Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Administração

Professor: Israel José dos Santos Felipe

Projetos de Pesquisa

Projeto - Mobile Money Payments: mapeamento da aceitação do modelo de pagamento eletrônico em shopping centers da região metropolitana de Belo Horizonte – MG (FAPEMIG)

- O desenvolvimento tecnológico, especialmente na área de telefonia celular, tem permitido que o uso desta ferramenta esteja se tornando universal, graças, dentre outros fatores, à sua praticidade e o relativo baixo custo. Essa universalização abre a possibilidade de que os celulares possam ser utilizados no processo de substituição do dinheiro convencional por formas digitais, chegando a uma situação em que o dinheiro convencional está deixando de ser utilizado exclusivamente em várias empresas como única fonte de recebimento das vendas. Diante do exposto, a presente pesquisa pretende analisar a aceitação e utilização do pagamento eletrônico móvel em shopping centers de Belo Horizonte MG. Com isso, pretende-se trazer subsídios estratégicos para a maior difusão e utilização deste novo modelo de pagamento, pois sua ampla utilização poderá gerar mais renda e empregos nas lojas dos shopping centers de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa exploratória e coleta de dados por meio da condução de entrevistas em profundidade. Espera-se que os resultados da pesquisa apontem para oportunidades de negócio lucrativas e cada vez mais rentáveis nas empresas, bem como a oportunidade da utilização deste cômodo meio de pagamento para as pessoas.

- Bolsista:

Riedel Chaves Tizon Sallum

Christian Hagdorn (aluno de intercâmbio da Alemanha - ESB Business School

- Período: 2015-2016

 

Projeto - Econometria financeira no mercado agro brasileiro (PIVIC)

- A presente pesquisa tem como proposta geral investigar a dinâmica da estrutura de volatilidade nos preços das principais commodities brasileiras. Para tanto, será feita a descrição dos aspectos iniciais das séries de preços. A partir destas informações, serão realizados testes estatísticos e selecionados modelos uni e multivariados que possam funcionar como previsores de preços. Em seguida, será averiguada a existência de relacionamento de equilíbrio de longo prazo entre as séries de preços e por fim, verificar-se-á a existência ou não da relação de causalidade entre esses ativos. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória de natureza aplicada com abordagem quantitativa. O banco de dados será coletado pela CEPEA/ESALQ e em sites oficias de cotações de preços de commodities. Espera-se que os resultados discutidos e investigados nesta pesquisa sirvam de base para a formulação de estratégias mais eficientes de gestão de ativos.

- Bolsista:

Ana Palloma Rocha Fernandes

Jackslaine De Souza Camara

- Período: 2014 -2015

 

Projeto - Especulação imobiliária e volatilidade de aluguéis no município de Mariana – MG (FAPEMIG)

- A presente pesquisa pretende investigar o mercado imobiliário do município de Mariana (MG) através de modelagem econométrica para analisar as variações de preços ocorridas na região com a presença ou não de quebra estrutural. Espera-se atingir os objetivos delineados para esta pesquisa e contribuir com um lato trabalho para a sociedade local, o meio acadêmico e até mesmo para contribuir com os agentes governamentais na formulação de políticas públicas de habitação e planejamento urbano.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

- Bolsista:

Jayne Cecilia Martins

- Período: 2014 -2015 (Finalizado)

 

Projeto de Extensão

Projeto - Consultoria acadêmica para as micro e pequenas empresas do comércio marianense

- O projeto visa a realização de atendimentos através de serviços de consultoria organizacional para as empresas que formam o comércio da cidade de Mariana-MG. Através da capacitação dos alunos da empresa júnior do curso de Administração, por meio de palestras e minicursos, os professores do curso almejam contribuir para o desenvolvimento institucional teórico e prático dos alunos por meio dessas atividades. Pretende-se contribuir com melhorias nos processos organizacionais para as empresas e a comunidade em geral.

