Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

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Projetos Jornalismo

Em andamento

-A comunicação visual impressa no contexto das mídias emergentes: os jornais de BH, a noção de publicação, o design gráfico, a web 2.0 e as redes sociais (Projeto de Pesquisa)

- O projeto busca investigar a relação entre os cânones do design gráfico e a consolidação da web como nova plataforma de informação, por meio das alterações produzidas nos projetos gráficos e editoriais dos jornais impressos no início do século XXI. A partir da tradicional noção de publicação e de ideias que gravitam ao seu redor - desde muito atreladas à comunicação de massa, o jornalismo impresso e o design gráfico - procura-se avaliar as mudanças sofridas nos projetos gráficos e editoriais de jornais, cotejando esses fundamentos com os problemas e desafios impostos por aquilo que tem sido chamado de "web 2.0" e com o fenômeno das redes sociais: a emergência de um novo contexto de consumo de informação e formação de opiniões, na esteira do acesso mais amplo e generalizado à internet neste final de década. O projeto propõe-se a inverntariar e avaliar transformações em três jornais de Belo Horizonte - Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo- fazendo a recuperação e análise das reformas gráficas e editoriais desenvolvidas por essas três publicações desde o momento final da chamada "bolha da internet" (início dos anos 2000). O objetivo do projeto é levantar questões e tendências do design gráfico dos jornais no contexto atual da internet, com a lógica da autopublicação, das redes sociais, do compartilhamento e da produção colaborativa.
-Docente: Ricardo Augusto Silveira Orlando

- A tipologia e as angulações adotadas nos perfis publicados pelas revistas piauí e Brasileiros (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem por objetivo traçar um diagnóstico das produções de perfis em duas revistas brasileiras: piauí e Brasileiros. A partir desse mapeamento, pretende identificar os principais gêneros utilizados e ainda classificar as angulações dos perfis produzidos (tanto de pessoas célebres como pessoas comuns) e a tipologia adotada. Este formato jornalístico pode ser compreendido como a possibilidade de composição do sujeito pela escrita de sua trajetória no espaço e no tempo, a partir das perspectivas adotadas tanto na captação quanto na edição. Marcado pela hibridização de áreas fronteiriças entre a comunicação, a história e a literatura, o perfil, como recorte de momentos na vida de uma pessoa, compreende estes discursos também na perspectiva da reportagem e dos gêneros jornalísticos. Ao definir estas duas publicações como corpus da análise tem-se como base refletir sobre um tipo de jornalismo que desconsidera os cânones consagrados da narrativa jornalística convencional.

- Bolsista: Mariana Antunes Borba - Financiamento IC: PIBIC/CNPq

-Docente: Marta Regina Maia

- A tipologia e as angulações adotadas nos perfis publicados pelas revistas Veja e Época (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem por objetivo traçar um diagnóstico das produções de perfis em duas revistas brasileiras: Veja e Época. A partir desse mapeamento, pretende identificar os principais gêneros utilizados e ainda classificar as angulações dos perfis produzidos (tanto de pessoas célebres como pessoas comuns) e a tipologia adotada. Este formato jornalístico pode ser compreendido como a possibilidade de composição do sujeito pela escrita de sua trajetória no espaço e no tempo, a partir das perspectivas adotadas tanto na captação quanto na edição. Marcado pela hibridização de áreas fronteiriças entre a comunicação, a história e a literatura, o perfil, como recorte de momentos na vida de uma pessoa, compreende estes discursos também na perspectiva da reportagem e dos gêneros jornalísticos. Ao definir estas duas publicações como corpus da análise tem-se como base refletir de que maneira as duas revistas semanais mais vendidas do Brasil apresentam suas narrativas sobre os sujeitos no interior do jornalismo.

- Bolsista: Cristiano Quirino Gomes - Financiamento IC: PIP-UFOP.

- Docente: Marta Regina Maia

- Cine Festival Inconfidentes - Festival Nacional de Cinema e Vídeo (Projeto de Extensão) 
-Docente: Anderson Medeiros Rocha

- Conselho Curador do Fórum das Letras - Coordenação Ciclo Bravo! De Jornalismo e Literatura (Projeto de Extensão)
- Docente: Hila Bernadete Silva Rodrigues

- Constituição de Banco de Produção e Divulgação Científica na Área de Administração (Projeto de Pesquisa / PRACE)
- Docente: José Benedito Donadon-Leal
- Bolsista: Carla Lopes de Carvalho

- Crítica de Mídia - CSA 280 (Pró-Ativa)

