Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

COMUNICADO- ICSA

AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS

O NTI informa que na terça-feira, dia 6 de agosto, não haverá expediente na parte da manhã. Qualquer urgência poderá ser resolvida com o bolsista Felipe, que se encontra no Laboratório LCC no prédio Padre Avelar.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 5.224

Determina procedimento para solicitação de alteração extemporânea de notas e faltas de discentes.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 323ª reunião ordinária, realizada em 08 de maio de 2013, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade de agilização de procedimentos acadêmicos,

R E S O L V E :

Art. 1º Determinar que as solicitações de alteração extemporânea de notas e faltas de discentes sejam encaminhadas à Assembleia Departamental do Departamento que oferece a disciplina, para deliberação e posterior encaminhamento à Pró-Reitoria de Graduação.

Art. 2º Revogar a Resolução CEPE nº 2.643, determinando que esta Resolução entre em vigor a partir desta data.

Ouro Preto, em 08 de maio de 2013.

 

Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza
Presidente

COMUNICADO-ICSA

Aos professores, funcionários e alunos

Informamos que o pedido de suspensão da convocatória para eleição de chapas para compor a Comissão Estatuinte, assinado pelo Prof. Dr. José Benedito Donadon-Leal no dia 26 de junho de 2013 e encaminhado ao CUNI não foi deliberado pelo Conselho Departamental do ICSA. Trata-se, portanto, de posição pessoal do referido professor, a qual divulgamos apenas para conhecimento.

Mariana, 29 de julho de 2013

Juçara Gorski Brittes
Diretora do ICSA em exercício

 

Prêmio Andifes de Jornalismo 2013

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para a 14° edição do Prêmio Andifes de Jornalismo. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e premiará a melhor reportagem ou série de reportagens nas categorias Ensino Superior e Educação Básica que foram publicadas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano de 2012.

O prêmio é uma forma de incentivar a produção de matérias sobre os caminhos da educação no Brasil e também uma forma de valorização do trabalho da imprensa responsável e comprometida com a qualidade de informação. O vencedor de cada um das categorias receberá duas passagens áreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser obtidos no site www.andifes.org.br.  Outras informações pelo telefone (61) 3321-6341.

*Texto Rolder Wangler

XXI Seminário Internacional de Política Econômica acontece em outubro

O XXI Seminário Internacional de Política Econômica, que acontece nos dias 09 e 10 de Outubro no auditório do DER em Viçosa, é uma organização da Universidade federal de Viçosa (UFV) e tem como objetivo discutir a contribuição das universidades, dos centros de pesquisa e da extensão rural para o crescimento do agronegócio brasileiro.

O tema deste ano seráA contribuição da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do agronegócio”. Toda a programação conta com 200 vagas, e tem como público alvo pesquisadores, professores,estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

O evento tem contado, nos últimos 20 anos, com expressiva participação de professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de representantes de diversos segmentos empresariais e de instituições de classe, além, naturalmente, do público do meio acadêmico da própria Universidade e de outras instituições de ensino.

Inscrições.

Programação.

Mais Informações.

24º Curso Estado de Jornalismo está com inscrições abertas

Criado em 1990, o Curso Estado de Jornalismo é um dos mais tradicionais programas de treinamento do País, tendo recebido nesse período jovens profissionais de todas as regiões do Brasil e também participantes do exterior. As inscrições para a 24ª edição estão abertas até o dia 28/07 e o candidato tem que fazer um teste online até a mesma data. São 3 meses de curso, entre os dias 02/09 a 13/12 e durante os cem dias de atividades, os focas complementam sua formação acadêmica e têm a oportunidade de participar do cotidiano das redações do Grupo Estado. Trata-se do único programa do gênero a conferir diploma de curso de extensão, pela Universidade de Navarra, na Espanha.

Pré-Requisitos
-Superior em jornalismo concluído em 2011 ou com conclusão prevista para 2013
-Idioma: Inglês avançado/fluente

Para mais informações acesse: http://topicos.estadao.com.br/focas/

4º Simpósio de Ciberjornalismo acontece em agosto

A Quarta edição do Simpósio, com o tema: “Jornalismo: integração midiática e experimentação”, é uma realização do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, em Campo Grande-MS. O evento terá a participação do jornalista espanhol Mário Tascon que trabalhou no jornal El País, considerado referência internacional no jornalismo impresso, do jornalista, professor e pesquisador da Universidade Ramón LLull e articulista do jornal La Vanguardia, Josep LLuís Micó que vai falar de pesquisa sobre o uso das redes sociais no La Vanguardia; do jornalista e diretor de tecnologia de El País, Gumersindo Lafuente que vai tratar sobre os “novos caminhos do Jornalismo”.

Para mais informações acesse: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4/

Encontro de Profissionais, acadêmicos e estagiários de Serviço Social começa amanhã

A Terceira edição do Encontro da Microrregião dos Inconfidentes, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa (ABEPSS) Leste-UFOP, acontece nos dias 24 e 25 de julho, na Hemeroteca do ICSA. O evento faz parte dos “Ciclos de Debates em Serviço Social: Formação e Exercício Profissional” com a temática Cultura Política, Participação, Clientelismo. A coordenadora da Microrregião dos Inconfidentes da ABEPSS/LESTE-UFOP, Profª. Virgínia Carrara, destaca a importância do tema na atualidade, e para os profissionais da região que atuam junto às políticas sociais, especialmente na área da Assistência Social. Outro destaque do evento é a presença do Presidente do Conselho Regional de serviço Social da 6ª Região/MG, o assistente social Leonardo David Rosa Reis.

