Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Serviço Social

Professor: André Luiz Monteiro Mayer

Projeto - Liga dos Comunistas. Núcleo de Estudos Marxistas (Projeto de Extensão / UFOP/CNPq)

- "Liga dos Comunistas" - Núcleo de Estudos Marxistas pretende ser um núcleo de formação sobre o movimento da realidade, referenciado à teoria social de Marx e à tradição marxista.

- Projeto em andamento 15/08/2011 a 17/11/2011

 

Projeto - Equipe Rosa Luxemburgo (Projeto de Extensão)

- Equipe Rosa Luxemburg se propõe a estimular o debate e a militáncia política, criando e consolidando um processo de apoio e assesoria ao movimento dos trabalhadores na região de abrangência da UFOP.

- Projeto em andamento 01/05/2012 a 22/12/2012

 

Professor: Douglas Ribeiro Barboza

Projeto - Acumulação capitalista, transformações societárias e os obstáculos à plena realização da democracia no Brasil: desafios ao projeto-ético político do Serviço Social(Projeto de Pesquisa)

- O projeto pedagógico do curso de Serviço Social da UFOP parte das diretrizes curriculares definidas coletivamente e aprovadas pela associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), sob o qual se enfatiza a necessidade de discutir as manifestações e sequelas da questão social como objeto de trabalho do assistente social e a sociedade capitalista como geradora de tal questão. A este respeito, assinala que o Serviço Social se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social, como uma profissão interventiva no âmbito da questão social, expressa pelas contradições do desenvolvimento do capitalismo monopolista. Oferecida obrigatoriamente para a tura de 3° Período de Serviço Social desta Universidade, a disciplina "Acumulação capitalista e Qestão Social" objetiva situar e discutir com os discentes as particularidades deste surgimento e situar e discutir com os discentes sa particularidades deste surgimento e desenvolvimento da sociedade capitalista e da questão social, fundamentalmente no que se refere aos elementos essenciais à emergência desta última no capitalismo e sua relação com os processos de produção e reprodução das desigualdades sociais. Dessa forma, busca fornecer subsídios teórico-metodológicos para sobre a gênese e o desenvolvimento da sociedade capitalista e, em particular, nos conteúdos relativos à particularidade da realidade sócio-histórica brasileira, é condição fundamental no exercício de fundamentação de uma leitura crítica do contexto no qual o discente -futuro assistente social - irá atuar.

Professora: Ednéia Alves de Oliveira

Projeto - Participação Popular e Cidadania em debate (Projeto de Extensão)
- Os movimentos sociais, comunitários e sindicais vivenciam uma crise ideológica afetando as suas formas de organização e luta. Conceitos como cidadania, direito social e participação não tem sido apreendido na sua forma real, revelando um isolamento nas lutas sociais, contribuindo para enfraquecer a participação e inviabilizar conquistas. Compreender os fatores determinantes deste contexto possibilitará a articulação entre as lutas sociais na região para viabilizar a melhoria das condições de vida e de trabalho, além do fortalecimento do conceito de cidadania.

- Projeto concluído 2011

Projeto - Projeto PET - Conexão dos Saberes (Projeto de Extensão)

-Programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa, voltado para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes. O programa também busca a troca de saberes e fazeres entre a universidade, comunidades populares e grupos sociais excluídos através de atividades de ensino e pesquisa.

- Projeto em andamento 2011/2016



Projeto - A relação teórico/prática na dinâmica da formação profissional (Pró-Ativa)

- Espera-se, com a implementação deste Projeto, que o curso de Serviço Social possa desenvolver um processo de formação profissional vinculado aos interesses do mercado profissional e também com as premissas fundamentais das diretrizes curriculares previstas para o curso. Entendemos que estes resultados dependem essencialmente de uma constante avaliação do ensino, o que implica uma leitura acurada do projeto pedagógico implementado e de suas disciplinas de forma a garantir a relação teoria/prática. Por outro lado, este projeto pode contribuir como estímulo para futuros projetos de pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP, vinculados ao exercício profissional.

