Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Social Game: diversão na solução

O Departamento de Computação convida todos os alunos e professores do ICSA para a palestra Social Game: diversão na solução. O objetivo é promover um bate papo sobre gamification com o profissional de Interação Digital de uma das principais agências de publicidade de Minas Gerais: a Tom+Sapien. A palestra será ministrada por Eduardo Ponce, que é formado em Administração e especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas. Eduardo trabalha há 13 anos na área online. O evento acontece na quarta-feira, 12 de dezembro, às 10h na Sala de Seminários do Departamento de Computação, ICEB III, no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto. Não é necessário fazer inscrição.

Participe!

*Matéria solicitada pelo Departamento de Computação

 

Centro de Difusão do Comunismo promove calourada em Mariana

O Projeto de Extensão Centro de Difusão do Comunismo (CDC) da UFOP promove, entre os dias 10 e 15 de dezembro, a Calourada Vermelha, no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), em Mariana. Os participantes receberão certificado após cada atividade.

Confira a programação:

10/12- Contato com os trabalhadores de Mariana - 17h às 19h

11/12- Rosa Luxemburgo: Lugar de mulher é na luta anticapitalista - 17h às 19h

12/12- Mesa Redonda: Crise do capitalismo na contemporaneidade - 17h às 19h

13/12- Liga dos Comunistas: a atualidade histórica da ofensiva socialista - 17h às 19h

14/12- Debate: Marx e Adorno - 17h às 19h

15/12- Vale: 70 anos de exploração do trabalhador e do meio ambiente - 09h às 12h

 

Inscrições abertas para vagas em Repúblicas Federais de Mariana

Estão abertas as inscrições para cinco vagas nas Repúblicas Federais de Mariana, localizadas na Rua Dom Pedro II, s/n°, bairro Chácara. Os interessados devem estar regularmente matriculados em curso de graduação, modalidade presencial, no Campus de Mariana (ICHS e ICSA). As inscrições serão realizadas pela internet até o dia 14 de janeiro de 2013, através do Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (Cpae), disponível na plataforma Minha UFOP.

Procedimentos para a inscrição:

1º Acessar a plataforma Minha UFOP.

2º Escolher a opção Cadastro para Programas de Assistência Estudantil - Cpae.

3º Preencher o questionário socioeconômico.

4º Incluir o programa moradia estudantil no Cpae/programas.

5º Aguardar resultado prévio da avaliação socioeconômica, comunicado por e-mail.

6º Entregar a documentação solicitada na unidade da Prace, exclusivamente em Ouro Preto.

7º Preencher a ficha opção de vaga, disponível na recepção da Prace e entregar juntamente com a documentação.

8º Aguardar resultado final da avaliação socioeconômica, comunicada por e-mail e pela plataforma Cpae.

9º Aguardar o resultado final da seleção comunicada por e-mail e pela plataforma Cpae.

A seleção se feita por avaliação socioeconômica, realizada pela equipe técnica da Prace. O resultado final do processo será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2013.

Mais informações, acesse http://www.prace.ufop.br/.

 

Comissão de Pesquisa Paritária divulga datas, locais e informações sobre pesquisados

A Comissão de Pesquisa Paritária divulgou as datas, locais e as informações sobre os pesquisados. Verifiquem o nome e número de matrícula ou SIAPE na lista divulgada abaixo, conforme o campus onde você se situa. No caso de não constar o nome, requeira uma declaração junto à PROAD, no caso dos docentes e técnicos administrativos, ou junto à PROGRAD, no caso dos discentes, comprovando assim o vínculo com a UFOP. Conforme o Artigo 16 do Regulamento, os discentes matriculados em 2012/2 não participarão da pesquisa.

Todos deverão apresentar obrigatoriamente um documento de identificação com foto expedido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira de motorista). Os docentes e técnicos aposentados votarão somente no Campus de Ouro Preto, Morro do Cruzeiro. A Comissão solicita aos membros da comunidade universitária que colaborem com o trabalho nas mesas receptoras e escrutinadora de votos se inscrevendo nas entidades: Adufop, Assufop e Cdeb. A votação pode ser feita até amanhã, 6 de dezembro de 2012, das 13h às 21h ininterruptamente em Mariana no saguão do prédio Padre Avelar, no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA).

