15 de maio é o Dia do Assistente Social

"Serviço Social de olhos abertos para a Educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as". Este é o tema das comemorações do Dia do Assistente Social de 2012, celebrado no em 15 de maio . Esse dia foi escolhido porque na mesma data, no ano de 1962, a profissão foi regulamentada no país. O objetivo é fortalecer as lutas do Conjunto dos Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social (CFESS-CRESS) em defesa de uma Política de Educação que ofereça ensino público de qualidade, em todos os níveis, para todos os brasileiros. O tema do Dia do Assistente Social é definido no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorre anualmente e é o maior espaço deliberativo da categoria, reunindo assistentes sociais representantes de todas as regiões do país.

A escolha de um tema voltado para a questão Educação é resultado de debates que o Conjunto vem fazendo nos últimos anos, intensificados pela promoção da campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação a distância em Serviço Social", lançada em 2011 e suspensa temporariamente por determinação judicial; pela participação na mobilização nacional "Pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação"; e pela realização de seminários estaduais e nacional de Serviço Social na Educação. Discute-se o sucateamento e a precarização do ensino no Brasil pois, em Minas Gerais: são 64 cursos presenciais contra 190 a distância, há 16 mil Assistentes Sociais Inscritos no CRESS, mas apenas 13 mil estão em exercício e 80% do campo de trabalho do profissional de Serviço Social é no Setor Público, segundo fonte CRESS-MG.

Confira o manifesto feito pelo Conselho Federal de Serviço Social.