- Projeto em andamento abr2012/dez2012


Professora: Virgínia Alves Carrara

Projeto - Atualização da Formação Profissional e Trabalho em Serviço Social (Projeto de Pesquisa- Pró-Ativa)

- O projeto tem o objetivo de aprofundar a indissiociblidade entre ensino, pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP. Este projeto é fruto do desdobramento do PROJETO PROATIVA. Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto, desenvolvido durante o ano de 2009. Busca desenvolver um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo e técnico-científico voltado para os assistentes sociais da região de abrangência da UFOP, potenciais supervisores de campo. Visa oferecer durante o ano de 2010 módulos temáticos sobre o Serviço Social na Contemporaneidade.

- Projeto concluído 2010

Projeto - Fundamentos do Trabalho Profissional (Projeto de Pesquisa- UFOP/CNPq)

-O projeto tem como objetivo investigar a profissão na contemporaneidade a fim de identificar como a concepção de fundamentos que está na base do projeto de formação profissional, se expressa no exercício profissional na região Central de Minas Gerais, notadamente nos municípios de Ouro Preto e Mariana.

-Projeto em andamento.


Projeto - Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto (Pró-Ativa)

- O projeto tem o objetivo de aproximar o aluno ingressante no curso de Serviço Social à realidade social, a partir do levantamento dos recursos sociais na região de abrangência da Universidade Federal de Ouro Preto, com vistas a identificar as possibilidades contemporâneas do trabalho profissional.

- Projeto concluído em 2010.

Projeto -  Atualização da Formação Profissional e Trabalho em Serviço Social (Projeto de extensão)

-O projeto tem o objetivo de aprofundar a indissiociblidade entre ensino, pesquisa e extensão no Curso de Serviço Social da UFOP. Este projeto é fruto do desdobramento do PROJETO PROATIVA. Levantamento de Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto, desenvolvido durante o ano de 2009. Buscou desenvolver um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo e técnico-científico voltado para os assistentes sociais da região de abrangência da UFOP, potenciais supervisores de campo com temáticos sobre o Serviço Social na Contemporaneidade. Contou com participação de quatro bolsistas.

-Projeto concluído 2010

Projeto - Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes/Ingressantes do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto

-O projeto busca conhecer o ingressante do curso, sua realidade socioeconômico e cultural, com vistas a delinear o seu perfil, e construir, posteriormente, uma série histórica sobre esses dados. Com a análise dos dados poder-se-á identificar alguns limites e  possibilidades do acesso a educação superior, a permanência, evasão e/ou o fracasso escolar dos ingressantes a fim de buscar indicadores que possam fundamentar a definição de algumas estratégias e ações para uma formação com qualidade no contexto do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI - lançado pelo governo federal e adotado em algumas universidades federais, a exemplo da UFOP.
-Projeto em andamento.

Projeto - Serviço Social e Seguridade Social (Projeto pesquisa e extensão- UFOP/CNPq)

-O projeto investiga como as políticas sociais de saúde, assistência social e previdência social se desenvolveram na Região dos Inconfidentes e como na atualidade vêm se configurando, bem como se processa o atendimento aos usuários dessas políticas sociais, especialmente nos municípios de Ouro Preto e Mariana.

-Projeto em andamento

Projeto - Um Estudo Sobre a Frequência e a Distribuição de Doenças na População Assistida no Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto de 1985 a 1995

-O projeto buscou identificar as condições e diagnóstico de saúde da população à população assistida no Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia no período de 1985 a 1995.

- Projeto concluído.

Projeto - O Serviço Social e o Sistema Único de Assistência Social - SUAS: Antigos e Novos Limites e Desafios Postos ao Exercício Profissional.

-O projeto busca analisar as mudanças impressas com o novo paradigma da Política de Assistência Social-PNAS, a partir do SUAS, e suas implicações para o Serviço Social. Conta com a colaboração externa da Profa. Dra. Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro do Grupo de Pesquisa sobre Economia Política da Pobreza e da Desigualdade da Universidade Federal Fluminense.

-Projeto em andamento.