Lista de pesquisados por local

Confira as chapas, seus currículos e planos de trabalho:

Chapa 1 - Prof. Jaime Antônio Sardi e Prof. Hernani Mota de Lima (currículo e plano de trabalho);

Chapa 2 - Prof. Marcelo Eustáquio Silva e Prof. Guilherme Paoliello (currículo e plano de trabalho);

Chapa 3 - Profª. Marta de Lana e Prof. José Geraldo Arantes de Azevedo (currículo e plano de trabalho);

Chapa 4 - Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza e Profª. Célia Maria Fernandes Nunes (currículo e plano de trabalho);

Chapa 5 - Prof. Ernani Carlos de Araújo e Prof. Luis Antônio Rosa Seixas (currículo e plano de trabalho).

Mais informações pelo telefone (31) 3559-1195.

 

Manifesto do Reitor aos Estudantes da UFOP

Estas palavras são para você, estudante da UFOP.

Mais uma vez vimos a público nos manifestar sobre os momentos difíceis que estamos vivenciando na UFOP. Por inúmeras vezes, e de diversas maneiras, buscamos conscientizar você da importância de uma reflexão sobre o seu caminho e suas escolhas de vida. Hoje precisamos perguntar a você: quantos jovens ainda vamos perder, antes que eles consigam realizar seus sonhos? Em centenas de milhares de cidades, em todos os lugares, essa mesma pergunta deve estar sendo feita agora por pais, mães, amigos e professores.

Nestes últimos anos, foi possível criar na UFOP uma das políticas mais efetivas de acolhimento, assistência e permanência estudantil. Assumimos o compromisso de que nenhum estudante abandonaria seus estudos na UFOP por falta de condições financeiras. Essa política foi idealizada para que você seja bem-sucedido e não vá embora da UFOP, mas também, que possa tomar as suas decisões livremente.

As pessoas logo procuram os culpados quando ocorre uma tragédia como essa, em que dois estudantes morreram em circunstâncias semelhantes e em menos de um mês, com indicações de consumo excessivo de álcool, induzido ou mesmo por decisão própria. Identificar culpados será a solução do problema? Se assim fosse, o “caso” estaria resolvido e nunca mais tais fatos se repetiriam? É preciso identificar as motivações e possíveis causas, buscando medidas para que nunca mais isso venha a acontecer. Isso é certo!

Leia mais...

TV UFOP lança edital para o Doc Universidade

A TV UFOP lança edital de chamada pública para o Doc Universidade. As Universidades que possuem interesse em exibir documentários terão essa oportunidade através do canal da TV UFOP- 31, UHF, no youtube, vimeo, tv´s parceiras e através das redes sociais. As inscrições estão abertas de 15 de novembro de 2012 a 15 de janeiro de 2013.

Serão aceitos filmes com até 16 min. de duração, realizados por estudantes e/ou professores de Universidades públicas e particulares, produzidos em qualquer época. O cadastramento de vídeos é ilimitado, ou seja, cada participante pode inscrever mais de um documentário.

Leia mais...

Inscrições abertas para bolsista no Nace Mariana

Nace Mariana seleciona bolsista para trabalhar na recepção. As inscrições vão até o dia 09 de dezembro, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . No assunto escrever: Processo seletivo 2012.

A bolsa é de R$250,00 e possue carga horária de 12 horas semanais.

Pré Requisitos:

Ser aluno regularmente matriculado na UFOP;

Ser aluno(a) dos cursos de Administração, Comunicação Social ou Letras;

Ter conhecimento em informática (word, excel, powerpoit, internet);

Ter habilidade para trabalhar com público;

Ser bolsista da PRACE;

Ter disponibilidade no período das 13:30h às 17h, de segunda a quarta.

