Ciências Econômicas

FONTES DECRESCIMENTO DOS PRINCIPAIS EXPORTADORES DE  SOJA EM GRÃO: UMA ANÁLISE DECONSTANT MARKET SHARE Esteprojeto é continuação da pesquisa de iniciação científica PIBIC/UFOP/2012-201,3 cujo título é "Fontesde crescimento das exportações brasileiras de soja em grão: Uma análise deConstant Market Share". No projeto desenvolvido no período de2012-2013 o objetivo geral foi identificaras principais fontes de crescimento das exportações brasileiras da soja emgrão, por meio do modelo Constant Market Share (CMS), no período de 1995 a2009. Mas paraconcluir os resultados, é necessário que o projeto seja renovado, pois além dafonte de crescimento das exportações brasileiras é necessário analisar acompetitividade da soja em grão Brasileiro em relação aos seus principaisconcorrentes. Assim,neste projeto o objetivo é analisar especificamente o desempenho das exportações, dos principais concorrentes brasileiros, de soja emgrão no período de 1995 a 2009. Para tanto será utilizado o modelo decomércio internacional Constant Market Share (CMS), quepermite decompor o crescimento das exportações em quatro efeitos, quais sejam,crescimento do comércio mundial, composição da pauta, destino das exportações ecompetitividade. Neste sentido, espera-se que os resultados contribuam paramelhorar o desempenho das exportações de soja em grão brasileira e uma maior inserção nocomércio internacional.

Bolsista: Mayara Ferreira

Emandamento: inicio em 08/2013

Oferta edemanda de Carne Bovina do Brasil, de 2005 a 2012 - Financiado pela UFOP (PIP): O Brasil possuium mercado interno potencial para o consumo de alimentos, principalmente paraas carnes. A carne já faz parte da alimentação dos brasileiros e sua demandaestá ligada a vários fatores, como preços, qualidade, aspectos nutricionais,preferência, gosto e, principalmente, a restrição orçamentária, ou seja, arenda. Desta forma, este trabalho propõe analisar a oferta e a demanda de carnebovina no Brasil no período de 2005 a 2012 para obter as elasticidades-preço,elasticidade-renda e elasticidades-cruzada da demanda e da oferta. Nestesentido, espera-se que os resultados sirvam como instrumento de previsão eanálises de políticas, uma vez que permite inferir os impactos que medidaspolíticas de incentivo à produção, preços e rendas possam ter sobre o mercadode carne bovina.

Bolsista:Sara Afonso Ramos

BolsistaVoluntária: Carla Almeida Lacerda

Em andamento: início em 02/2014.

Professor: Leonardo Gomes de Deus

Projeto - Marx, os cadernos sobre a crise e a economia política contemporânea (Projeto de Pesquisa)

- A pesquisa consiste numa análise do Caderno B113, escrito por Karl Marx em 1869, e de seu lugar na elaboração da teoria marxiana das crises. Esse manuscrito é um dentre vários que permanecem inéditos até o presente, tendo sido trabalhado até aqui apenas pela equipe proponente deste projeto. O Caderno B113 é parte do Arquivo Marx-Engels, depositado no International Institute of Social History (www.iisg.org/imes), em Amsterdã. A transcrição do conteúdo do Caderno B113 e a compreensão do seu uso por Marx como um guia de seus estudos relacionados à crise de 1866 consistem no fio condutor de uma agenda de pesquisa abrangente, tanto em torno da obra de Marx, como na exploração dos diversos caminhos de investigação de crises como um fenômeno econômico persistente nas sociedades capitalistas no passado e no presente. Um objetivo correlato e associado ao desenvolvimento bem-sucedido desta pesquisa é a construção em Minas Gerais de um Centro de Referência em Economia Política, envolvendo uma rede de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Estado (a UFMG e a UFOP, até o momento), bem como de instituições estrangeiras envolvidas com o tema.

- Bolsistas: João Antônio de Paula, Alexandre Mendes Cunha, Carlos Eduardo Suprinyak, Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira, Leonardo Gomes de Deus

- Projeto em andamento 2011/2013

Projeto - CINE-PET: a comunidade à luz da tela (Projeto de Extensão)

- O projeto realiza mostras de cinema, com filmes que promovam discussões e a reflexão em torno de temáticas de interesse da população de Mariana, em especial, das comunidades periféricas da cidade, com as quais já se desenvolvem programas de extensão em torno da economia solidária no âmbito do PET. O cinema possui uma linguagem própria, que lhe dá um poder de comunicação universal. Tenta-se criar um espaço de reflexão e e discussão sobre temas de interesse geral, como trabalho, meio-ambiente, direitos humanos. As mostras também representam momento de diálogo para a própria comunidade universitária.

- Bolsistas: 4 alunos de graduação

- Projeto em andamento 2011/2012

Projeto - Construindo a Economia Solidária: Conexões Possíveis (Projeto de Extensão)

- Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão pertencente ao Programa de Pesquisa e extensão Conexões de Saberes. O objetivo deste projeto é pesquisar e construir com as comunidades de periferia de Mariana conexões possíveis em Economia Solidária, ao mesmo tempo em que se apreende sua história, sua realidade e sua organicidade social. Marcando essa primeira aproximação dos cursos de Administração e Ciências Econômicas na comunidade, buscando a construção de conexões sólidas que poderão resultar em processos de retro-alimentação positiva entre universidade e comunidade.

- Bolsistas: 22 alunos de graduação

- Projeto em andamento 2011/2012