- Bolsista:

16 alunos do curso de Graduação em Administração

- Período: 2014 -2015

 

Professora: Deborah Kelly Nascimento Pessoa

Projeto - Planejamento Formal e Mudança Organizacional: O Caso da Fundação Educativa Ouro Preto (Projeto de Pesquisa)

- O contínuo processo de interação social nas organizações tem implicações em seu comportamento, mudam-se as práticas, são adquiridas novas tecnologias. Miller (1995) defende que o processo de mudança organizacional faz parte de um ciclo natural na vida organizacional. Diante desse contexto e de outras possibilidades de conexões teóricas, desenvolveu-se o seguinte problema de pesquisa: Como se verifica a influência da prática de planejamento formal no processo de mudança organizacional na Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) no período de 2009 a 2011? O problema de pesquisa orientou a investigação em direção ao estudo de caso qualitativo. Esse estudo de caso qualitativo tem natureza descritiva e interpretativa, por apresentar uma detalhada descrição do fenômeno e possibilitar a teorização sobre ele (GODOY, 2006). Para atender às proposições de pesquisa, o trabalho de campo está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira, fase atual da pesquisa, é de levantamento de dados secundários. A segunda contemplará o levantamento de dados primários, a partir de duas fontes de evidência: a observação direta e a entrevista. Para tratar e analisar os dados utilizamos a análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Os dados levantados até o momento apontaram que o período escolhido, 2009, 2010 e 2011, deve ser ampliado, na expectativa de captar melhor o desenvolvimento do fenômeno. O levantamento de dados possibilitou identificar também a estrutura, o organograma, e o fluxograma processual adotado pela FEOP. Além da interpretação e mapeamento da estrutura de trabalho, analisamos como as diferentes práticas de gestão implementadas com a mudança da Presidência da FEOP modificaram o desempenho da organização a partir de 2009. A identificação preliminar é que o planejamento formal foi o meio utilizado para profissionalização da gestão, no entanto, a continuação do trabalho de pesquisa possibilitará a constatação ou não de elementos “cerimoniais”.

- Bolsista: Arnaldo Junio Rocha Pinto

- Projeto concluído 2011/2012

- Anais disponíveis em: http://www.seic.ufop.br/anais/


Projeto - Ação Estratégica em Pequenas Empresas: Uma Análise da Empresa Pioneira no Setor de Flores Tropicais em Alagoas (Projeto de Pesquisa)

- O interesse por flores tropicais no Brasil e no exterior tem aumentado ao longo dos anos e em consequência disso tem sido elevada também a quantidade produzida, preocupação com a qualidade, aperfeiçoamento do produto e da comercialização. O presente estudo investigou a empresa pioneira na produção e comercialização de flores tropicais em Alagoas, estado com os maiores índices de produção desse segmento no Brasil. A empresa foi selecionada por ser a precursora no estado e por ter influenciado significativamente a formação e desenvolvimento do setor. Nesse contexto a pesquisa teve como principal objetivo analisar a concepção de estratégia para a empreendedora e identificar os aspectos que influenciam a ação estratégica da empresa. O trabalho caracteriza-se como estudo de caso de cunho qualitativo (Roesch, 1999), por entender o fenômeno a partir da perspectiva dos participantes, sendo o pesquisador um instrumento primário da coleta e da análise dos dados. Foram coletados dados secundários, publicações do setor, documentos, publicações da empresa, e primários, através de observação direta e uma entrevista semiestruturada em profundidade. Constatou-se que a empreendedora consegue definir estratégia de maneira ampla, uma vez que todo o processo é concentrado nela, característica dos pequenos negócios. Observou-se também, que o grande volume de atividades requeridas pelo negócio e a ausência de interesse de familiares na sucessão de seu trabalho atrapalham os planos futuros. O vínculo da empresa com a cooperativa contribui com o aprendizado e a troca de experiências, mas a dependência que a cooperativa possui em relação a sua produção limita os planos de expansão no mercado nacional, que tem amplo potencial de crescimento. Com base nessas constatações da coleta de dados na primeira fase do estudo, o trabalho de pesquisa de campo continua em uma segunda fase para avaliar as percepções e práticas de outros agentes envolvidos no processo estratégico.