- Esta disciplina prevê a publicação, em ambiente web, da produção dos alunos a ela vinculados, consistindo em textos analíticos de noticiários, coberturas e demais processos jornalísticos observados à luz da metodologia empregada para a crítica de mídia. Na primeira experiência foi criado o blog intitulado “Cítrico”, hospedado no endereço > http://www.jornalismo.ufop.br/criticademidia/ <, o qual necessita de aperfeiçoamento para que possa alcançar o status de observatório de imprensa. Para elevar-se a tal categoria é fundamental a existência de maturidade no conteúdo, entendida como crítica fundamentada na ética e embasada nas teorias já desenvolvidas para tanto. Outro critério para figurar entre os trabalhos de media watching é a constância no processo de alimentação do blog. Desse modo, almeja-se, com a dedicação de um (a) bolsista, maior agilidade nos processos mencionados, para que a turma consiga atingir um ritmo de produção próxima ao que irá ser solicitado aos profissionais formados. Objetiva-se, ainda, despertar o espírito empreendedor dos estudantes, uma vez que esta modalidade de espaço jornalístico oferece todas as condições para iniciativas independentes, ou seja, desvinculadas dos grandes conglomerados jornalísticos e da chamada grande imprensa.
- Docente: Juçara Gorski Brittes

- Enredos da vida. Telas da Docência
- Envolve a participação de várias instituições: UFOP, PUC, UFAC, UFSJ.
-Docente: Margareth Diniz
-
Bolsista: Célia Maria Fernandes Nunes
- Projeto em andamento 2012/2013

- Entre estratégias e táticas: a comunicação no Circovolante (Projeto de Pesquisa / PROPP)

- Investiga-se o fluxo comunicativo de um grupo cultural, com vistas ao seu agendamento social, e o subsistema de comunicação por ele criado. Busca-se, por um lado, entender como os grupos artístico-culturais excluídos do sistema comunicativo convencional se apropriam dos meios de comunicação não convencionais e os utilizam para se comunicarem com seu público; e, por outro, quais as estratégias e táticas (Certeau, 2002) utilizadas por esses grupos como formas de agendamento social na mídia convencional. Dentre os diversos coletivos culturais que utilizam os meios informais e formais de comunicação escolheu-se como objeto desta pesquisa o grupo circense Circovolante, fixado em Mariana há cerca de 11 anos.
-Docente: Adriana Bravin (coordenadora)
- Bolsista: Pablo Luis Gomes
- Projeto em andamento 2011/2012
- Artigo apresentado no INTERCOM 2012 (Fortaleza/CE): http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-2748-1.pdf

- Formação em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação à Distância para a Comunidade (Projeto de Extensão) 
-Docente: Anderson Medeiros Rocha

- Leitura Crítica das produções Midiáticas e escolares (Projeto de Extensão)

- A proposta apresentada por este projeto tem como objetivo contribuir para a formação dos professores das escolas da rede pública de educação básica e fundamental de Mariana, por intermédio de discussões de textos didáticos, reportagens e filmes, mediadas por eixos temáticos relacionados à vivência docente dos professores estensionistas participantes. Esta proposta, que compreende o professor como sujeito ativo, será permeado ainda pelas possibilidades de produção de narrativas de autoria dos professores das escolas públicas com o uso de novas linguagens e tecnologias.

- Bolsistas: Aldo Damasceno, Laura Ralola, Natália Goulart e Camila Souza Dias (Jornalismo).

- Docente: Marta Regina Maia

- Colaboração: Hila Rodrigues, Reges Schaawb, André Luís Carvalho, Anderson Medeiros, Milene Migliano.

- Leitura Crítica da Mídia e Produção Audivisual Comunitária (Projeto de Extensão)
-Docente: Anderson Medeiros Rocha

- Levantamento de Dados nos Currículos dos Cursos da UFOP Cerca da Inclusão/Não Exclusão Educacional na UFOP (Projeto de Pesquisa)
-Docente: Margareth Diniz

-Levantamento de Produção Cinematográfica e Obras da Literatura (Pró-Ativa)

- Promover a arte, a cultura e a interdisciplinaridade como instrumentos facilitadores da aprendizagem, com vistas à produção de um catálogo de filmes e obras da literatura brasileira relacionados com os conteúdos trabalhados na disciplina.
- Docente: José Benedito Donadon-Leal

- Linguagem, Narrativas, Processos Jornalísticos e Culturais (Grupo de Pesquisa)
-Docente: Marta Regina Maia

- O enquadramento do sujeito e dos movimentos sociais nas páginas de jornais de Mariana e Ouro Preto (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem por objetivo analisar como o sujeito e os movimentos/organizações sociais são representados na narrativa jornalística. Ele acontece como desdobramento do Projeto anterior denominado O enquadramentos dos sujeitos nas páginas das gerais , que tem como objetivo perceber como os sujeitos são construídos enquanto fontes de interlocução do processo de produção das matérias e o enquadramento de sua visão a determinados quadros de referência. Se na análise anterior o objeto de estudo voltou-se para o Caderno Gerais do jornal Estado de Minas, a proposta agora é acompanhar a cobertura por intermédio da imprensa regional, em especial os jornais O Liberal, Voz Ativa, Ponto Final e O Tempo dos Inconfidentes, que veiculam matérias de Ouro Preto e Mariana. Para empreender tal avaliação, toma-se por referência estes jornais, na perspectiva de que o jornalismo, como instância social, é pautado por acontecimentos que rompem com a normalidade, fatos inesperados que, de alguma forma, podem atingir as pessoas e reverberar socialmente. Pretende-se, portanto, perceber como a mídia, enquanto instituição que contribui para a construção de sentidos na sociedade, captura a presença do sujeito no âmbito da noção acontecimental, bem como configura os movimentos/organizações sociais enquanto fontes de interlocução do processo de produção das matérias e do enquadramento, pensado para além da notícia publicada.
- Bolsista: Davi Machado - Financiado IC: FAPEMIG (PROBIC)

