Comunicado aos professores, técnicos e alunos

No dia 09 de fevereiro de 2018, o computador da Secretaria da Diretoria do ICSA foi contaminado por um ransomware, que se diferencia de forma ímpar dos demais vírus conhecidos, pois “sequestra” os dados do usuário da máquina, criptografando-os e impossibilitando totalmente o acesso a eles. O hacker que efetua o ataque promete desbloquear os dados mediante pagamento de resgate, o que não é garantido. Por sorte, a secretaria tinha cópias de quase todos os arquivos, o que diminuiu o prejuízo no arquivo histórico do ICSA.

Não é a primeira vez que computadores da UFOP são infectados por esse malware e em 100% dos casos não houve recuperação dos dados. Geralmente as máquinas mais visadas são as que apresentam maior fluxo de rede (enviam e recebem mais dados), provavelmente considerando que os dados ali armazenados são de maior valor. É importante alertar que qualquer pessoa pode ter sua máquina infectada por esse tipo de vírus, ou outro qualquer.

Diante do exposto e visando prevenir novos ataques e novas vítimas, convidamos a todos os servidores técnico-administrativos e docentes do ICSA para uma palestra explicativa a ser realizada pelo NTI/ICSA, no dia 27/03/2018, às 17h, no Auditório, para tratar de questões a respeito do uso da rede da UFOP, ataques cibernéticos, contaminação por malwares, entre outras.

Mariana, 22 de fevereiro de 2018.

Prof. Dr. José Benedito Donadon-Leal

Diretor do ICSA