Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Comunicado ICSA

Aos alunos,

Informamos que, a partir desta semana, a marcação de Dentista para os alunos do ICSA deve ser feita às segundas-feiras, na Secretaria da Diretoria, a partir das 13h. A marcação será feita por ordem de chegada.

Mariana, 21 de agosto de 2013.

 

Comunicado ICSA

Aos professores, funcionários e alunos

Informamos que nesta sexta-feira, 23/08/2013, ocorrerá interrupção de energia no Campus Morro do Cruzeiro na parte da manhã. Como os equipamentos de rede estão localizados no Campus, o serviço de rede nos Campi de Mariana também sofrerá interrupção. Portanto, não haverá Internet no ICSA das 8h às 12h.

 

Mariana, 20 de agosto de 2013.

Prof. Dr. José Artur dos Santos Ferreira

Diretor do ICSA

Solenidade marca a comemoração de cinco anos do ICSA

Superação e união descrevem bem o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Na segunda-feira, 19 de agosto, o ICSA comemorou cinco anos. Segundo o Diretor do Instituto, José Artur dos Santos Ferreira, O Instituto conta com cinco grupos emergentes que buscam consolidar as produções científicas de professores e a construção de projetos de pós-graduação. “Esses cinco anos marcam uma transição do ICSA. Futuramente ele não será somente de graduação, pois temos desejo de ampliação para pós-graduação e especialização”, afirma.

A cerimônia do aniversário contou com a presença de várias autoridades da UFOP e de Mariana, além de professores e alunos. A solenidade teve a condução do Jornalista Rondon Marques de Rosa e iniciou com a exibição do documentário “De Bispo a Padre” feito por alunos de Jornalismo, que conta a história do espaço onde hoje é o Instituto, desde o tempo em que era Colégio Padre Avelar até o ano de fundação do ICSA em 2008.

A mesa foi composta pela Vice-Reitora da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes, pelo Diretor do Instituto, José Artur dos Santos Ferreira, a Vice-Diretora Juçara Gorski Brittes, pelo representante dos Centros Acadêmicos Wallessy Faria e pelo representante dos Servidores Técnicos Felipe Fonseca Martins. O técnico-administrativo chegou ao ICSA há um ano e meio e conta que as coisas eram bem diferentes. Ele afirma que neste pouco tempo já pode observar o crescimento e evolução. Para Wallessy Faria, a vinda dos quatro cursos do ICSA foi importante para os estudantes que têm a possibilidade de estudar em uma universidade conceituada como a UFOP.

Leia mais...

18 de agosto de 2008

Por Mayara Gouvea

Depois dos vestibulares – no plural porque sou da época que não tinha Sisu e se fazia uma prova diferente para cada universidade –, eu havia, finalmente, conquistado uma vaga na federal. Era primeiro dia de aula e eu fazia parte de um grupo de 50 ingênuos aspirantes a jornalistas. Pra maioria, era tudo novo: cidade nova, casa nova, amigos novos e curso novo. Pois é... O curso era novo. E era do Reuni.

Quando o então reitor da UFOP, o Prof. Dr. João Luiz Martins, naquele 18 de agosto, deu as boas vindas aos alunos dos primeiros cursos do ICSA, Administração e Jornalismo, ele disse que construiríamos tudo junto. Eu só não imaginava que ele falava tão sério. Não tinha biblioteca, nem cantina ou sala de xerox, muito menos bandejão e laboratórios. Também não tinha colegiado, centro acadêmico ou diretoria. Não havia sequer um instituto. Antes, o ICSA era DECSO. Éramos apenas nós e duas salas do prédio rosa, que ainda não era rosa.

A sorte é que nessa casa engraçada tinha gente muito competente, inconformada e emputecida. E tinha gente também que, como eu, até se sentiu motivada por, digamos, esse pequeno obstáculo. E aí todo mundo se juntou. Foi em meio aos narizes de palhaço, às manifestações, às reuniões intermináveis com as autoridades ufopianas e às paralisações de aulas, com direito a retirada de carteiras de todas as salas, que as coisas começaram a acontecer. Então surgiu um bandejão improvisado aqui, uma cantina ali, uma sala de xerox acolá – e isso foi um alívio, já que não precisaríamos mais aumentar a fila do bandejão do ICHS ou ir correndo pra lá na hora do intervalo ou antes da aula só pra tirar cópia de um texto.

