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UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

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Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção comemora tricentenário

Tem início hoje a comemoração do tricentenário do início da construção da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção em Mariana. A celebração de abertura e consagração das famílias a Nossa Senhora da Assunção acontece às 19 horas e será presidida pelo Padre Vigário Geral Mons. Con. Celso Murilo de Souza Reis. Logo após, às 20 horas a programação continua com o recital " A Catedral em prosa e verso".

As atividades da comemoração se estendem até domingo, 27 e têm fim com o cortejo processional que sai da capela Santo Antônio, às 17:30 em direção à Praça da Sé.

Confira a programação completa.

Serviço Social

Professor: André Luiz Monteiro Mayer

Projeto - Liga dos Comunistas. Núcleo de Estudos Marxistas (Projeto de Extensão / UFOP/CNPq)

- "Liga dos Comunistas" - Núcleo de Estudos Marxistas pretende ser um núcleo de formação sobre o movimento da realidade, referenciado à teoria social de Marx e à tradição marxista.

- Projeto em andamento 15/08/2011 a 17/11/2011

 

Projeto - Equipe Rosa Luxemburgo (Projeto de Extensão)

- Equipe Rosa Luxemburg se propõe a estimular o debate e a militáncia política, criando e consolidando um processo de apoio e assesoria ao movimento dos trabalhadores na região de abrangência da UFOP.

- Projeto em andamento 01/05/2012 a 22/12/2012

 

Professor: Douglas Ribeiro Barboza

Projeto - Acumulação capitalista, transformações societárias e os obstáculos à plena realização da democracia no Brasil: desafios ao projeto-ético político do Serviço Social(Projeto de Pesquisa)

- O projeto pedagógico do curso de Serviço Social da UFOP parte das diretrizes curriculares definidas coletivamente e aprovadas pela associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), sob o qual se enfatiza a necessidade de discutir as manifestações e sequelas da questão social como objeto de trabalho do assistente social e a sociedade capitalista como geradora de tal questão. A este respeito, assinala que o Serviço Social se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social, como uma profissão interventiva no âmbito da questão social, expressa pelas contradições do desenvolvimento do capitalismo monopolista. Oferecida obrigatoriamente para a tura de 3° Período de Serviço Social desta Universidade, a disciplina "Acumulação capitalista e Qestão Social" objetiva situar e discutir com os discentes as particularidades deste surgimento e situar e discutir com os discentes sa particularidades deste surgimento e desenvolvimento da sociedade capitalista e da questão social, fundamentalmente no que se refere aos elementos essenciais à emergência desta última no capitalismo e sua relação com os processos de produção e reprodução das desigualdades sociais. Dessa forma, busca fornecer subsídios teórico-metodológicos para sobre a gênese e o desenvolvimento da sociedade capitalista e, em particular, nos conteúdos relativos à particularidade da realidade sócio-histórica brasileira, é condição fundamental no exercício de fundamentação de uma leitura crítica do contexto no qual o discente -futuro assistente social - irá atuar.

Professora: Ednéia Alves de Oliveira

Projeto - Participação Popular e Cidadania em debate (Projeto de Extensão)
- Os movimentos sociais, comunitários e sindicais vivenciam uma crise ideológica afetando as suas formas de organização e luta. Conceitos como cidadania, direito social e participação não tem sido apreendido na sua forma real, revelando um isolamento nas lutas sociais, contribuindo para enfraquecer a participação e inviabilizar conquistas. Compreender os fatores determinantes deste contexto possibilitará a articulação entre as lutas sociais na região para viabilizar a melhoria das condições de vida e de trabalho, além do fortalecimento do conceito de cidadania.

- Projeto concluído 2011

Projeto - Projeto PET - Conexão dos Saberes (Projeto de Extensão)

-Programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa, voltado para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes. O programa também busca a troca de saberes e fazeres entre a universidade, comunidades populares e grupos sociais excluídos através de atividades de ensino e pesquisa.

- Projeto em andamento 2011/2016



Projeto - A relação teórico/prática na dinâmica da formação profissional (Pró-Ativa)

- Espera-se, com a implementação deste Projeto, que o curso de Serviço Social possa desenvolver um processo de formação profissional vinculado aos interesses do mercado profissional e também com as premissas fundamentais das diretrizes curriculares previstas para o curso. Entendemos que estes resultados dependem essencialmente de uma constante avaliação do ensino, o que implica uma leitura acurada do projeto pedagógico implementado e de suas disciplinas de forma a garantir a relação teoria/prática. Por outro lado, este projeto pode contribuir como estímulo para futuros projetos de pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP, vinculados ao exercício profissional.

