Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

PPEA lança edital para disciplina isolada

Para cursar uma disciplina isolada no período 2018/1 do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPEA), veja as informações no edital.

As aulas terão início no dia 30 de janeiro de 2018 (ver horários) e, para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Os resultados serão divulgados a partir das 17 horas do dia 29 de janeiro.

Caso aprovado (a), é necessário preencher o formulário de matrícula.

Para informações sobre as disciplinas, acesse aqui.

Mais informações em:

(31) 3557-3555 - ramal 276

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Aberto edital para Iniciação Científica em Jornalismo

O projeto “Enunciação verbo-visual no jornal O Estado de S. Paulo: comparativo entre primeiras páginas das décadas de 1960, 1980 e 2000”  oferece duas vagas para voluntários. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (22), das 10h às 20h, na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (DECSO).

Para mais informações, acesse o edital.

PPEA tem sua primeira defesa de dissertação

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) convida a todos para a defesa de dissertação da Aluna Anna Carolina Martins intitulada "Sistema de patentes e dinâmica industrial: um enfoque comparativo", orientada pelo professor Dr. Martin Harry. A apresentação será na sexta-feira (12), às 14h15, na sala de aulas da Casa da Pós-Graduação (Finep).

Compõem a banca os professores Drª Rosa Lívia Gonçalves (UFSJ) e Dr. Antônio Francisco Neto (Depro/UFOP e PPEA/UFOP).

Comunicado - Telefone

Informamos que o telefone da recepção (3557-3555) está com defeito. Apenas as ligações que forem seguidas de ramal estão sendo completadas.

Agradecemos a compreensão.

Donadon recebe título de Professor Emérito da UFOP

A solenidade acontece na próxima terça-feira (5), às 14h, no Centro de Convenções da UFOP. A homenagem visa reconhecer todo o trabalho dedicado à Universidade durante os anos em que atua na Instituição.

Apesar dos fortes vínculos criados, Donadon afirma que foi surpreendido pela indicação de Professor Emérito, sugerida pelo conselho administrativo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). “A ideia que temos das instituições é que elas são muito frias. Como as administrações são periódicas, nem sempre as mesmas pessoas acompanham as trajetórias daqueles que trabalham aqui. Vi que a UFOP pensa nas pessoas, reconhece valores e a importância dos indivíduos. Foi uma vida de dedicação, tenho um amor incondicional à essa Universidade, declarou.

Para o vice-diretor do ICSA, Harrison Ceribeli, “Donadon é uma pessoa que dedicou a vida inteira à docência, o que faz com muito amor. Ele tem muitos méritos em sua área de conhecimento e estimula o desenvolvimento de projetos também junto à comunidade. No Instituto, ele é uma pessoa muito querida e respeitada por todos”.

Trinta e quatro anos de UFOP

De seus 36 anos imersos na luta pela educação, José Benedito Donadon-Leal dedicou 34 deles à Universidade Federal de Ouro Preto. O docente ainda é, em sua humildade, o jovem que em 1984 deixou o Sul do Brasil e chegou na primaz de Minas para se tornar professor de Linguística no Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS).

O amor pela Universidade e pela profissão cresciam cada vez mais, irrestritos aos corredores e às salas de aula. Donadon foi Presidente do Colegiado e Chefe do Departamento de Letras, além de Diretor do ICHS. Em 2008, Benedito viu nascer o atual Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que a convite do reitor auxiliou na implantação.

Foi um dos responsáveis pela readequação dos projetos pedagógicos dos cursos de Administração e Jornalismo, e atuou nos colegiados dos quatro cursos do Instituto, foi também Chefe de Departamento e é atualmente diretor do ICSA, pela segunda vez. Além do curso de Letras, lecionou nos cursos de Jornalismo e Administração, em Mariana, e Farmácia e Nutrição, em Ouro Preto.

Mesmo com tantos anos vivendo a Universidade, os sonhos não envelhecem. “Eu sonho com o doutorado no Jornalismo e na Economia, e o mestrado em Administração consolidado. Sonho, também, com a implantação do Departamento  de Ciências Sociais, trazendo para o Instituto professores da UFOP de Sociologia e Antropologia. Mas para isso temos que sonhar também com o espaço físico. Tenho um amor incondicional à essa Universidade. Sou defensor do ensino superior público e gratuito, e vou continuar lutando enquanto tiver forças para que isso continue”, declarou.

 

 

Comunicado

Nesta terça-feira, 28, todas as aulas que iriam ocorrer no andar de cima do prédio Padre Avelar foram canceladas. Devido a problemas  decorrentes da chuva, a fiação elétrica das salas foi afetada, havendo riscos de curto-circuito. Na ausência de outros espaços para que as disciplinas fossem ministradas, a Diretoria do ICSA optou pelo cancelamento das aulas na presente data. As salas do andar de baixo podem ser utilizadas normalmente.

 

“Pílulas da Extensão” divulga podcasts sobre ações da UFOP

O projeto consiste na produção de áudios com informações sobre as atividades desenvolvidas pela atuação extensionista da Universidade. Criado em agosto deste ano, “Pílulas da Extensão” tem o objetivo de divulgar as ações de projetos vinculados ao “Mais cultura".