 

- Bolsistas: Valdinei Do Amaral Marcolino e Sarah Regina Nascimento Pessoa

- Projeto Concluído 2011/2012

- Anais disponíveis em: http://www.seic.ufop.br/anais/


Projeto - Qualidade na Prestação de Serviços de Hotelaria: O Caso de uma Organização Familiar Marianense (Projeto de Pesquisa)

- Uma das principais atividades econômicas da cidade de Mariana-MG é o turismo cultural, no entanto verificam-se ainda muitas limitações na prestação de seus serviços. No que se refere aos hotéis em Mariana, muitos questionamentos e insatisfações são apontados pelos consumidores. O levantamento bibliográfico acerca do tema, qualidade em hotelaria, evidenciou a necessidade de estudos que analisem a prestação de serviços no contexto das micro e pequenas empresas. Com base nisso, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com a finalidade de utilizar os conhecimentos teóricos da disciplina Estratégias em Micro e Pequenas Empresas, do Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, na análise de uma pequena empresa familiar do segmento de hotelaria em Mariana-MG. A pesquisa teve como objetivo analisar como a gestão de um hotel Marianense lida com as variáveis que otimizam a prestação de serviços, por meio do atendimento prestado aos clientes e da relação com os seus colaboradores. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso único, através de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório. A coleta de dados primários foi realizada através de entrevista semiestruturada em profundidade, aplicada a um dos gestores e proprietário da organização. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para desvendar os significados do discurso, baseado em inferências e deduções. Os principais resultados sugerem a ausência da profissionalização da gestão do negócio, pela precarização das práticas em relação a qualidade de seus serviços. O desempenho da gestão é limitado devido à divisão informal das tarefas. Constatou-se ainda que devido ao público de classe média e baixa, o hotel não dispõe de condições para atender a clientes mais exigentes, os quais requerem instalações diferenciadas, com maior conforto e serviços especializados. Por fim, sugere-se a continuação da pesquisa de campo, na expectativa de ampliar a análise do caso em análise.

 

- Bolsistas Elisangela Luzia De Assis, Mariana Soares De Assis e Thaís Félix Ferreira

- Projeto Concluído 2011/2012

- Anais disponíveis em: http://www.seic.ufop.br/anais/


Professor: Diego Luiz Teixeira Boava

Projeto - Aspectos ontoteleológicos do Empreendedorismo (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Teoria tridimensional do empreendedorismo (Projeto de Pesquisa)

- Fundamentação teórico-metodológica da teoria tridimensional do empreendedorismo, a partir da fenomenologia e do aspecto transdisciplinar da área.


Projeto - Criação da página na web como ferramenta de apoio ao ensino – disciplinas TGA I e II (Projeto de Pesquisa / Pró-Ativa)

- O projeto visa criar um site como ferramenta de apoio ao ensino do conteúdo das disciplinas obrigátorias Teoria Geral da Administração I e II. Esse instrumento faz parte de uma estratégia de integração do ensino tradicional em administração com novas formas de tecnologia. Na dinâmica do mundo contemporâneo tem-se o aluno inserido em um contexto de modernas tecnologias de comunicação e disseminação de informação demanda uma adaptação das práticas pedagógicas. Diante disso, o projeto do curso de administração mostra ciência desse novo cenário educacional. Portanto, essa proposta vai de encontro ao estabelecido no mesmo, empregando tecnologia a favor da aprendizagem.


Projeto - Utilização da Técnica LADDERING em Estudos sobre Valor em Empreendedorismo (Projeto de Pesquisa)

- O estudo do empreendedorismo se encontra em uma fase pré-paradigmática. Nesse contexto, a área tem espaço para os mais diversos estudos, surgindo à possibilidade de se abordar o empreendedorismo em uma perspectiva distinta das que habitualmente são empregadas. No presente trabalho pretende-se demonstrar a exeqüibilidade da aplicação da técnica laddering em estudos sobre valor no empreendedorismo, a partir de sua inserção como suporte de análise ao método fenomenológico. A técnica de pesquisa laddering, empregada para a construção de cadeia de meios-fins, proporciona dados para a visualização de uma hierarquia produzida pelas pessoas em função dos critérios de escolhas envolvidos em suas ações, denominado mapa hierárquico de valores. Isso se dá a partir da identificação de atributos (A), conseqüências (C) e valores (V) intrínsecos a análise das pessoas acerca de um determinado fenômeno. Para isso, realiza-se uma pesquisa em Incubadoras de Base Tecnológica da Universidade Federal de Ouro Preto e Viçosa, aplicando-se a proposta metodológica para fins de exemplificação de sua possibilidade de uso na investigação em tela. Busca-se, assim, contribuir com a análise sobre um aspecto pouco explorado na Academia: o valor que o empreendedor atribui a sua ação. O uso da técnica laddering combinada com o método fenomenológico demonstrou sua exeqüibilidade em estudos sobre valor em empreendedorismo. A liberdade, no âmbito do mapa hierárquico, foi apontada como o valor maior do empreendedorismo, pois é ela que impulsiona o ser, independente do motivo que foi deflagrador do desejo de empreender (por exemplo: adquirir riquezas, ter uma ocupação, competir, necessidade etc.). O ser somente será livre se estiver constantemente empreendendo. Sendo a liberdade uma potencialidade, o ser pode decidir a existência que quer para si, sendo essa existência determinada em um tempo e espaço, condicionada pelo convívio em sociedade, com suas leis e ditames.


