Donadon recebe título de Professor Emérito da UFOP

A solenidade acontece na próxima terça-feira (5), às 14h, no Centro de Convenções da UFOP. A homenagem visa reconhecer todo o trabalho dedicado à Universidade durante os anos em que atua na Instituição.

Apesar dos fortes vínculos criados, Donadon afirma que foi surpreendido pela indicação de Professor Emérito, sugerida pelo conselho administrativo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). “A ideia que temos das instituições é que elas são muito frias. Como as administrações são periódicas, nem sempre as mesmas pessoas acompanham as trajetórias daqueles que trabalham aqui. Vi que a UFOP pensa nas pessoas, reconhece valores e a importância dos indivíduos. Foi uma vida de dedicação, tenho um amor incondicional à essa Universidade, declarou.

Para o vice-diretor do ICSA, Harrison Ceribeli, “Donadon é uma pessoa que dedicou a vida inteira à docência, o que faz com muito amor. Ele tem muitos méritos em sua área de conhecimento e estimula o desenvolvimento de projetos também junto à comunidade. No Instituto, ele é uma pessoa muito querida e respeitada por todos”.

Trinta e quatro anos de UFOP

De seus 36 anos imersos na luta pela educação, José Benedito Donadon-Leal dedicou 34 deles à Universidade Federal de Ouro Preto. O docente ainda é, em sua humildade, o jovem que em 1984 deixou o Sul do Brasil e chegou na primaz de Minas para se tornar professor de Linguística no Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS).

O amor pela Universidade e pela profissão cresciam cada vez mais, irrestritos aos corredores e às salas de aula. Donadon foi Presidente do Colegiado e Chefe do Departamento de Letras, além de Diretor do ICHS. Em 2008, Benedito viu nascer o atual Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que a convite do reitor auxiliou na implantação.

Foi um dos responsáveis pela readequação dos projetos pedagógicos dos cursos de Administração e Jornalismo, e atuou nos colegiados dos quatro cursos do Instituto, foi também Chefe de Departamento e é atualmente diretor do ICSA, pela segunda vez. Além do curso de Letras, lecionou nos cursos de Jornalismo e Administração, em Mariana, e Farmácia e Nutrição, em Ouro Preto.

Mesmo com tantos anos vivendo a Universidade, os sonhos não envelhecem. “Eu sonho com o doutorado no Jornalismo e na Economia, e o mestrado em Administração consolidado. Sonho, também, com a implantação do Departamento  de Ciências Sociais, trazendo para o Instituto professores da UFOP de Sociologia e Antropologia. Mas para isso temos que sonhar também com o espaço físico. Tenho um amor incondicional à essa Universidade. Sou defensor do ensino superior público e gratuito, e vou continuar lutando enquanto tiver forças para que isso continue”, declarou.