A seleção do bolsista será através de entrevista psicossocial, dinâmica (eliminatória) a ser realizada no dia 17/12 às 9horas na sala 01 do ICHS, e prova prática. O resultado será divulgado no site da UFOP, no dia 18/12.

 

Ouro Preto sedia 9º Encontro Nacional de História da Mídia

O 9º Encontro Nacional de História da Mídia, realizado de 30 de maio a 1º de junho de 2013, no Centro de Convenções de Ouro Preto (MG), tem como tema central “História da Comunicação ou História da Mídia? – Fronteiras conceituais e diferenças”. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), e organizado pelo curso de Jornalismo da UFOP, conta com uma densa programação acadêmica e cultural.

As inscrições estarão abertas de 1º de março a 19 de maio de 2013 e o valor da taxa varia de acordo com a data, titulação e filiação à Alcar. A submissão de trabalhos será de 1º de março a 22 de abril de 2013. O encontro conta também com a segunda edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, uma exposição de trabalhos científicos para alunos de graduação.

Parcerias com a rede hoteleira de Ouro Preto estão sendo finalizadas, para facilitar a hospedagem dos congressistas. Há também a possibilidade de hospedagem nas tradicionais repúblicas da cidade. Muitas delas receberão os participantes do evento pela diária de 15 reais, incluindo o café da manhã.

Mais informações.

Redes Sociais do evento Facebook e Twitter .

Entre em contato com a coordenação do evento pelo e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Dicas de alimentação, hospedagem, pontos turísticos, transporte e saúde na cidade, pelo blog.

 

Programa Caleidoscópio promove Semana de Cinema Comentado

O Programa Caleidoscópio – Projeto luz, câmera, educação/UFOP e PRODOC/ Telas do cinema/ Telas da docência/UFMG promovem a Semana do Cinema Comentado. O evento acontece entre os dias 07 e 13 de dezembro de 2012, às 19hrs no Cine Vila Rica em Ouro Preto. Entre os filmes exibidos estão: A educação proibida, Adeus Meninos, Minha vida em Cor de Rosa e Virgina.

A Semana de Cinema Comentado é coordenada pela Professora Margareth Diniz e tem apoio da KINO – Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual, PRODOC-Grupo de Pesquisa sobre condição e formação docente-UFMG, LAPED - Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff –UFMG, PROEX/UFOP- Projeto conversando cinema- Cine Vila Rica, NESFE- Núcleo de Estudo sobre família e escola – UFOP e FORPROF – Núcleo de Estudo sobre formação e profissão docente – UFOP.

O Programa Caleidoscópio é um programa de inclusão social. Através dele foram inseridos alunos da graduação e professores que se identificam com propostas extensionistas articuladas à pesquisa e ao ensino, discutindo temas ligados à diversidade, aos direitos humanos, a cidadania e a inclusão, ao mal estar docente e aos diversos problemas que assolam crianças e adolescentes no mundo contemporâneo. Os membros têm como objetivo promover a inserção das artes e da cultura em geral, especialmente aquelas articuladas ao patrimônio material e imaterial e ao cinema. Além disso, o Programa visa realizar atividades que favoreçam a produção de renda da população e das comunidades locais envolvidas.

Leia mais...

Curso de Administração recebe conceito 4 do MEC

A comissão do MEC avaliou a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura do Curso de Administração e obteve o conceito 4, sendo 5 a nota máxima para avaliação.

 

OFÍCIO PROPLAD/UFOP Nº118/2012

OFÍCIO PROPLAD/UFOP Nº118/2012

Ouro Preto, 28 de novembro de 2012.

 

Ilm°. Sr.

Prof. Dr. José Artur dos Santos Ferreira

Diretor do ICSA

Prezado Senhor,

Apesar de ser responsabilidade da Prefeitura Municipal de Mariana garantir a coleta e distribuição de água tratada para todas as edificações do município e ser recomendado pelo Ministério da Saúde que a administração municipal, realize a análise mensal da qualidade da água visando garantir seu nível de pureza para consumo, a UFOP solicita a equipe da prof. Maria Célia da Silva Lanna que monitore as características da água fornecida ao ICSA no intuito de se certificar que não há riscos a saúde de nossa comunidade acadêmica.

