Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

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Ciências Sociais

Professora: Giulle Adriana Vieira da Mata

Projeto - As Ciências Sociais nos currículos de graduação da UFOP antes e depois do REUNI (Projeto de Pesquisa)

- Projeto em andamento: mar2012/dez2012


Professora: Marisa Alice Singulano Alves

Projeto - Mercado de café e agricultura familiar: estudo de caso no município de Ervália, região da Serra do Brigadeiro - MG (Projeto de Pesquisa / PROPP)

- Esta pesquisa aborda o tema da inserção social dos mercados conforme a perpectiva teórico-metodológica da sociologia econômica. O objetivo dos estudo é compreender a constituição e inserção do mercado de café no contexto social dos agricultores familiares que vivem no município de Ervália, na região da Serra do Brigadeiro. Para tanto, buscamos analisar e compreender como se constituem as condições sociais de formação da oferta de café no mercado em estudo e de formação de demanda desse bem. A abordagem adotada neste estudo refere-se à análise de mercado enquanto "estrutura social". Nesse sentido, pretendemos trabalhar com métodos de pesquisa indutivos, especialmente aqueles de natureza qualitativa, por meio dos quais se busca obter dados que informem sobre o modo como os sujeitos da pesquisa constroem os sentidos das próprias ações/práticas econômicas na comercialização de café.


Projeto - Economia e sociedade contemporânea (Projeto de Pesquisa /Pró-ativa)

- Pessoas envolvidas:

Susane Soares Godoy


Projeto - A construção social dos mercados na perspectiva da Nova Sociologia Econômica (Projeto de Pesquisa / PROPP)

- O projeto de pesquisa que apresentamos aborda a temática da "construção social dos mercados" conforme a perspectiva analítica da Nova Sociologia Econômica. Esta pesquisa visa realizar um estudo teórico sobre a temática da construção social dos mercados , balizado pela produção intelectual da Nova Sociologia Econômica enquanto construções sociais ou estando "imersos" nas estruturas das relações sociais. Para tanto, deveremos realizar o levantamento e a análise das principais obras produzidas no escopo da Nova Sociologia Econômica a partir do final da década de 70 que abordam a temática da "construção social dos mercados" e apresentá-las de modo a construir uma orientação ou referência para estudos posteriores.



Professor: Ubiratan Garcia Vieira

 

Projeto - Contatos Mistos e Trajetórias de Cuidado de Pessoas com Deficiência em Mariana.

- A realização do presente projeto tem como objetivo geral levantar informações através de atividades de pesquisa sociológica e linguística, que subsidiem a realização de atividades de extensão junto à Comunidade da Figueira, uma instituição de cuidado de pessoas com deficiência localizada em um espaço próprio na cidade de Mariana, mas também junto à comunidade marianense que se relaciona de várias formas com esta instituição. São objetivos específicos das ações de extensão, contribuir com os contatos mistos entre a Comunidade da Figueira e a comunidade marianense e com o cuidado de pessoas com deficiência na cidade de Mariana, inclusive promovendo a memória desse cuidado. São objetivos específicos das ações de pesquisa, localizar a trajetória da Comunidade da Figueira na história das instituições de cuidado de pessoas com deficiência na cidade de Mariana e identificar a rede de agentes participantes da vida interna e externa à Comunidade e compreender as convergências e divergências nas suas relações, inclusive considerando os valores sociais presentes na linguagem. Projeto de extensão com interface com pesquisa aprovado no Edital 07/2011 da FAPEMIG, conta ainda com financiamento da UFOP através dos editais PIP-UFOP 2011 e 2012 da PROPP e do edital Fluxo Contínuo 2012 da PROEX.

- Duração: junho de 2012 a maio de 2014

- Pessoas envolvidas:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - DECSO/ICSA - coordenador

Profa. Dra. Mônica Rahme - DEEDU/ICHS - vice-coordenadora;

Alcilene Rodrigues - estudante de Pedagogia - bolsista de iniciação científica

Diego Marques - estudante de pedagogia - voluntário

Maria do Carmo F Santos - estudante de Serviço Social - bolsista de extensão

Joana Ribeiro - estudante de Pedagogia - bolsista de iniciação científica

Rayssa Amaral - estudante de Jornalismo - bolsista de extensão

Teresinha Lindoso - estudante de Jornalismo - bolsista de extensão

Vicente Neto - estudante de Letras - bolsista de iniciação científica

- Resultados, avaliação:

O projeto encontra-se no início, sendo realizadas as seguintes atividades de formação teórica numa perspectiva socil da deficiência, assim como, atividades de formação em métodos de observação-participante e pesquisa de arquivo, incluindo a discussão de textos e a realização de atividades de campo, levantamentos de arquivos, visitas e acompanhamento das atividades da Comunidade, a realização de entrevistas semi-estruturadas. Também temos realizado encontros de orientação semanais que tem se mostrado muito frutíferos na troca de experiências.