Professora: Fernanda Maria Felício Macedo Boava

Projeto - Programa Momento Empreendedor na Escola (Projeto de Extensão / PROEX)

- O projeto visa proporcionar aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental ofertado por escolas municipais de Mariana, um primeiro contato com o empreendedorismo. Essa proposta surge da tentativa de incenticar no discente o surgimento ou desenvolvimento de pensamentos e características empreendedoras, posto que, geralmente, o contato inicial com a disciplina empreendedorismo ocorre em idade adulta em instituições de ensino superior. Assim, esse primeiro contato com o empreendedorismo é de fundamental importância para o processo de formação de um aluno pró-ativo, determinado, criativo, desafiador, inovador, capaz de lidar com falhas e visualizar oportunidades. O projeto em questão será um piloto, que irá estabelecer as bases para que o ensino empreendedor se consolide de fato no município de mariana, passando a integrar o processo de ensino-aprendizagem.


Projeto - Estudo sobre o Foco da Inovação no Arranjo Produtivo Local de Ubá- MG (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Compêndio de Matemática Comercial e Financeira - vinculado à disciplina Matemática Comercial e Financeira (Projeto de Pesquisa / Pró-ativa)

- O projeto pedagógico do curso de Administração da UFOP versa sobre a necessidade do docente produzir materiais que proporcionem ao aluno referência de estudo e possibilidade de aprofundamento das temáticas abordadas em classse. Nesse sentido, considerando a especificidade do ensino das disciplinas exatas em cursos sociais aplicados, a produção de um material que transmita o conteúdo de forma clara e coesa para os discentes, ou adequada as suas demandas e realidades, faz-se imprescindível. O aluno deve visualizar a matemática financeira como algo presente no seu contexto, acessível a sua linguagem e comprensão e, portanto, possível de se aprender. Logo, o material, de acordo com as diretrizes do projeto pedagógico, irá aproximar o aluno da realidade financeira que o cerca, despertando seu interesse e facilitando a compreeensão dos conteúdos. Assim, esse compêndio relaciona-se com a proposta pedagógica de despertar e apreender a atenção do aluno pela disciplina ministrada, mostrando que a matemática financeira não se resume a cálculos, apresentando papel de destaque nas relações empresariais.


Projeto - Desenvolvimento de Metodologia para o Ensino de Empreendedorismo em Séries Iniciais (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Disseminação da Cultura Empreendedora no Arranjo Produtivo Local de Ubá – MG (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Gestão do Conhecimento em Organizações Cooperadas: Um Estudo de Caso (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Estudo sobre a Responsabilidade Social no Âmbito de Micro e Pequenas Empresas da cidade de Mariana – MG (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Graus de Inovação em Empresas de Extração Mineral (Projeto de Pesquisa / PIVIC/UFOP)

