Novo e-mail institucional a partir de 2 de maio

A  partir de 2 de maio, a Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Google, disponibilizará novos meios de comunicação e conexão virtual para auxiliar alunos e servidores da UFOP na execução de suas atividades acadêmicas. A iniciativa é do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que desde setembro de 2017 vem se empenhando para colocar em prática as novas funcionalidades.

Por meio da empresa GetEdu, parceira da Google, a Universidade disponibilizará um endereço de e-mail que pode ser acessado por meio da plataforma Gmail. Todos os usuários que possuem conta no portal minhaUFOP terão uma conta criada nos serviços, que poderá ser acessada com a mesma senha do portal. A conta será vinculada diretamente com a conta MinhaUFOP do aluno e, caso a senha do portal seja trocada, a do e-mail também será, e o seu uso é condicionado ao acesso no portal.

Para alunos e ex-alunos que possuem acesso ao portal da Universidade, o domínio do e-mail será @aluno.ufop.edu.br, e para servidores, o domínio será @ufop.edu.br. A criação dos endereços será automática. Em função disso, será permitida a troca do usuário do e-mail apenas uma vez, quando o usuário escolherá entre as opções disponibilizadas pelo sistema do portal minhaUFOP.

Além da conta de e-mail, todos os usuários alunos, ex-alunos e servidores terão acesso a:

Google Drive — permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos de 19 tipos de formatos diferentes.

Docs — permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas.

Forms — permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line.

Spreadsheet — permite criar planilhas de dados.

Classroom — permite fazer trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários.

Calendário — permite organizar uma agenda com lembretes.

Hangout — facilita a comunicação por meio de videochamadas e conferências on-line.

O acesso a todas as funcionalidades estará disponível a partir de 02 de maio e se dará pelo endereço de e-mail criado. Para encontrar seu endereço institucional, basta acessar o portal minhaUFOP e localizá-lo abaixo do seu nome na página principal. Para usar os serviços, acesse www.apps.ufop.br e entre com seu endereço de e-mail pessoal e sua senha do minhaUFOP.

Nos dias 02/05 (quarta-feira), 03/05 (quinta-feira) e 07/05 (segunda-feira), o NTI disponibilizará um posto de atendimento no hall do prédio Padre Avelar do ICSA, que funcionará das 12h às 19h, onde alunos e servidores poderão tirar dúvidas sobre o acesso e funcionamento da plataforma.

Para mais informações, acesse www.ufop.br/gsuite