Projeto ‘Cine Faísca’ recebe kit com 376 filmes do cinema brasileiro

O projeto ‘Cine Faísca’, vinculado ao Programa de Extensão Universitária ‘Mineração do Outro – programa marxista de cultura e crítica social’, do curso de Serviço Social da UFOP, em contato com o Ministério da Cultura desde 2015, obteve junto ao acervo da Cinemateca Brasileira um Kit de 376 filmes da Programadora Brasil. Os filmes estão em processo de registro e catalogação, e em breve serão colocados à disposição da comunidade acadêmica da UFOP.

De acordo com  um dos coordenadores do ‘Cine Faísca’, o professor Marlon Garcia da Silva, “a chegada dos filmes à UFOP ampliará os recursos e as possibilidades de exibições e mostras em Mariana e Ouro Preto, onde há três anos o projeto ‘Cine Faísca’ exibe e debate o cinema brasileiro e clássicos do cinema latino-americano e universal”.

Segundo a professora Kathiuça Bertollo, que integra a coordenação do ‘Mineração do Outro’, além dos novos filmes recém chegados, “o ‘Cine Faísca’ está iniciando diálogo na PROEX sobre a possibilidade da obtenção de ‘licença guarda-chuva’, o que é considerado fundamental para ampliação das possibilidades de exibição de filmes em Mariana, já que a lei de direitos autorais é muito rígida e restritiva no país”.

Os coordenadores das iniciativas afirmam que o empenho na realização das ações está voltado a avançar a extensão universitária na UFOP e o oferecimento de espaços de cultura, fruição estética e reflexão crítica para a população da região de Mariana e Ouro Preto.

Em 2018, o ‘Cine Faísca’ continua com suas exibições no SESI Mariana, conforme a programação abaixo. Nos próximos meses, a equipe do projeto, que conta também com 17 estudantes de graduação dos cursos de serviço social, jornalismo e letras, discutirá as possibilidades de organização de novas mostras, a partir dos filmes recém-chegados à UFOP. Todas as exibições acontecem no SESI Mariana a partir das 19h e a entrada é gratuita.

Programação do Cine Faísca em 2018:

Rio zona norte (Nelson Pereira dos Santos)

Capitães da Areia (Cecília Amado, Guy Gonçalves)

Luzes da Cidade (Charles Chaplin)

Ladrões de bicicleta (Vitório de Sica)

Roma cidade aberta (Roberto Rosselini)

Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)

Cantos de trabalho (Leon Hirszman)

Pedreira São Diogo (Leon Hirszman)

Fonte: Equipe Cine Faísca