- A inovação vem se consolidando como uma atividade marcante no meio empresarial contemporâneo, por ser capaz de impulsionar a criação de empresas e projetos que geram desenvolvimento econômico e social. Nesse cenário, pretende-se abordar a temática inovação, focando nos diferentes graus de inovação existentes na ação de inovar. Para isso, investiga-se os diferentes graus de inovação presentes em empresas de extração mineral atuantes na cidade de Mariana - MG. Será empregado nesse estudo o método fenomenológico de pesquisa. A relevância desse estudo consiste em abordar a inovação e seus graus de práxis como um fenômeno que existe em função da percepção humana, ou seja, o homem é doador de sentido a mundo. Os dados serão coletados a partir de contato gestores de área das empresas selecionadas, sendo esses dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Giorgi (1985). Vale neste método o significado e relevância perceptiva da experiência humana sobre determinado fenômeno. Não se trata de simples descrição dos fenômenos observados a partir de um sujeito que percebe. Vai além, posto que os interpreta, tentando colocar a descoberto os sentidos menos aparentes. O estudo possui um caráter exploratório, deflagrador de novas abordagens e estudos sobre a temática.A opção por empresas de extração mineral atuantes na cidade de Mariana – MG se deve as suas características organizacionais, pois essas são multinacionais de grande porte que apresentam um forte setor de pesquisa e desenvolvimento devido à especificidade de seu produto final, desenvolvendo ações de incentivo a inovação. Portanto, não é pretensão generalizar e tecer afirmações acabadas e definitivas acerca das conclusões dessa investigação. Visa-se, dessa maneira, apresentar uma descrição seguida de análise dos graus de inovação presentes no contexto organizacional do lócus de pesquisa.

 

Projeto - Estudo sobre o Processo de Formulação e Implementação Estratégica em uma Empresa de Torneamento (Projeto de Pesquisa)

- Atualmente, uma estratégia efetiva é fator determinante para a manutenção de uma organização no mercado e garantia de sua longevidade. Partindo desse princípio, o presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o processo de formulação e implementação estratégica relacionado à certificação da norma ISO9001 de uma empresa de torneamentos atuante na cidade de Mariana – MG. Para isso, foram realizadas entrevistas de cunho semi-estruturado com seus gestores e funcionários. A escolha dessa organização se deve a todo o processo de transformação que a mesma está vivendo em função da busca pela certificação. Acredita-se que estudar o processo estratégico nesse cenário é bastante pertinente. A relevância dessa discussão e desse estudo de caso consiste em analisar como uma empresa de pequeno porte se insere e se adapta às exigências de mercado, que vem aumentando a cada dia, e como ela faz para se manter ativa e concorrente junto a outras empresas, considerando sua visão estratégica. Ressalta-se que esse trabalho pauta-se qualitativamente, sendo o seu objetivo aprofundar sua pesquisa em uma realidade delimitada, sem pretensões de generalização de resultados. Portanto, esse trabalho investiga a questão do desenvolvimento do processo estratégico durante a busca pela certificação em uma empresa de pequeno porte. Estudar estratégia, algo tão complexo, em um cenário de pequena corporação certamente contribuíra para a academia, assim como para a empresa, que nunca havia sido alvo de investigação científica.


Projeto - Relações de Competição e Cooperação no Âmbito do Arranjo Produtivo Local de Ubá – MG (Projeto de Pesquisa)


Projeto - Levantamento Empresarial da Região dos Inconfidentes (Projeto de Pesquisa / Prace)

 

Professora: Flávia Silva Correa Tomaz

Projeto - Avaliação dos fatores determinantes na satisfação dos discentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas: aplicação da análise fatorial. (Projeto de Pesquisa)

- Com a expansão do Ensino Superior Público, promovido pelo Programa de Reestruração e Ampliação das Universidades Federais REUNI, a avaliação institucional apresenta-se como uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Neste contexto, o presente projeto objetiva identificar os principais fatores associados à satisfação discente. A identificação desses fatores permitirá avaliar a qualidade sob a ótica dos discentes. A pesquisa será realizada em uma amostra composta por alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo) e Serviço Social, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário. Para analise dos dados serão utilizadas técnicas estatísticas.