- Projeto em andamento abr2012/dez2012


Professora: Virgínia Alves Carrara

Projeto - Atualização da Formação Profissional e Trabalho em Serviço Social (Projeto de Pesquisa- Pró-Ativa)

- O projeto tem o objetivo de aprofundar a indissiociblidade entre ensino, pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP. Este projeto é fruto do desdobramento do PROJETO PROATIVA. Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto, desenvolvido durante o ano de 2009. Busca desenvolver um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo e técnico-científico voltado para os assistentes sociais da região de abrangência da UFOP, potenciais supervisores de campo. Visa oferecer durante o ano de 2010 módulos temáticos sobre o Serviço Social na Contemporaneidade.

- Projeto concluído 2010

Projeto - Fundamentos do Trabalho Profissional (Projeto de Pesquisa- UFOP/CNPq)

-O projeto tem como objetivo investigar a profissão na contemporaneidade a fim de identificar como a concepção de fundamentos que está na base do projeto de formação profissional, se expressa no exercício profissional na região Central de Minas Gerais, notadamente nos municípios de Ouro Preto e Mariana.

-Projeto em andamento.


Projeto - Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto (Pró-Ativa)

- O projeto tem o objetivo de aproximar o aluno ingressante no curso de Serviço Social à realidade social, a partir do levantamento dos recursos sociais na região de abrangência da Universidade Federal de Ouro Preto, com vistas a identificar as possibilidades contemporâneas do trabalho profissional.

- Projeto concluído em 2010.

Projeto -  Atualização da Formação Profissional e Trabalho em Serviço Social (Projeto de extensão)

-O projeto tem o objetivo de aprofundar a indissiociblidade entre ensino, pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP. Este projeto é fruto do desdobramento do PROJETO PROATIVA. Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto, desenvolvido durante o ano de 2009. Buscou desenvolver um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo e técnico-científico voltado para os assistentes sociais da região de abrangência da UFOP, potenciais supervisores de campo com temáticos sobre o Serviço Social na Contemporaneidade. Contou com participação de quatro bolsistas.

-Projeto concluído 2010

Projeto - Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes/Ingressantes do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto

-O projeto busca conhecer o ingressante do curso, sua realidade socioeconômico e cultural, com vistas a delinear o seu perfil, e construir, posteriormente, uma série histórica sobre esses dados. Com a análise dos dados poder-se-á identificar alguns limites e  possibilidades do acesso a educação superior, a permanência, evasão e/ou o fracasso escolar dos ingressantes a fim de buscar indicadores que possam fundamentar a definição de algumas estratégias e ações para uma formação com qualidade no contexto do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI - lançado pelo governo federal e adotado em algumas universidades federais, a exemplo da UFOP.
-Projeto em andamento.

Projeto - Serviço Social e Seguridade Social (Projeto pesquisa e extensão- UFOP/CNPq)

-O projeto investiga como as políticas sociais de saúde, assistência social e previdência social se desenvolveram na Região dos Inconfidentes e como na atualidade vêm se configurando, bem como se processa o atendimento aos usuários dessas políticas sociais, especialmente nos municípios de Ouro Preto e Mariana.

-Projeto em andamento

Projeto - Um Estudo Sobre a Frequência e a Distribuição de Doenças na População Assistida no Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto de 1985 a 1995

-O projeto buscou identificar as condições e diagnóstico de saúde da população à população assistida no Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia no período de 1985 a 1995.

- Projeto concluído.

Projeto - O Serviço Social e o Sistema Único de Assistência Social - SUAS: Antigos e Novos Limites e Desafios Postos ao Exercício Profissional.

-O projeto busca analisar as mudanças impressas com o novo paradigma da Política de Assistência Social-PNAS, a partir do SUAS, e suas implicações para o Serviço Social. Conta com a colaboração externa da Profa. Dra. Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro do Grupo de Pesquisa sobre Economia Política da Pobreza e da Desigualdade da Universidade Federal Fluminense.

