Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Processo seletivo para Curadoria Júnior do Festival do Minuto

O Festival do Minuto, maior festival de vídeos da América Latina, está procurando estudantes universitários dos cursos de comunicação para trabalharem como curadores juniores. Os estudantes trabalharão de casa, avaliando os vídeos inscritos no Festival e convidando realizadores a participarem.

Os interessados em participar do processo seletivo devem avaliar os 50 vídeos nesse link http://www.festivaldominuto.com.br/public_contests/317/show?locale=pt-BR. Para avaliar os vídeos, o candidato deve ser cadastrado e estar logado. Após votar nos 50 vídeos, o candidato deve preencher o formulárioAs inscrições vão até dia 30 de março. É necessário ter acesso à internet banda larga e disponibilidade de 1h por dia, de segunda à sexta-feira. O curador jr. também distribui folders e cartazes pela universidade e eventualmente organiza uma exibição do Festival na faculdade. A ajuda de custo oferecida é de R$ 300,00 por mês.

 

Prograd divulga edital para Programa de Monitoria da UFOP

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP informa que está aberto o período de inscrição de projetos a serem desenvolvidos junto ao Programa de Monitoria da Universidade nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, durante o 1º e o 2º semestres letivos de 2013.

Serão concedidas 250 bolsas para desenvolvimento de atividades de monitoria nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2013 (1º semestre letivo) e nos meses de outubro, novembro, dezembro de 2013 e janeiro de 2014 (2º semestre letivo).

O período de apresentação dos projetos de monitoria à Prograd será encerrado no dia 27 de março. O valor da bolsa de monitoria é de R$300.

A relação dos projetos de monitoria aprovados será divulgada no dia 12 de abril, na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação, no endereço www.prograd.ufop.br/.

Confira mais informações no edital Prograd Nº 05, de 8 de março de 2013.

 

Comunicado ICSA

Aos professores, funcionários e alunos

Informamos que as atividades do ICSA estarão suspensas neste sábado, 16/03/13, para ligação da subestação de energia do campus e alimentação dos blocos. Desde já agradecemos e contamos com a compreensão de todos.

Credenciamento da Semana de Comunicação já começou

O credenciamento para quem já se inscreveu em atividades da IV Semana de Comunicação já pode ser feito no Hall do ICSA, juntamente com as inscrições do evento. O Centro Acadêmico do curso recomenda que os inscritos peguem seus crachás o quanto antes, para que não haja transtornos.

 

 

Ouvidorias/ Ombudsman é tema de seminário em Brasília

O 1º Seminário Ibero-americano de Ouvidorias/Ombudsman de Mídia acontece na próxima quinta-feira (07/03) na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O evento é pioneiro no compartilhamento de pesquisas e experiências de implementação de Ouvidorias de Mídia e será transmitido online ao vivo para todo o país. O objetivo é fortalecer iniciativas brasileiras, além de cultivar o debate sobre as formas de implementação de ferramentas de ouvidorias em veículos públicos e privados. Os interessados devem se inscrever através do formulário no site. A inscrição é gratuita. O evento também será transmitido através do portal da UnB TV.

Confira o folder de divulgação do evento.

Ultima semana para envio de propostas ao Programa Pró-Ativa

O prazo para apresentação de propostas para o programa Pró-Ativa se esgota no próximo dia 7, quinta-feira. O programa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) tem como objetivo apoiar propostas de atividades acadêmicas para o ensino, desenvolvidas por estudantes de graduação, sob a orientação de docentes, que resultem na melhoria das condições de oferta dos cursos ou disciplinas de graduação na UFOP.

No edital deste ano, seis linhas de pesquisa são contempladas: Desenvolvimento de metodologias de apoio à aprendizagem; Desenvolvimento de tecnologias de apoio à aprendizagem; Organização e catalogação de acervos didáticos; Propostas para a redução da evasão e retenção; Propostas associadas ao Projeto Político Pedagógico do curso; e Acessibilidade e inclusão.

Projetos que se enquadram fora dessas linhas de pesquisa, mas atendem ao objetivo do Programa Pró-Ativa serão avaliados nesse mesmo edital.

