Cine Faísca exibe "O Grande Ditador"

O programa de extensão Mineração do Outro, da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, por meio do seu projeto Cine Faísca, exibirá e debaterá o filme "O Grande Ditador", na próxima quarta (12), às 19h, no Teatro Sesi Mariana. A entrada será gratuita e aberta à população. O debate será conduzido por Yuri Gomes, professor de história da Rede Estadual de Ensino da cidade.

O Grande Ditador, de 1940, dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, retrata a vida de dois personagens distintos em atitudes, mas fisicamente idênticos: um é o barbeiro, que sofre perda de memória ao servir à primeira guerra mundial; o outro é o grande ditador Adenoide Hynkel. O filme faz uma crítica à Adolf Hitler e à ideologia do Nazi-Fascismo.

O Mineração do OuTro é um Programa marxista de cultura e crítica social que vincula e articula as seguintes ações: curso de extensão Ontologia e estética – arte e sociedade, que visa oferecer instrumentos teórico-analíticos para apropriação de categorias fundamentais do estético; o projeto de extensão Lavras de Versos, que trabalha a produção de poemas por adolescentes da periferia de Mariana-MG; e o projeto Cine Faísca, que constitui espaços de exibição gratuita de filmes. As ações do Programa são especialmente voltadas às comunidades periféricas e ao público - alvo da Política de Assistência Social da região.