-Projeto em andamento.

Trabalhos apresentados no 9º encontro nacional de história da mídia já estão disponíveis


Estão disponíveis os trabalhos apresentados no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, realizado em Ouro Preto nos dias 29 e 30/05 e 01/06.

Os artigos estão organizados por Grupos de Trabalhos e podem ser encontrados no site da ALCAR.

PROGRAMA ESTÁGIO SAMARCO, INCRIÇÕES ABERTAS.

A empresa Samarco abriu processo seletivo para preenchimento de vagas no quadro de estagiários. Os cursos contemplados são: Administração, Jornalismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Geologia, Meio Ambiente, Nutrição, Serviço Social, Economia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Engenharia Eletroeletrônica, Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Os candidatos devem apresentar os seguintes requisitos: estar devidamente matriculados,ter disponibilidade para estagiar por, no mínimo 12 meses e, no máximo,24 meses; formação prevista para março de 2015, além de residir em locais próximos às disponibilidades de vagas nas unidades ( Mariana, Ouro Preto ou Belo Horizonte).

Dentre os benefícios os estagiários contarão com transporte, bolsa auxílio e seguro de vida. Aos selecionados que atuarão nas unidades industriais, também serão fornecidos uniformes e alimentação na empresa.

Os interessados podem se cadastrar no link abaixo:

Docentes

Corpo Docente de Ciências Econômicas

  • Alan André Borges da Costa (Professor temporário) - Lattes
  • André Mourthé de Oliveira - Lattes
  • Carlos Eduardo da Gama Torres - Lattes
  • Cristiane Márcia dos Santos - Lattes
  • Chrystian Soares Mendes (Professor temporário) - Lattes
  • Edgard Leite de Oliveira (Professor Temporário) - Lattes
  • Francisco Horácio Pereira de Oliveira - Lattes
  • Igor Viveiros Melo - Lattes
  • Janderson Damaceno dos Reis - Lattes
  • José Artur dos Santos Ferreira - Lattes
  • Leonardo Gomes de Deus - Lattes
  • Marisa Alice Singulano Alves - Lattes
  • Martin Harry Vargas Barrenechea (Professor Temporário) - Lattes
  • Thiago de Souza Barros - Lattes

Horário 2013.2 Admnistração e Ciências Economicas

A Secretaria do DECEG informa o horário das aulas do semestre 2013.2

Link para download

Ciências Econômicas.

Administração.

Calendário de Projetos Experimentais para 2013.2

Veja abaixo o cronograma e informações importantes para estudantes em fase de produção dos seus projetos experimentais em 2013-2.

 

Matriculados em CSA282-Projetos Experimentais I

- Entrega da cópia do projeto ao Colegiado a ser desenvolvido, assinado pelo orientador e co-orientador, se houver: até 1° de novembro

- Seminário de Projetos Experimentais I (Seminários de Pesquisa) com a entrega da produção do período deve ser realizado até 31/01/2014.

O Seminário de Projetos Experimentais poderá ser realizado em duas modalidades neste semestre:

1) com organização a cargo do(a) orientador(a), em qualquer data no período, respeitado o limite de 31/01/2014. A produção a ser apresentada deverá ser protocolada no Colegiado uma semana antes da realização do Seminário;

2) na Semana de Seminários de Projetos Experimentais I, organizada pelo Colegiado e pela Comissão de Projetos Experimentais, a ser realizada de 27 a 31/01/2013, devendo a produção, neste caso, ser protocolada até 20/01/2014.

- Em ambas as situações a produção deve ser enviada em formato digital para os e-mails do Colegiado e da Comissão de Projetos Experimentais, com entrega de uma cópia impressa no prazo estipulado.