 

Seminário de Pesquisa - Comunicado aos estudantes matriculados em CSA290

O Colegiado de Jornalismo, por intermédio da Comissão de Projetos Experimentais, torna públicas as orientações para o Seminário de Pesquisa em 2013.1, atividade obrigatória para os estudantes matriculados na disciplina de Projetos Experimentais I (CSA 290). O Seminário tem o objetivo de proporcionar um momento de diálogo sobre o andamento dos Projetos e de visibilidade das primeiras etapas do trabalho, sendo, ainda, elemento obrigatório do processo avaliativo da disciplina. Para sua realização, serão considerados os seguintes parâmetros:

1. O Seminário ocorrerá de 19 a 23 de agosto de 2013, entre 19h e 22h40, sendo cada turno dividido em dois blocos, com intervalo;

2. Serão apresentados até 8 (oito) Projetos por noite, em duas salas previamente designadas para a atividade e que funcionarão de forma paralela, se necessário;

3. O calendário de apresentações será construído agrupando os trabalhos por orientador, com sua divulgação no início de agosto;

4. Os comitês de avaliação serão constituídos pelo orientador e por mais dois professores do curso;

5. Os estudantes terão até 15 (quinze) minutos para apresentação do Projeto e seu desenvolvimento em 2013.1, seguidos de 5 (cinco) minutos para comentários de cada professor convidado;

Leia mais...

COMUNICADO ICSA

AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS

O NTI informa que na sexta-feira, dia 26 de julho, não haverá expediente na parte da manhã. Qualquer urgência poderá ser resolvida com o bolsista Felipe, que se encontra no Laboratório LCC no prédio Padre Avelar.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Mariana 24 de Julho de 2013.

NTI

Programação do Festival de Inverno para esta semana

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana- Fórum das Artes 2013 teve início no dia 05 de julho e traz diversas atividades culturais para as cidades históricas. Com o tema “Em tempos diversos” a edição tem ações relacionadas a artes plásticas, artes visuais, artes cênicas, patrimônio, infanto-juvenil, música e literatura. O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas será o ambiente de diversas programações do Festival.

Confira a programação desta semana para o ICSA:

22, 23, 24, 25, 26/07- 17:00

Seminário: Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.

O Seminário Cinematografias Raras busca refletir sobre os cinemas periféricos, seus princípios estéticos e a disputa em torno das identidades linguísticas, étnicas e raciais. O foco no cinema não-hegemônico e nas produções externas ao grande circuito industrial proporcionará exibições e diálogos que buscarão refletir sobre diferenciadas formas cinema, como: a) O cinema iraniano moderno: a emergência do novo e a religiosidade tradicional; b) O cinema da África subsaariana: colonialismo, racismo e diversidade étnica em Ousmane Sembene e Aderrahmane Sissako; c) O cinema indiano: entre multiplicidade étnica e a afirmação da identidade nacional; d) O "Black cinema" norte - americano: da L.A. rebellion ao cinema indie; e) Linguagens e identidades no cinema do Quebec: Pierre Perrault e Michel Brault.

Convidado: Ewerton Belico de Sousa.

26 e 27/07-19:00

Artes Visuais - Mostra Animada

Mãe (de) Herói / Eduardo Pansica, animação, Brasil, 2011, 4’10’’. Betinho / Rafael Guimarães, animação, Brasil, 2007, 3’58’’. Mais Valia / Marco Túlio Ramos Vieira, animação, Brasil, 2011, 4’23’’. Os Pipichadores / Luiz Rugani, Maurício Gino, Sérgio Vilaça, animação, Brasil, 1997, 4’. Quindins / David Mussel & Giuliana Danza, animação, Brasil, 2010, 9’. Faltou Faca / Simon Brethé, animação, Brasil, 2004, 5’. Lúmen / Wilian Salvador, animação, Brasil, 2007, 4’. Nós de Gravata / Mateus Di Mambro, animação, Brasil, 2007, 4’40’’.

Para mais informações acesse: www.festivaldeinverno.ufop.br

Professores de Economia apresentam trabalhos em Congresso na Espanha

Fernanda Faria Silva e Héder Carlos de Oliveira, professores  do curso de Ciências Econômicas, tiveram seus trabalhos aprovados no congresso internacional - XXXIX Regional Studies Meeting, da Sociedade Européia de Economia Regional e Urbana. O congresso acontecerá em Novembro, na cidade de Oviedo-Espanha. O título do artigo da professora Fernanda Silva é: "Financial crisis: regional implications on the Brazilian and Spanish banking systems" e o artigo do professor Héder Oliveira é: "Multi-regional historical modelling of the Brazilian economy".

Curso de Serviço Social divulga edital para seleção de bolsa Pró-Ativa

O projeto Pró-Ativa: “A Relação Teórico/Prática na Dinâmica da Formação Profissional” coordenado pelas Profª Cristiane Tomaz e Edneia Oliveira (DECSO- curso de Serviço Social), oferece 01 (uma) vaga para BOLSISTA, regularmente matriculado no Curso de Serviço Social, a partir do 5º período. A vigência do projeto será de cinco meses, compreendendo os meses de JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO e NOVEMBRO de 2013.

Partindo das premissas vigentes no Projeto pedagógico do curso, quais sejam: a de uma  formação que contemple a capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício das atividades técnico-operativas, cabe a análise de como este projeto vem sendo implementado, a fim de que seja adequado ao perfil do bacharel que intervirá nas expressões da questão social de forma crítica e propositiva. O objetivo deste projeto é avaliar a apreensão da relação teoria/prática junto aos supervisores de campo e o corpo docente da UFOP. Nesse sentido, espera-se contribuir para a avaliação do projeto pedagógico do curso e garantir a indissociabilidade teoria/prática, elemento fundamental para uma formação profissional consonante com as diretrizes curriculares propostas para o curso de Serviço Social.

Leia mais...

Página 28 de 56