Centros Acadêmicos

O que é um Centro Acadêmico?

Um Centro Acadêmico (CA), no Brasil, é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade. Ele encaminha e busca soluções para os problemas acadêmicos e, acima de tudo, faz valer seus direitos, através da promoção de palestras, encontros estudantis e reuniões para discussões internas.

Os CA’s são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis. A relação que eles estabelecem com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

O CA deve contribuir para a construção de uma consciência crítica entre os estudantes, ao estimular o debate de ideias, ao fomentar a cultura e ao promover a integração entre os acadêmicos.

Obs.: As informações a respeito dos Centros Acadêmicos do ICSA, aqui retratadas, são de responsabilidade dos estudantes membros dos CA’s de cada curso.