- Bolsista: Camila Regina Carvalho William José Magalhães Oliveira

- Projeto em andamento desde 2011

 

Projeto - Análise de Agrupamento: Teoria e aplicações em Administração (Projeto de Pesquisa)

- A análise de agrupamento (cluster analysis) é uma técnica multivariada que tem como objetivo formar grupos compactos de elementos (objetos, indivíduos, empresas, produtos, etc). Essa técnica análise multivariada tem conquistado destaque em pesquisas na área de administração e/ou negócios. Pode-se se citar o emprego da técnica na identificação de grupos de firmas que são os principais alvos de investimentos, na identificação de cidades similares que possam ser usadas para um teste de marketing, na segmentação de mercado. Nesse projeto será realizado um estudo detalhado da análise de agrupamento e em seguida a técnica será aplicada para um estudo de caso. Objetiva-se com esse trabalho aguçar o interesse do aluno pela pesquisa e consequentemente contribuir na formação acadêmica do aluno, preparando-o adequadamente a nível intelectual e desenvolvendo o pensamento estatístico.

- Bolsista: Elisa Carmen Gabriel De Souza, Karina Ferreira Da Silva Matos

- Projeto em andamento desde 2011

 

Projeto - Perfil dos Clientes de uma Empresa Prestadora de Serviços de Telefonia Celular: Aplicação da Análise de Agrupamento (Projeto de Pesquisa)

- A segmentação de mercado consiste no agrupamento de consumidores com características e necessidades similares. A partir da segmentação tornar-se mais fácil atender às necessidades e desejos dos consumidores, tendo em vista que toda estratégia de marketing será direcionada ao segmento escolhido como alvo. Portanto um bom conhecimento dos clientes é um fator determinante para que a organização desenvolva e comercialize produtos que atendam às necessidades dos consumidores. Diante disso, o presente trabalho apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo era determinar o perfil dos clientes de uma filial de uma importante prestadora de serviços de telefonia celular da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A pesquisa possui caráter quantitativo e exploratório, sem pretensões de generalizações dos resultados encontrados. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas informações (geográficas, demográficas e sócio-econômicas) dos clientes, disponíveis no banco de dados da empresa. Para analisar os dados utilizou-se técnica multivariada, denominada análise de agrupamento (cluster analysis). Essa técnica reúne observações (objetos, indivíduos, empresas, produtos, etc) em pequenos grupos mutuamente exclusivos com base nas similaridades entre as observações. A metodologia aplicada separou 104 clientes em dois grupos. Um dos grupos é formado em sua maioria por clientes que residem na periferia e que contrataram o serviço de telefonia móvel, plano 35. Já o outro grupo é composto em sua maioria por clientes residentes no centro da cidade e que contrataram o serviço de internet banda larga. A pesquisa encontra-se na etapa final e para seu encerramento serão realizados investimentos no sentido de descrever mais detalhadamente cada um dos grupos encontrados, ou seja, conhecer qual a idade, bairro e valores gastos por cada um dos grupos de clientes, dentre outras análises comparativas plausíveis entre os grupos.

- Bolsista: Elisa Carmen Gabriel De Souza, Karina Ferreira Da Silva Matos

- Projeto em andamento desde 2011


Projeto - Análise da Eficiência nos serviços de Saúde em Minas Gerais (Projeto de Pesquisa / FAPEMIG)

- O objetivo principal deste estudo é avaliar o atendimento das necessidades da população no setor de saúde no Estado de Minas Gerais e propor alternativas para SUS diminuir as disparidades regionais existentes. Acompanhando o que ocorreu no país como um todo, observou-se uma melhoria nos indicadores de saúde de Minas Gerais, A1:L161nas últimas décadas, relacionada a mudanças nas condições socioeconômicas resultantes de políticas públicas, especialmente as de saúde e saneamento. Persistem, no entanto, desigualdades intra-estaduais decorrentes da manutenção de fatores desfavoráveis relativos à infraestrutura socioeconômica em várias regiões do estado. Assim, é importante analisar os fatores que levam a desigualdade no setor de saúde entre os municípios, desta forma, haverá a possibilidade que os tomadores de decisão do setor façam com que as condições de saúde em todas as regiões do Estado sejam similares, possibilitando a convergência de qualidade de vida entre as regiões. Esta é uma primeira etapa para garantir o desenvolvimento sustentável e igualitário em todo o Estado, e não apenas em pólos regionais.

- Bolsistas: Cristiane Márcia dos Santos; Flávia Sílvia Corrêa Tomaz; Flávio Dias Leal;  Edmar Emiliano S. Ramalho;  Marco Antônio do Nascimento;  André Spuri Garcia;

- Projeto em andamento desde 2011 à 2013

 

Professora: Jair Francisco Estanislau Filho

Projeto - Trabalho, educação e capitalismo contemporâneo (Projeto de Pesquisa)

- A pesquisa tem como objetivo o estudo das relações existentes entre empresas, staholderes internos, governo e sindicatos, nas condiçoes economico-sociais existentes..

