Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

EICTV abre inscrições para seleção de estudantes brasileiros

Estão abertas, até o dia 9 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2013 / 2016 da Escola Internacional de Cinema e TV em Cuba (EICTV). As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte - MG, Recife - PE, Florianópolis -SC, Goiânia - GO e Belém - PA.

O candidato deve optar por uma das especializações - Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias.

 

Mais Informações.

Formulário de inscrição.

 

Empresa Júnior de Jornalismo abre inscrições para trainees

A Verbalize! - Empresa Jr. de Jornalismo torna público o edital de seleção de trainees. Os interessados devem se inscrever entre os dias 18 e 21 de janeiro às 18hrs, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , enviando currículo, histórico escolar e atestado de matrícula. Os candidatos devem optar entre as quatro áreas de atuação na empresa: marketing, financeiro, projetos e recursos humanos. Os interessados devem enviar também até duas matérias de autoria própria e ter disponibilidade para 4 horas diárias de atividades.

A Verbalize!  é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes do curso de Jornalismo. Entre os seus objetivos estão: promover o desenvolvimento técnico e acadêmico de seus associados, o desenvolvimento econômico e social da comunidade, fomentar o espírito empreendedor de seus associados, promover o contato dos alunos com o mercado de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de seus associados.

Confira o edital completo.

 

Departamento de Artes Cênicas oferece oficinas de teatro

O Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP, com o apoio da Monitoria de Estágio, oferece oficinas de teatro durante este semestre. As oficinas serão oferecidas de janeiro a abril, sendo três turmas, uma em cada turno (manhã, tarde e noite). As ministrantes são graduandas de licenciatura em Artes Cênicas que buscarão desenvolver e trabalhar com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, diretor e teórico de teatro.

As atividades irão acontecer nas salas 12 (turmas de segundas-feiras) e 15 (turma de quinta-feira), mais conhecida como sala preta, no Departamento de Artes Cênicas (Deart), no Morro do Cruzeiro, bairro Bauxita. As oficinas são abertas à comunidade ufopiana a partir dos 17 anos de idade.

As inscrições vão até o dia 28 de janeiro de 2013 e os interessados devem comparecer a secretaria do Departamento de Artes Cênicas, no Morro do Cruzeiro, de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 13h às 22h ou podem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

As turmas foram divididas entre A, B e C:

Turma A: Segundas-feiras, 21h – 22h40 - 21/01 a 8/01.

Turma B: Quintas-feiras, 8h – 9h40 – 24/01 a 11/04.

Turma C: Segundas-feiras, 15h20 – 17h – 11/02 a 8/04.

 

Prace prorroga inscrição para moradia estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) informa que foi prorrogado até amanhã, dia 16, o prazo de inscrição para os programas de moradia estudantil da UFOP.As inscrições são realizadas somente pela internet, através do Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (Cpae), disponível na plataforma Minha UFOP.  O prazo para entrega de documentação não foi alterado, continua dia 18 de janeiro, sexta-feira.

Confira os editais nos links abaixo:

Para mais informações acesse o site da Prace.

 

Curso de Jornalismo recebe conceito 4 do MEC

 

A comissão do MEC avaliou a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura do Curso de Jornalismo e obteve o conceito 4, sendo 5 a nota máxima para avaliação. O ato é regulatório e reconhece o curso de Jornalismo da UFOP criado em 2008.

 

 

UFOP e MCTI inauguram Rede Inconf.Edu

A UFOP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançam hoje a Inconf.Edu- Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana. A inauguração acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, a partir das 14h. A Inconf.edu é uma rede de comunicação que pretende interligar as Instituições e localidades da região em uma velocidade inicial de 1 GigaBps.

Com o objetivo de formar uma grande rede de comunicação de pesquisa, ensino e cultura, 22 localidades serão interconectadas na primeira etapa do projeto, entre elas o campus da UFOP, no Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS), em Mariana, o Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, a Escola de Minas e a Escola de Farmácia no Centro Histórico e a Incubadora de Empresas da UFOP e de Ouro Preto (Incultec), entre outros.