No dia 23 de novembro último foi detectada a presença de Escherichia coli, na amostra de água retirada da torneira do banheiro feminino, é importante salientar que no mesmo dia foi realizada a coleta do bebedouro do pavimento térreo do prédio principal e o mesmo não apontou tal contaminação.

Após a busca de esclarecimentos técnicos de como sanar tal problema e de quais as implicações que o mesmo possa causar a PROPLAD informa que:

1- Apesar de ser um fator de preocupação a este tipo de contaminação pode ser corrigido com ações simples que já estão em andamento e devem ser concluída entre os dias 28 e 29 de novembro, são elas:

a. Dispensa do volume de água reservado e possivelmente contaminado;

b. Higienização e desinfecção das caixas d’água que abastecem o ponto onde a contaminação foi detectada;

c. Tratamento com produtos químicos (em dosagens inofensivas a saúde humana) do novo volume a ser reservado para o uso;

2- Para evitar que tal problema se repita, a administração superior da UFOP, já determinou que seja comprado e instalado, em regime de urgência, um filtro na entrada de água do Instituto que deverá impedir qualquer contaminação futura.

3- Atendendo ao compromisso de responsabilidade social que a Universidade tem com a comunidade, a Reitoria irá comunicar à Prefeitura Municipal o resultado do exame e pedirá que sejam tomadas as devidas providências para garantir a saúde de toda a população.

Atenciosamente.

Arq°. Edmundo Dantas Gonçalves

Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento

Universidade Federal de Ouro Preto

C.C/ Prof. Dr. João Luiz Martins – Reitor da UFOP

Eng. Neymar Camôes de Moura – Prefeito Universitário

 

Curso de Administração promove a V Semana de Estudos

A V Semana de Estudos em Administração da UFOP acontece entre os dias 27/11 e 30/11 e no dia 03/12 no Centro de Convenções de Mariana. O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes o aprofundamento e a atualização do conhecimento nas áreas gerenciais, atualizá-los com as experiências de pessoas atuantes em seu campo profissional, motivar os alunos a refletir sobre o futuro da sua carreira. São oferecidos mini-cursos, palestras e depoimentos de profissionais que obtiveram sucesso no mercado de trabalho.

Os interessados em participar devem se cadastrar no site http://www.icsa.ufop.br/forms/adm/form1.php e pagar uma taxa no valor de R$25,00. Os alunos devem entregar o formulário de inscrição preenchido e impresso ao lado da lanchonete do ICSA, no prédio Padre Avelar e pagar a taxa no local. Os horários de funcionamento são : 17h às 19h e de 20h40 às 21h.

Não perca!

 

I Encontro da Comunidade ICSA

Querid@s colegas (professores e servidores) e alun@s,

O segundo semestre de 2012 marca o aniversário de quatro anos do ICSA. Com o objetivo de celebrar a data e de começar as aulas com alegria, a Diretoria do Instituto convida a todos para o I  ENCONTRO  DA COMUNIDADE  ICSA

O evento, que acontece na sexta-feira, 30/11, a partir das 18h, terá oficinas de Ikebana e Origami, além de um palco aberto para apresentações artísticas. Haverá brincadeiras, como “amigo bubicin” (em mineirês: bobicinha, lembrancinha, trenzinho, coisinha, presentinho) e o que mais vocês propuserem e estiver ao nosso alcance.

Comida e bebida serão adquiridas na Cantina. Ela estará preparada para a data, com a ajuda dos Centros Acadêmicos de todos os cursos do ICSA.

As inscrições vão até o dia 26/11 pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Os interessados devem enviar um e-mail com o assunto “I ENCONTRO DA COMUNIDADE ICSA”, preenchendo o formulário abaixo (Afinal, o que seria de nós sem burocracia?).

Leia mais...

Página 28 de 44