Matriculados em CSA291-Projetos Experimentais II

- Prazo máximo para entrega dos TCCs na Secretaria do Colegiado para a Semana Concentrada de Defesas ainda em 2013.2: 27 de janeiro de 2014
- Divulgação do calendário da Semana de Defesas: 31 de janeiro
-
Bancas de Defesa dos TCCs: 10 a 14 de fevereiro de 2014 (Semana de Defesas)*
-
Entrega da versão definitiva: 15 dias após a realização da banca (data limite: 21 de fevereiro de 2014)

* Conforme o Regulamento de Projetos Experimentais do Curso de Jornalismo, as defesas em Projetos Experimentais II podem ocorrer em qualquer data ao longo do semestre, respeitando-se o prazo mínimo de 15 dias entre a entrega do trabalho na Secretaria do Colegiado e a realização da banca. A Semana de Defesas é um indicativo acordado entre os/as orientadores/as, prevista em Regulamento. Conforme o calendário acadêmico, normas da universidade e o Regulamento de Projetos, deve-se observar o limite mínimo de 15 dias para a entrega do trabalho e a realização da banca. Nesta condição, o prazo máximo para entrega do material com banca ainda neste semestre é 7 de fevereiro de 2014, com defesa até 21/02/2014.

Veja também:
Regulamento de Projetos Experimentais em Jornalismo (em vigor a partir de 31/10/2013)
Diretrizes para elaboração de Monografia

Diretrizes para elaboração de Memorial Descritivo de Produto Jornalístico

Docentes

Ambrozina de Abreu Pereira (Professora Temporária) - Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2009)

Graduação: Gestão de Cooperativas (UFV/2006) e Administração de Empresas (UFV/2011).

Áreas de atuação: Políticas Púbicas, Gestão Pública, Eficiência Alocativa, Indicadores Sociais, Programas de Transferência de Renda, Qualidade de Vida e Administração Financeira.

 

Ana Cristina Miranda Rodrigues- Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2009)

Graduação: Administração (UFSJ/1997)

Especialização: Concentração Administração Finance- MBA (UNA/2003)

Áreas de atuação: Finanças, Custos e Orçamento.

 

Antônio Carlos Miranda- Currículo Lattes

Mestrado: Administração (UFV/2010)

Graduação: Administração de Cooperativas (UFV/2003)

Especialização: Gestão de Informação no Agronegócio (UFJF/2004)

Áreas de atuação: Administração Pública, Empresarial, Empresas do Terceiro Setor, Administração do Agronegócio, Desenvolvimento Organizacional e Programas Sociais.

 

Deborah Kelly Nascimento PessoaCurrículo Lattes

Mestrado: Administração (UFAL/2007)

Graduação: Administração (UFPR/2009)

Áreas de atuação: Estudos Organizacionais e Estratégia Empresarial.

 

Diego Luiz Teixeira Boava- Currículo Lattes

Doutorado: Administração (UFLA/2012)

Mestrado: Administração (UEL/2006)

Graduação: Turismo (UFOP/2004)

Áreas de atuação: Empreendedorismo, Ética, Estudos Organizacionais e Fenomenologia.

 

Fábio Viana de Moura- Currículo Lattes

Mestrado: Contabilidade (UFBA/2010)

Graduação: Ciências Contábeis (UNIMONTES/2006)

Áreas de atuação: Governança Corporativa, Planejamento Tributário, Contabilidade Geral e Controladoria e Auditoria.

 

Fernanda Maria Felício Macedo Boava- Currículo Lattes

Doutorado: Administração (UFLA/2012)

Mestrado: Administração (UEL/2007)

Graduação: Turismo (UFOP/2005)

Especialização: Metodologia do Ensino Superior (UNOPAR/2006)

Áreas de atuação: Estratégia, Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Fenomenologia Social.

 

Flávia Silva Correa Tomaz- Currículo Lattes

Mestrado: Estatística Aplicada e Biometria (UFV/2009)

Graduação: Matemática (UFOP/2005)

Áreas de atuação: Estatística e Matemática aplicadas à Administração

 

Israel José dos Santos Felipe  - Currículo Lattes

Mestrado: Administração de Empresas (UFRN/2013)

Especialização: MBA em Administração Financeira - Finanças e Métodos Quantitativos (UNI-RN/2011)

Graduação: Administração de Empresas (UFRN/2010)

Áreas de atuação: Finanças Corporativas; Behavioral Finance; Educação Financeira; Inovação Financeira; Decisões de Consumo e Finanças Pessoais.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Jair Francisco Estanislau Filho- Currículo Lattes

Doutorado: Gestão (UTAD-Portugal em andamento)

Mestrado: Administração (FPL/2006)

Graduação: Administração de Empresas (Instituto Champagnhat Ensino Superior/1988)

Especialização: Controladoria (PUC Minas/ 2001)

Áreas de atuação: Administração de Empresas, Planejamento Estratégico, Estratégias de Marketing, Responsabilidade Social e Empreendedorismo, Politicas de Negociação (arbitragem).

