sociais.

 

Projeto Pedagógico de Curso

Docentes

 


Comunicado ICSA

Aos professores, funcionários e alunos

Informamos que durante o recesso letivo, de 16/09/13 a 04/10/13, a Secretaria da Diretoria, o DECEG, o NTI e a Recepção (Bloco II) funcionarão das 08h às 17h e os demais setores, DECSO, Colegiados de Curso, Seção de Ensino e Almoxarifado farão expediente das 13h às 17h.

 

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Mariana, 13 de setembro de 2013

Prof. Dr. José Artur dos Santos Ferreira
Diretor do ICSA

EDITAL ICSA N° 020/2013

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsa para estudante de Jornalismo para atuar na Assessoria de Comunicação do ICSA.

1- Informações:
a) Período de vigência da bolsa: 3 (três) meses, de outubro a dezembro de 2013;
b) Valor mensal da bolsa: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais);
c) Carga horária semanal a cumprir: 12 (doze) horas;

2- Requisitos:
a) Possuir coeficiente acadêmico igual ou superior a 7,0 (sete);
b) Possuir disponibilidade de tempo para o cumprimento da carga horária conforme especificado no Edital;
c) Não usufruir de qualquer outro tipo de bolsa ou desenvolver atividade remunerada para qual já exista alguma legislação restritiva na Universidade.
d) Estar cursando o 5º período de Jornalismo em diante;
e) Possuir boa redação.
f) Possuir experiência em alimentação de site.

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Inscrições abertas para o Ciclo Novelis Estágio 2014

As inscrições para o Programa de Estágio Novelis 2014 foram prorrogadas até o dia 15/09 e podem ser feitas através do site http://www.ciclonovelis.com.br/. Os interessados devem ter previsão de formatura em curso superior entre Dez/2014 e Dez/2015, possuir inglês no nível intermediário, ter bons conhecimentos de pacote office e disponibilidade mínima de 4 dias úteis para estagiar, sendo de 24 a 30 horas semanais.

O Ciclo tem como objetivo oferecer aos estudantes oportunidade de se desenvolverem nas áreas de atuação relacionadas à sua formação, bem como propiciar a experiência organizacional. A oportunidade de estágio na Novelis, possibilita que o estudante participe do desenvolvimento de projetos, alavancando ainda mais seu aprendizado.

Relação de cursos que podem fazer parte do Programa: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Relações Públicas, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Produção Mecânica, Gestão Ambiental, Marketing, Psicologia, Sistema de Informação,  Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Processos Metalúrgicos (Materiais) ou Tecnólogo em Rede de Computadores.

Funcionamento do RU no período de recesso acadêmico

O Restaurante Universitário (RU) do ICSA funcionará, no período de 9 a 13 de setembro (recesso acadêmico), somente no almoço, de 11h30 às 13h.

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