Aos poucos, iam chegando os livros para colocar numa biblioteca que, como o bandejão, também era improvisada. Aos poucos, iam chegando mais professores, mais alunos e mais técnicos administrativos. O Colegiado de Jornalismo foi criado. Aos poucos, também iam chegando os computadores para o primeiro laboratório do curso, o de Redação I. Aos poucos, o DECSO foi virando ICSA.

Cinco anos depois que a escola municipal Padre Avelar se tornou uma universidade federal, eu fico muitíssimo feliz com o resultado do empenho das pessoas que trabalharam mais do que suas obrigações previam e do que a infraestrutura permitia na época. Hoje, quando vou ao ICSA, eu o vejo como prova de que a vontade coletiva pode ser muito maior que qualquer obstáculo.

 

Se eu pudesse voltar atrás, não trocaria o curso que encontrei por nenhum que já estivesse sólido e estruturado. É que todas as faltas me fizeram crescer, inclusive pessoalmente, durante os quatro anos que passei como estudante da UFOP. No final das contas, o REUNI me fez aprender a correr atrás do que eu quero. Apesar de não ter aproveitado sequer um dia do ICSA pronto (fiquei sabendo que tem até hemeroteca), sei que outros alunos vão. De certo modo, seus corredores ainda guardam um pouquinho daqueles que ajudaram na construção do instituto. Hoje, seis meses depois de formada, me resta sentir saudades do que um dia, com muito orgulho, foi a minha casa.

 

 

ICSA completa cinco anos

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas comemora hoje cinco anos de existência. Criado a partir da adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o ICSA foi fundado em 19 de agosto de 2008 para abrigar os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social.

Os cursos do Instituto são divididos em dois departamentos: o Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais – DECEG é destinado aos cursos de Administração e Ciências Econômicas e o Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social – DECSO é destinado aos cursos de Jornalismo e Serviço Social. Os departamentos organizam as atividades administrativas, didático-científicas e de alocação dos recursos humanos que viabilizam o ensino, a pesquisa e a extensão nas suas áreas de conhecimento.

Atualmente, o ICSA está em fase de finalização de obras e todos os cursos já passaram pelo reconhecimento do Ministério da Educação, recebendo nota 4 na avaliação. Marta Maia, professora do curso de Jornalismo, fala um pouco da sua história no Instituto:

“Em 16 de fevereiro tomei posse na Instituição e teve início uma nova fase acadêmica em minha vida. A vontade de ajudar a construir um novo Curso e um novo Instituto assumiu uma dimensão tão grande em minha vida que não tive dúvidas em me dedicar quase que integralmente a esta tarefa. As dificuldades iniciais não representaram empecilhos para a consecução de meus propósitos que seriam, entre outros, o auxílio na implementação de um curso cuja proposta deveria se guiar por princípios éticos, estéticos e técnicos, como já assinalava o Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Jornalismo: ‘Parte-se do pressuposto de que um jornalismo prenhe de valores éticos, históricos e estéticos ainda é possível de ser construído e que deve ser buscado por todos aqueles que continuam dispostos a investir em um projeto de uma vida melhor no planeta’”.

Para comemorar o 5° aniversário do ICSA, a Diretoria do Instituto convida os professores, alunos e funcionários e toda a comunidade para participar da uma cerimônia hoje, segunda-feira, às 19:30h, no Auditório do Prédio Padre Avelar.

Comunicado – ICSA

Aos Professores, funcionários e alunos

Informamos que devido à organização da cerimônia em comemoração ao 5º Aniversário do ICSA, no dia 19 de agosto de 2013 (segunda-feira), às 19:30h, no Auditório do Prédio Padre Avelar, o expediente administrativo do ICSA será encerrado às 17h nessa data.

O evento em comemoração aos 5 anos do Instituto será considerado atividade didática e reforçamos a importância da presença de todos.

Mariana, 16 de agosto de 2013.

Prof. Dr. José Artur dos Santos Ferreira
Diretor do ICSA

Mudança no Sistema Telefônico do ICSA

A diretoria do ICSA comunica que está em processo de implantação um novo sistema de telefonia. Atualmente o Instituto conta com, aproximadamente, 20 ramais em operação e outros 20, em breve, estarão em funcionamento. A mudança exigirá alteração nos números de telefone, os quais , assim que estiverem em operação, serão anunciados.

A central telefônica em instalação apresenta, porém,  alguns problemas, os quais devem ser solucionados assim que o contrato de manutenção, em licitação, estiver providenciado.

