Nota da Diretoria sobre a criação dos Departamentos de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

O ICSA, na abertura do seu décimo ano de fundação, conquistou na tarde do dia 26 de março de 2018 a criação do Departamento de Ciências Sociais, do Departamento de Jornalismo e do Departamento de Serviço Social, com a homologação pelo Conselho Universitário da Resolução CEPE nº 7.350, de 26 de março de 2018. É o final feliz de uma luta iniciada em 2010, com a participação do ICEA (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas), que desde 2010 apoiou a luta de criação dos departamentos acadêmicos do ICSA nos conselhos superiores. No final de 2017 a Escola de Direito, Turismo e Museologia, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais e a Escola de Nutrição tiveram participação crucial na formatação do modelo de departamentalização do DECSO, especialmente na justificação conceitual da importância de a UFOP ter um Departamento de Ciências Sociais, responsável pela oferta de disciplinas e cursos nessa área do conhecimento.

O agradecimento da Diretoria pela luta dos membros do DECSO e dos demais departamentos do ICSA, em conquistar a autonomia dos cursos de Jornalismo e de Serviço Social e da área de Ciências Sociais, agora formalmente representados por departamentos no organograma da Instituição.

Estamos solicitando à Reitoria a nomeação dos chefes decanos, para que em 30 dias procedam à instalação dos departamentos, a eleição dos(as) chefes(as) e de representantes no Conselho Departamental do ICSA; os códigos numéricos de identificação dos novos Departamentos no sistema de gestão acadêmica e financeira da Instituição e as remoções dos docentes e técnicos de laboratórios do Curso de Jornalismo para o Departamento de Jornalismo, dos docentes do Curso de Serviço Social para o Departamento de Serviço Social e da área de Ciências Sociais (incluindo aí 01 docente do DEHIS e 02 do DEEDU) para o Departamento de Ciências Sociais.

Com a extinção do DECSO e criação dos três novos departamentos, o Conselho Departamental do ICSA ficou sem representação formal dos departamentos novos, seja de seu chefe, seja do representante eleito, o que torna a convocação para a reunião de amanhã (28/03/2018) inválida por falta de representação. Além disso, também venceu o mandato da representação dos técnicos no Conselho.

Temos a previsão de que será possível ter reunião do Conselho Departamental do ICSA, com todas as representações legalmente constituídas, no dia 11 de abril às 17 horas.

Parabéns à Comunidade do ICSA (Ano 10) pela conquista!