- Projeto em andamento desde 2010 à 2015

 

Projeto - Governança cooperativa - uma nova ferramenta de gestão (Projeto de Pesquisa)

- A utilização e implantação das normas de Governança Corportiva nas empresas, suas vantagens, desvantagens e analise dos resultados apos a adoção.

- Projeto em andamento desde 2012 à 2017

 

Professora: Simone Aparecida Simões Rocha de Azevedo

Projeto - A governança em redes de cooperativas do artesanato na microrregião de Ouro Preto em Minas Gerais (Projeto de Pesquisa)

- Baseando-se na literatura sobre governança dos sistemas de produção, com enfoque direcionado às cadeias produtivas do artesanato da Microrregião de Mariana em Minas Gerais (divisão política administrativa preconizada pelo IBGE). Este projeto de pesquisa objetiva identificar e analisar a importância da governança local de empresas formais e informais que trabalham em redes de cooperação. No contexto de redes de cooperação e governança local, este projeto articula a relação governos empresas - universidades. Quanto ao governo, este se amplia à esfera de municipal, estadual e federal, através de órgãos e instituições que o representam nos municípios pertencentes à microrregião em estudo. As empresas se constituem em formais e informais da rede de cooperação do artesanato local. As universidades e suas relações de pesquisas sobre esta temática, inserida nos municípios a serem estudados. O referencial teórico a ser desenvolvido, consistirá em elaborar uma revisão sobre os conceitos e bases teóricas de empresas formais e informais, redes de cooperação e governança local público-privada. A pesquisa será realizada de forma qualitativa e quantitativa, utilizando-se o método de pesquisa de campo, através da técnica de aplicação de questionários e entrevistas. De acordo com os dados a serem coletados, espera-se que o resultado a ser obtido após o desenvolvimento da pesquisa, possa-se oferecer sugestões de políticas particularmente à governança público-privada em nível local à rede de cooperação do artesanato da Microrregião de Mariana/MG. Identifica-se como problema a falta de conhecimento e valorização dos atores produtivos, políticos, ambientais e sociais, bem como a não configuração da governança local das redes empresariais que estruturam os nós das organizações associadas em cadeias produtivas do artesanato na Microrregião de Mariana/MG. Tendo como conseqüência o atraso no desenvolvimento produtivo, competitivo e local. Resumindo, pois, tal discussão, a problemática .

- Projeto em andamento desde 2011 à 2012


Projeto - Configurações de redes cooperativas na cadeia produtiva do artesanato como inserção social e desenvolvimento local no município de Mariana (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem como proposta desenvolver estudos em Gestão Social e Produtiva no município de Mariana em conjunto com a UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. A perspectiva é de que estes estudos sobre a gestão social e produtiva das organizações do município de Mariana, se direcionem a partir do processo gerencial de uma cadeia produtiva e que o desenvolvimento do mesmo, esteja associado ao movimento dos atores sociais das organizações públicas, privadas e não governamentais para a valorização e o fortalecimento da cidadania organizada em comunidades que produzem artesanato. Identificou-se como problema a falta de conhecimento e valorização dos atores sociais, bem como a não configuração das redes cooperativas que estruturam os nós das organizações associadas em cadeias produtivas do artesanato no município de Mariana, tendo como conseqüência o atraso no desenvolvimento local. Resumindo, pois, tal discussão, a problemática central a ser respondida é a seguinte: Qual é a configuração de redes cooperativas ideal na cadeia produtiva do artesanato para a promoção do fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento local no município de Mariana em Minas Gerais? Para responder a este problema, este estudo visa dar subsídios para a identificação destes atores organizados nessas redes, promoção do desenvolvimento local e fortalecimento do conceito de cidadania através da gestão local. Trata-se de sugerir a cadeia produtiva, a configuração das redes cooperativas do artesanato local e a forma de apoio e participação das organizações públicas, privadas e não governamentais.

- Projeto em andamento desde 2011 à 2012