Projeto - Argumentação e representações sociais da política durante as eleições municipais de Mariana no ano de 2012: ampliando uma metodologia de análise

- Este projeto visa produzir reflexões nas áreas da retórica/argumentação, no campo dos estudos linguístico-discursivos, com o intuito de promover uma interdisciplinaridade com a área da Sociologia. Tal relação interdisciplinar tem o objetivo de aprofundar, teórica e metodologicamente, algumas noções levadas em consideração pela Análise do Discurso, as quais , ao nosso ver, carecem de um aprofundamento. Para o estudo das 'condições de produção do discurso' e das 'relações estabelecidas entre os atores' em tal situação, o que consideramos como um nível sociológico da análise, nos pautaremos em reflexões da Sociologia, o que só tende a contribuir com o ampliamento do campo de estudos da Análise do Discurso. Para tanto, estudaremos uma situação em específico, a qual trata-se da atividade jornalística na cidade de Mariana/MG, no período eleitoral de 2012. Nosso foco é estudar as representações da política municipal apresentadas nas notícias nesse período e a interação entre os jornais circulantes na cidade, entendidos como produtores de representações/notícias, e destes com o público leitor das campanhas eleitorais dos candidatos, entendido como consumidor de representações/notícias. O projeto conta com apóio da PROPP/UFOP, através de uma bolsa PIP (edital 2012).

- Duração: 08/2012 - 07/2013

- Pessoas envolvidas:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - DECSO/ICSA - orientador

Profa. Dra. Hila Rodrigues - DECSO/ICAS - co-orientadora

Marcos Vieira de Queiroz - estudante de Letras - bolsista de iniciação científica

- Resultados e avaliação: o projeto está no início, atividades em andamento incluem o acompanhamento orientado da campanha através da metodologia de observação participante, formação em metodologias etnográficas, e teorias do jornalismo através da discurssão de textos.


Projeto - Ensino de sociologia e Arte Educação

- Através do presente projeto está sendo feita uma pesquisa exploratória e a aplicação dos conhecimentos produzidos na interface entre ensino de sociologia e arte educação, visando promover a qualidade do ensino da disciplina “Introdução à Sociologia” CSA606 ministrada no curso de Jornalismo assim como outras disciplinas introdutórias de ciências sociais (sociologia, antropologia e ciências políticas) da UFOP, na medida em que os procedimentos pedagógicos que deste projeto resultarem, no caso jogos teatrais para o ensino de sociologia, possam ser disseminados e incorporados por professoras e professores da área. O projeto conta com o apóio financeiro da PROGRAD-UFOP através de uma bolsa de Pró-Ativa (edital 2012).

- Duração: 03/2012 - 12/2012

- Pessoal envolvido:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - DECSO/UFOP - coordenador

Profa. Dra. Alessandra Vannucci - DEART/UFOP - vice-coordenadora

Thaíssa Trancoso - licencianda em Artes Cênicas- bolsista

Elisangela Mira da Costa - licencianda em Artes Cênicas - voluntária

- Resultados e avaliação: o projeto está em andamento com bons resultados em sala de aula, na realização de jogos teatrais e seu cotejamento com os conteúdos da disciplinas, algumas tensões positivas podem ser percebidas entre as finalidades dos jogos e os objetivos do plano de ensino das disciplinas, que remetem à necessidade de tentar superar os limites disciplinares próprios a áreas de conhecimentos e práticas distintas.


Projeto - Crianças e jovens com deficiência e a educação em Mariana

- O projeto tem como objetivo elaborar e realizar cursos que contribuam com a formação de educadores das cidades de Mariana e Ouro Preto, de modo que possam realizar práticas pedagógicas e institucionais nos respectivos espaços educacionais que não-excluam, por motivos de deficiência, crianças e jovens com deficiência que nesses espaços estudem ou possam vir a estudar. A não discriminação por motivo de deficiência, o aprendizado participativo e transdisciplinar e o tornar pública a realização do projeto são princípios teórico-metodológicos da proposta. O projeto contou com auxílio da PROEX-UFOP.

- Duração: 03/2012 a 12/2012

- Pessoal envolvido:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira – DECSA/UFOP - coordenador

Profa Ms. Fernanda Ferreiro – DEEDU/UFOP – colaboradora

Profa. Dra. Marta Maria – DECSA/UFOP – colaboradora

Profa. Ms. Elke Pena - Ensino Médio - colaboradora

Alyson Soares – estudante de Jornalismo – bolsista de extensão

Júlia Abrão – estudante de Jornalismo - voluntária

Lucas Vasconcellos – estudante de jornalismo – voluntário

- A partir do segundo semestre de 2009:

Profa. Ms. Adriana Bravin – DECSA/UFOP – colaboradora

Álvaro Romão – estudante de Artes Cênicas – voluntário

Camila Pena Maia – estudante de jornalismo - voluntária

Lidiane Andrade – estudante de jornalismo - voluntária

Marcelo Sena – estudante de jornalismo – voluntário

Mateus Meirelles – estudante de jornalismo - voluntário

Renata Torres – estudante de jornalismo – voluntária

- Resultados e Avaliação: Durante o primeiro semestre foi feito um levantamento dos espaços educacionais na cidade de Mariana inclusive de educação especial e acolhimento de pessoas com deficiência, concomitantemente foram discutidos textos sobre modelo social de deficiência e sobre inclsuão educacional de pessoas com deficiência. Este levantamento consistiu num diagnóstico da demanda pela realização do curso de sensibilização. As atividades do segundo semestre se concentraram no planejamento e realização do curso. O planejamento consistiu na elaboração de um roteiro de dinâmicas e de atividades do curso que incluíram uma sketh teatral e a seleção de materiais audiovisuais ilustrativos. O curso atendeu 29 pessoas que atuam como professoras ou monitóras nos seguintes espaços: APAE – Mariana, Casa Lar Estrela, Comunidade da Figueira e Escola Municipal Wilson Pimenta. Embora o público fosse muito maior do que pretendido durante o levantamento da demanda, na avaliação do grupo de trabalho e dos participantes o curso cumpriu sues objetivos de sensibilização.


Projeto - Desdobrando controvérsias sobre o direito à educação escolar da crianças com deficiência

- Tendo como tema a educação escolar da pessoa com deficiência, a pesquisa ise orientau pela seguinte questão: quais são os valores sociais que identificam e distinguem as teses enunciadas pelas partes nos textos que se desdobram na controvérsia envolvendo esse direito? O objetivo da pesquisa é o de desdobrar a controvérsia entre o Ministério Público Federal e a Federação Nacional das APAEs, sobre uma cartilha publicada pelo Ministério Publico em 2004 e reconstruir associações entre os valores sociais pressupostos nos textos até o momento levantados. Projeto de pesquisa que contou com o financiaento do Edital PIP-UFOP 2010.

- Duração: 08/2010 - 07/2011

- Pessoas envolvidas:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - orientador

Lidiane Andrade - estudante de jornalismo - bolsista de iniciação científica

Natália Carvalho - estudante de letras - bolsista de iniciação científica

- Resultados e avaliação: os relatórios das estudantes mostram um desenvolvimento muito bom da pesquisa na medida que o próprio projeto permitiu um redirecionamento a partir dos interesses temáticos de uma e outra.


Projeto - Linguagem, identidade e a recepção da deficiência no webjornalismo

- Partindo de uma certa concepção da relação entre linguagem e identidade que leva a considerar, por um lado, a recepção como o efeito constitutivo da linguagem e, por outro, a deficiência como uma realidade de exclusão e resistência, a pesquisa teve por objetivos: [1] decompor a recepção da deficiência nas redes de textos associados aos textos produzidos ou distribuídos no webjornalismo, procurando assim identificar os valores sociais expressos e outros contextos sociais nos quais esses valores circulam; [2] contribuir para o desenvolvimento do estudo e da prática da cobertura da deficiência na mídia, na interface entre os estudos sobre deficiência nas ciências humanas e os estudos sobre recepção na comunicação social. Para cumprir esses objetivos a pesquisa prevê as seguintes atividades: a análise retórica dos textos veiculados no webjornalismo; a recepção desses textos pelos agentes que os vinculam no webjornalismo; síntese, avaliação e divulgação de resultados. Foram pesquisados a lista de discussão “novidades do dia” e o portal “inclusive”. Contou com o auxílio financeiro dos editais PIBIC e PIP 2009 da PROPP-UFOP.

- Duração: 08/2009 - 07/2010

- Pessoal envolvido:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - orientador

Júlia Abrão - estudante de jornalismo - bolsista de iniciação científica

Lucas Lameira - estudante de jornalismo - boslsitas de iniciação científica

- Resultados e avaliação: os relatórios dos bolsistas mostraram um desenvolvimento muito bom no que se refere à discussão teórica e seu aproveitamento para a pesquisa empírica através de metodologias com base na internet que permitiram tanto levantamentos estatístos como a seleção de temas que foram acompanhados e analisados a partir do quadro-teórico e metodológico proposto com a contribuição dos bolsistas a partir de suas formações e interesses específicos.


Projeto - Um modelo para a promoção de práticas didáticas transdisciplinares para os cursos do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas

- O objetivo geral deste projeto de promoção da graduação foi o de promover práticas pedagógicas transdisciplinares no curso de jornalismo da UFOP. Pela sistematização das práticas pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas durante o projeto, através da elaboração de uma apostila contendo o relato das práticas pedagógicas transdisciplinares que foram desenvolvidas, assim como, pela elaboração de um modelo de práticas transdisciplinares contendo procedimentos para o planejamento, orientação e avaliação dessas práticas. O projeto cotou com auxílio financiero da PROGAD-UFOP, atravez do etial PRO-ATIVA 2009.

- Duração: ano letivo de 2009

- Pessoal envolvido:

Prof. Dr. Ubiratan Vieira - coordenador

Prof. Dr. Célia Nunes - DEEDU/ICH - vice-coordenadora

Natália Goulart - estudante de jornalismo - bolsista pró-ativa

- Resutados e avaliação: A bolsista conseguiu relacionar as experiências transdisciplinares no curso de jornalismo às teorias sobre transdisciplinaridade sugeridas apontando os critérios que devem ser considerados de modo a dar continuidade às práticas transdisciplinares com consistência.