Também está sendo licitado um tronco digital para automatizar o serviço, que, inicialmente, opera de modo analógico.

Essas providências sofreram atrasos ainda maiores devido ao corte, acidental, dos cabos de fibra ótica, que interligam a antiga Casa da Guarda Florestal (em reforma) com as outras dependências do ICSA.

Análise considera água do ICSA satisfatória para o consumo

A avaliação feita pelo Laboratório de Biologia e Tecnologia Micro-organismos (LBTM) do DECBI/ICEB, realizada durante os meses de junho e julho, mostrou ausência de coliformes totais e ausência de Escherichia coli. Sendo assim a água do ICSA está própria para o consumo humano de acordo com as normas de potabilidade da atual Portaria 2914 / 2011 do Ministério da Saúde. O estudo é supervisionado pela Profa. Dra. Maria Célia da Silva Lanna.

Para realizar a análise foram colhidas amostras de água da torneira do banheiro feminino e bebedouro da portaria,  que são provenientes do abastecimento da Rede Pública e do reservatório do prédio. O ICSA possui ainda um sistema central que trata a água que circula nas dependências de todo o Instituto. Instalado pela Prefeitura do Campus (Precam) em fevereiro, o sistema filtra e clora simultaneamente até 5.000 litros de água por hora e recebe manutenção semanalmente.

Leia mais...

Comunicado- ICSA

A Seção de Ensino informa que o período para a entrega dos requerimentos de atividades complementares obrigatórias – ATV100 será entre os dias 19 e 23 de agosto, das 16hrs às 20hrs. Excepcionalmente no dia 19, segunda-feira, devido às atividades do aniversário do ICSA, o horário será entre 16hrs e 18hrs. Os requerimentos devem ser entregues na Seção de Ensino, situada na sala 10 do Prédio Padre Avelar.

Comunicado- ICSA

Aos professores, funcionários e alunos,

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas tem o prazer de convidar a todos para participar da cerimônia em comemoração ao 5º Aniversário do ICSA, a realizar-se no dia 19 de agosto de 2013, às 19:30h, no Auditório do Prédio Padre Avelar.

Contamos com a presença de todos.

Mariana, 15 de agosto de 2013.

Profª. Juçara Gorski Brittes

Vice-Diretora do ICSA

Nova Regulamentação: Programa de Auxílio à Participação em Eventos

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFOP) publicou em sua página oficial a PORTARIA PROGRAD Nº 11, de 29 de julho de 2013, que aprova as Normas de funcionamento do Programa de Auxílio à Participação em Eventos. A nova regulamentação do Programa de Auxílio à Participação em Eventos propõe maior agilidade nos procedimentos de solicitação e concessão do auxílio aos estudantes para participação em eventos e fixa normas para o apoio à participação de grupos de estudantes, com ou sem apresentação de trabalhos nos eventos, por meio da disponibilização de transporte oficial da UFOP.

As orientações sobre procedimentos e prazos para a solicitação Individual e para a solicitacao coletiva de apoio à participação de estudantes da graduação em eventos acadêmico-científico-culturais considerados relevantes para a formação acadêmica estão disponíveis no endereço http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/aux-eventos/participacao

Processo Seletivo CADE Jr.

Estão abertas as inscrições para o programa de Trainees 2013 da empresa CADE Jr, do curso de Administração. Podem se candidatar, alunos regularmente matriculados no curso de Administração da UFOP, quem tenham cursado integramente as disciplinas do 1° e 2° período.

As inscrições vão até o dia 20 de agosto pelo site.

Mais informações.

Edital.

Prace convoca estudantes selecionados para moradia estudantil em Mariana

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis convoca os estudantes selecionados para a reunião de ocupação no dia 16 de agosto, às 15h, na sala 11 do prédio Reuni, campus ICHS. A ocupação das vagas é referente ao primeiro semestre letivo de 2013, em conformidade com o Edital PRACE/UFOP Nº 004/2013.

O estudante selecionado que não comparecer perderá o direito à vaga.

Confira os convocados:

1. Yemane Fernanda Telles 2. Ruty Souza Alves 3. Tulio Pereira Bastos 4. Camila Amaral Pereira

5. Amanda Fernandes Caetano Monteiro de Castro 6. Lucas Augusto de Oliveira 7. Amanda Cristina Gomes de Almeida

8. Stela da Silva Diogo

Página 28 de 58