 

Simone Aparecida Simões Rocha de Azevedo- Currículo Lattes

Doutorado: Engenharia de Produção (UFRJ/2001)

Mestrado: Engenharia de Produção (UFRJ/1994)

Graduação: Economia (UFSJ/1989).

Áreas de atuação: Identificação, configuração e análise das redes empresariais e seus projetos de sustentabilidade, Gestão dos processos produtivos de manufatura e de serviços em redes empresariais, atuando de forma interdisciplinar os aspectos gerenciais e econômicos, de integração dos sistemas de produção e serviços para a definição de gestão e estratégias em redes empresariais.

 

IMPORTANTE: Informação aos alunos de Administração

Prezados alunos do curso de Administração,

Leiam atentamente todas as informações que seguem no link abaixo.

Comunicado

 

Encontro dos Saberes 2013

O Encontro de Saberes 2013 será entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro de Convenções e Artes da UFOP. O evento conta com o XXI Seminário de Iniciação Científica (SEIC), o XIV Seminário de Extensão (SEXT), a VI Mostra Pró-Ativa e tem como objetivo ampliar e aprofundar o diálogo entre a Universidade e a comunidade. O resultado da avaliação dos resumos submetidos estará disponível a partir do dia 23 de setembro no site oficial do evento.

Os trabalhos podem ser aprovados, aprovados com restrições (neste caso, o avaliador deve apontar as modificações a serem realizadas) ou reprovados. O prazo limite para adequação dos resumos (caso seja necessário) será até 09 de outubro de 2013. A abertura oficial do Encontro acontece no dia 06 de novembro às 09:30 da manhã.

 

Mais informações

Serviço Social

O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) teve início em março de 2009 e objetiva formar assistentes sociais críticos, compromissados com a democracia, com a justiça social e com a cidadania.

Os acadêmicos são qualificados na perspectiva das Diretrizes Curriculares vigentes que buscam munir os discentes de conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos (para que possam decifrar as múltiplas expressões da questão social, presentes na sociedade brasileira e na realidade mineira) e também maneiras de enfrentar as demandas impostas à profissão.

O curso viabiliza a formação intelectual e cultural generalista, capacitando os alunos para os processos de investigação científica e intervenção profissional, de forma criativa e propositiva dentro do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Essa proficiência se dá por meio de atividades pedagógicas com aproximações sucessivas à realidade social, seminários temáticos, atividades de pesquisa, estágio supervisionado, extensão e laboratórios/oficinas.

Compete ao profissional formular, implementar, executar e avaliar propostas de enfrentamento às múltiplas expressões da questão social, com políticas e programas sociais públicos e privados, além de atuar nas organizações da sociedade civil, fundações e movimentos sociais.

 

Projeto Pedagógico de Curso

Docentes

 


Comunicado ICSA

Aos professores, funcionários e alunos

Informamos que durante o recesso letivo, de 16/09/13 a 04/10/13, a Secretaria da Diretoria, o DECEG, o NTI e a Recepção (Bloco II) funcionarão das 08h às 17h e os demais setores, DECSO, Colegiados de Curso, Seção de Ensino e Almoxarifado farão expediente das 13h às 17h.

 

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Mariana, 13 de setembro de 2013

Prof. Dr. José Artur dos Santos Ferreira
Diretor do ICSA

EDITAL ICSA N° 020/2013

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsa para estudante de Jornalismo para atuar na Assessoria de Comunicação do ICSA.

1- Informações:
a) Período de vigência da bolsa: 3 (três) meses, de outubro a dezembro de 2013;
b) Valor mensal da bolsa: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais);
c) Carga horária semanal a cumprir: 12 (doze) horas;

2- Requisitos:
a) Possuir coeficiente acadêmico igual ou superior a 7,0 (sete);
b) Possuir disponibilidade de tempo para o cumprimento da carga horária conforme especificado no Edital;
c) Não usufruir de qualquer outro tipo de bolsa ou desenvolver atividade remunerada para qual já exista alguma legislação restritiva na Universidade.
d) Estar cursando o 5º período de Jornalismo em diante;
e) Possuir boa redação.
f) Possuir experiência em alimentação de site.

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