A rede irá solucionar os problemas de interligação entre os campi de Ouro Preto e Mariana, que se desenvolvem devido a alta demanda de crescimento, principalmente pela quantidade de alunos, professores e técnicos. A Inconf.edu é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

TV Senado exibe documentário O Brasil visto por eles

A TV Senado exibe, no dia 22 de dezembro, às 21h30, o primeiro episódio da série Brasil no olhar dos viajantes. A série é um documentário sobre os relatos das primeiras viagens feitas ao país e a influência que eles tiveram na construção da nossa imagem perante o mundo e entre os próprios brasileiros. No momento em que vários países voltam o olhar para o Brasil, seja por sua atuação no cenário econômico, seja pela preparação dos eventos grandiosos que estão por vir, o documentário retoma a questão da identidade nacional a partir dos relatos daqueles que primeiro tentaram decifrar este país.

Brasil no olhar dos viajantes, 2012

Direção: João Carlos Fontoura

Duração (episódio): 60min

Reprises: sábado, 22 – 21h30 / domingo, 23 – 12h30 / segunda, 24 – 19h00/terça, 25 – 17h00 / sábado, 29 – 14h30/ domingo, 30 – 20h30/ segunda, 31 – 23h00

Confira a chamada no youtube para o documentário.

 

Nace informa sobre entrega de canecas para alunos de Mariana

Os estudantes de graduação presencial de Mariana podem pegar a Caneca Minha UFOP no dia 20 de dezembro, quinta-feira, de 9h às 12h e des 13h às 16h no Núcleo de Assuntos Comunitários e Estudantis (Nace) de Mariana, no ICHS. Para retirar sua caneca, o aluno deve apresentar o comprovante de matrícula carimbado pela Seção de Ensino e assinar a lista de entrega.

Mais informações pelo telefone (31) 3557-9448.

 

Sisbin informa sobre funcionamento do setor de carteirinhas

O Sistema de Biblioteca e Informação (Sisbin) da UFOP informa que o setor de carteirinhas voltará a atender em seu horário regular a partir do 17 de dezembro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h30 ás 11h e de 12h às 15h. O setor de carteirinhas funciona no campus Morro do Cruzeiro, no prédio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead).

 

Inscrições abertas para estágio- Cinema em Cena

O Portal Cinema em Cena está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2013. O estágio pretende colocar o estudante em contato direto com a prática jornalística, sendo uma oportunidade para o exercício da redação voltada para o Jornalismo Online e Cultural e aquisição de conhecimentos na área cinematográfica.

Leia mais...

LINCS- Jornalismo promove Mesa: A Luta do Povo Palestino e a Questão Israel

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Narrativas, Processos Jornalísticos e Culturais- LINCS promove a Mesa: A Luta do Povo Palestino e a Questão Israel. A atividade acontece na quinta-feira, 13 de dezembro, das 09h às 12h, no ICSA e pretende debater e mostrar uma visão geral do conflito. Confira os assuntos que serão pautados:

· Visão geral; Entenda a Palestina e a Razão do Conflito;

· Uma questão de direitos humanos;

· O que eu tenho a ver com este conflito?

· Qual a diferença entre Sionismo, Judaísmo e Semitismo?

· Quem Administra a Palestina hoje?

· Como o Jornalismo Pauta esses conflitos?

· O que é Hamas, Fatah e Hezbollah?

· Quais as relações Econômicas e Políticas entre Brasil e a Palestina?

· Coca Cola Nestlé, Starbucks, McDonald´s? O que é o BDS?

· Qual o futuro da Palestina?

 

Avaliação do curso de Jornalismo pelo MEC/INEP começa na quinta, dia 13

A visita da comissão de avaliação do MEC/INEP, dentro do processo de reconhecimento do curso de Jornalismo foi marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, quinta e sexta-feira. Na programação de trabalhos dos avaliadores, a reunião com os discentes está agendada para as 19h do dia 13, quinta-feira. Vale lembrar que outros cursos do ICSA já foram avaliados. Os cursos de Administração e Economia receberam conceito 4 do Ministério da Educação, sendo 5 a nota máxima para avaliação.

 

Página 28 de 45