Produções audiovisuais do ICSA estão disponíveis online

Telejornais, reportagens, documentários e até filmes de ficção. Já são dezenas de obras audiovisuais realizadas pelos alunos do curso de Jornalismo da UFOP. A partir de agora, elas ganharão duas novas e importantes janelas de exibição: um canal no youtube e um site . As produções são resultado das disciplinas Telejornalismo, Documentário, Produção e experimentação audiovisual e Introdução ao cinema, ministradas pelo professor Adriano Medeiros.

FAPEMIG abre editais para apoio à pesquisas

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) abre edital que contempla pesquisas em todas as áreas do conhecimento. As propostas, que devem ser apresentadas em forma de projeto de pesquisa, serão recebidas, eletronicamente, pela FAPEMIG, até as dezessete horas do dia 1º de abril de 2013.

Quem participar desse edital, não poderá se candidatar ao Programa Pesquisador Mineiro, com encerramento de inscrições as 17 horas do dia 8 de março.

Clique aqui para conferir mais editais abertos pela Fundação.

 

Perdeu alguma coisa? Saiba onde encontrar

 

Agendas, cadernos, sobrinhas, chaves e blusas são alguns dos objetos perdidos no Instituto. E é na sala 4, localizada no segundo andar do prédio Padre Avelar (local onde fica a secretaria dos colegiados), onde estes objetos são armazenados. O “Achados e Perdidos” do ICSA existe desde 2009, e guarda até hoje, o que foi esquecidos desde o ano de sua criação.

De acordo com Gislene Oliveira, secretária dos colegiados de Jornalismo e Ciências Econômicas, poucas pessoas procuram pelos objetos. Ela acrescenta que mesmo depois de avisar aos donos, nos casos de serem identificados, muitos não se preocupam em buscá-los.

Os espaços do ICSA são exíguos e não há como armazenar todo o material guardado. Por este motivo, o Conselho Departamental decidiu que os pertences serão armazenados por até 60 dias. Depois deste tempo serão descartados.

A sala 04 funciona das 13h às 21h.

Mais informações 3558- 1913

 

Diretor do ICSA pede soluções para problemas recorrentes no Instituto

O Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, José Artur dos Santos Ferreira, solicitou, em ofício dirigido ao Secretário de Serviços e Obras Públicas, a Pró-Reitora de Administração, ao Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento e ao Prefeito Universitário, medidas cabíveis para a apuração e imputação de responsabilidades para evitar alguns problemas que persistem no ICSA.

Confira o ofício.

TV UFOP divulga classificados para testes práticos

A TV UFOP Educativa divulgou resultado dos alunos classificados para testes práticos nas áreas de Produção/Pós-produção; Difusão; Editor e Designer, referente ao Processo Seletivo para Bolsistas 2013.

Os testes serão realizados no dia 28 de fevereiro, às 14h, na TV UFOP (Bloco B do Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar – Ouro Preto).

Confira os alunos selecionados.

 

Staël Gontijo ministra palestra na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras

A jornalista e escritora Staël Gontijo ministra palestra na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras nesta quinta-feira, 28 de fevereiro. Staël Gontijo ministrará uma palestra abordando o tema “Jornalismo Investigativo na Literatura” e, além disso, lançará seu mais recente livro: “MARÍLIA DE DIRCEU – A musa, a Inconfidência e a vida privada de Ouro Preto no século XVIII”.

Os eventos fazem parte das comemorações do cinquentenário da Academia Marianense de Letras, fundada em 1962, por Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimaraens Filho, Pedro Aleixo, Salomão de Vasconcelos, Dom Oscar de Oliveira, Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Marly Moysés e outros intelectuais mineiros.

Intercom realiza cadastro de avaliadores

Os interessados devem fazer o cadastro pelo site. Profissionais de comunicação ou professores com titulação e experiência profissional, avaliam produtos enviados ao Expocom. Doutores ou mestres podem avaliar produtos inscritos no Expocom e também trabalhos científicos submetidos ao Intercom Júnior.

Os avaliadores receberão trabalhos de qualquer parte do país, independente da região onde residem. A participação garante certificado aos colaboradores.

Página 28 de 48