Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e administrado pela UFOP.

Este programa é dividido em duas categorias:

O PIBIC - Ações Afirmativas (AF), que é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas PIBIC e que têm programa de ações afirmativas.

O PIBIC- EM/CNPq,que é destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública. Ele tem como finalidade incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológico.

Atualmente a UFOP possui uma quota de 30 bolsas, sendo de R$100,00 (cem reais) seu valor mensal para uma jornada de 05 (cinco) horas semanais de dedicação às atividades do projeto.