A proposta é fazer com que mais pessoas conheçam os programas de extensão, além de documentar as atividades realizadas pelos alunos. Coordenado pelo técnico administrativo, Thiago Caldeira, e pelo professor de jornalismo, Phellipy Jácome, o projeto possui sete bolsistas do curso. Ao falar sobre a produção dos podcasts, a integrante Taysa Bocard conta sobre a sua função no Pílulas: “é um programa de rádio onde sou a repórter que vai atrás das pessoas que participam dos projetos para extrair o máximo de informações possíveis e divulgar para a comunidade”.

 

Os podcasts serão produzidos até o final de dezembro e, atualmente, o projeto possui mais de 50 gravações. Confira aqui.

Cine Faísca exibe "Deus e o Diabo na Terra do Sol"

O projeto de extensão Cine Faísca exibirá o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, dirigido por Glauber Rocha, no dia 16/11 (próxima quinta) às 19h, no Teatro Sesi Mariana. Após a exibição, haverá um debate com Cláudio Coração, professor de Jornalismo na UFOP. A entrada é gratuita e aberta à população.

"Deus e o Diabo na Terra do Sol", de 1964, é um filme que conta a história de Manuel, um sertanejo que após uma discussão com o coronel da região, passa a ser perseguido, tendo que enfrentar um caminho de miséria e fanatismo religioso.

O Cine Faísca é uma das ações do  Mineração do OuTro, Programa marxista de cultura e crítica social, que vincula e articula as seguintes ações: curso de extensão Ontologia e estética – arte e sociedade, que visa oferecer instrumentos teórico-analíticos para apropriação de categorias fundamentais do estético; o projeto de extensão Lavras de Versos, que trabalha a produção de poemas por adolescentes da periferia de Mariana-MG; e o projeto Cine Faísca, que constitui espaços de exibição gratuita de filmes. As ações do Programa são especialmente voltadas às comunidades periféricas e ao público - alvo da Política de Assistência Social da região.

 

 

Rede de Internet Eduroam é implantada no ICSA

A rede de Internet minhaUFOP Wifi está sendo desligada no ICSA. Agora, os usuários poderão utilizar a rede Eduroam.

Nessa rede você pode, com as mesmas credenciais utilizadas no portal minhaUFOP, ter acesso a internet sem fio em 75 países. No Brasil, são 70 instituições públicas e privadas que também aderiram ao Eduroam. Ao todo, são mais de 10 mil pontos de acesso.

Outra vantagem é que, ao contrário do minhaUFOP WiFi, a rede Eduroam não necessita de login todas as vezes que quiser acesso à internet.

Confira o tutorial para utilização:

- Windows 7

- Outras plataformas: configurações para cada sistema operacional

Para fazer o download do aplicativo que realiza a configuração automática em vários sistemas operacionais diferentes, clique aqui.

A configuração da rede Eduroam no celular pode ser feita conforme o tutorial.

Edital de ações extensionistas de 2018 é divulgado

O edital para ações extensionistas de 2018 é divulgado e as propostas podem ser enviadas a partir do próximo dia 7 de novembro. O prazo para submissão é até 22 de novembro.

O edital traz algumas novidades, entre elas o fim da necessidade de submissão à assembleia departamental e o aumento do prazo de execução das propostas.

Para saber mais, clique aqui.

ICSA suspende atividades previstas para esta sexta-feira

As atividades acadêmicas e administrativas previstas para a sexta-feira (03/11), no ICSA, estão suspensas em decorrência da retificação do calendário acadêmico realizada hoje (01/11) pela Prograd.

I Simpósio Mineiro de Emergências e Desastres acontece no ICSA

O evento acontece no auditório do ICSA na segunda (6) e terça-feira (7).

Buscando manter vivas as discussões dos impactos ainda em curso na cidade e de avaliar os desafios que as diferentes situações de desastres e emergências no Brasil impõem à saúde pública, pretende-se debater sobre a construção de estratégias de cuidado em saúde nesses contextos, considerando suas especificidades. As condições econômicas, sociais, ambientais, sanitárias, entre outras irão delinear as possibilidades tanto de resposta como de preparação e prevenção, minimizando os efeitos dos impactos sobre a população.

 

Segunda-feira (06/11)

13h - Credenciamento

13h10 - Mesa honra

13h40 - Apresentação cultural/ ato simbólico

14h - Mesa de abertura - Emergências e Desastres: Construindo o Cuidado na Saúde

15h40 - Coffee Break

16h- MESA 01 - Interfaces e Desafios na Construção do Cuidado em Redes

 

Terça-feira (07/11)

8h - Café de boas vindas

8h30 - Apresentação cultural - Escola Municipal de Paracatu de Baixo

9h - MESA 02 - Fronteiras e Diálogos: um debate sobre a experiência da Saúde em Emergências e Desastres

11h30 - Intervalo

13h30 - Apresentação cultural - Escola Municipal de Bento Rodrigues

14h - MESA 03 - A Construção do Cuidado em Saúde Mental em Situações de Desastres, Deslocamentos Forçados e Emergências Humanitárias

16h30 - Encerramento

 

Acesse para a programação completa.

A inscrição para o Simpósio é gratuita e pode ser feita aqui. Haverá emissão de certificado para os participantes.

ICSA disponibiliza bicicletários

O Instituto passou a oferecer dois bicicletários para uso dos alunos e funcionários do campus. Um deles se localiza ao lado da casa da Pós-Graduação e o outro na lateral do Restaurante Universitário. O objetivo é permitir um espaço exclusivo para ciclistas retirarem e guardarem bicicletas, além de incentivar o uso de meios de transporte não poluentes.

Página 4 de 88