- Docente: Marta Regina Maia
- Projeto em andamento 2011/2012

- O mal-estar docente e os problemas das crianças e dos adolescentes (Projeto de Pesquisa)

- O projeto de pesquisa/extensão visa discutir as questões relacionadas ao mal estar docente e aos problemas das crianças/adolescentes e integra o Programa Caleidoscópio desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto- MG, aprovado no PROEXT-2009 como projeto de extensão. O grupo de pesquisadores/as que propõe o Programa Caleidoscópio situa-se na proposição de um regime interdisciplinar de saberes-práticas buscando analisar e pensar ações que possam ser desenvolvidas entre a educação superior e a educação fundamental, bem como em comunidades. A articulação do grupo se dá com o grupo de pesquisa da FAE-UFMG, PRODOC. A pesquisa proposta possibilitará, nesse sentido, a sistematização de saberes relacionados à docência, bem como a construção de novos discursos. Ancorados em um projeto de pesquisa/extensão, visamos construir uma estratégia política de intervenção, articulando os saberes teóricos produzidos pela Universidade em nossas pesquisas, e os saberes da prática e da experiência que, ao nosso ver, contribuem de modo conjunto na leitura e intervenção das demandas presentes nas comunidades envolvidas.
-Docente: Margareth Diniz

- Oficinas e Cursos de Formação em Novas Tecnologias aplicadas à Mediação Pedagógica em Educação (Projeto de Extensão)
-Docente: Anderson Medeiros Rocha

- Panorama da Produção Acadêmica em Comunicação Social: recuperação, sistematização e difusão - Pensacom (Projeto de Pesquisa)

- Denominado Pensacom, o projeto visa ampliar e atualizar a pesquisa iniciada em 2004, no Espírito Santo, consistindo na recuperação, sistematização e difusão da produção acadêmica com enfoque nas Ciências da Informação, Comunicação e setores afins. Até a presente data, a pesquisa recuperou contribuições de autores com vínculo profissional no Espírito Santo, tendo agora ampliado seu escopo territorial para Minas Gerais. Os resultados da primeira fase, constituída aproximadamente de 1500 registros sobre teses, dissertações, monografias em nível de especialização e graduação, além de outras produções, estão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.pensacom.org.br . Trata-se de atividade colaborativa, com base na filosofia open source, que visa estimular a produção de novos conteúdos por meio da visibilidade e consequente compartilhamento do conhecimento gerado. O projeto disponibiliza um espaço para o compartilhamento da produção acadêmica relativo às áreas da Comunicação Social assinadas por autores atuantes na UFOP. Entre seus objetivos, está o propósito de recuperar, sistematizar e disponibilizar tais conteúdos, entendendo que, desse modo, poderá auxiliar na geração do conhecimento e contribuir para consolidar e aperfeiçoar o campo científico em estudo.

Na fase atual, o projeta-se publicar um livro com o perfil dos professores de Comunicação dos Cursos de Comunicação ligados a Instituições Federais localizadas em Minas Gerias.

- Bolsista (voluntária): Suellen Amorin

- Docentes: Juçara Brittes (coordenadora) e Nair Prata (pesquisadora)

- Coordenação Nacional: Prof. Dr. José Marques de Melo

- Políticas de Comunicação: histórias, discursos e propostas (Projeto de Extensão)

- Este projeto abrange uma série de estudos, em andamento e iniciantes, desenvolvidos por um grupo de professores do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O fio condutor, como indicado no título, é formado pelas políticas de comunicação, enfocadas em distintas perspectivas: marco regulatório, análise dos discursos midiáticos a respeito do tema em tela, compondo estudo de casos múltiplos. A pesquisa será iniciada no Brasil, mas será estendida para outros países da América Latina.

- Bolsista (Voluntário): Rolder Wangler

- Docente: Juçara Gorski Brittes
- Projeto em andamento

-Programa Caleidoscópio (Projeto de Extensão)

- O Programa Caleidoscópio é um programa de inclusão social. Espera-se que as oficinas/laboratórios tenham como efeito para as escolas, os docentes uma reflexão sobre a forma de transmisão de conhecimentos e aos jovens a possibilidade de voltar a se interessar pela aprendizagem que será constextualizada a partir de elementos socioculturais presentes em cada realidade de execução da proposta, além de possibilitar-lhes inserção no trabalho e geração de renda, o que teria como efeito a inserção social de forma qualificada.
-Docente: Margareth Diniz

- Projeto PET - Conexão dos Saberes (Projeto de Extensão)

- Programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa, voltado para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes . O programa também busca a troca de saberes e fazeres entre a universidade, comunidades populares e grupos sociais excluídos através de atividades de ensino e pesquisa.
- Docente:
Hila Bernadete Silva Rodrigues
- Bolsistas: 22 alunos de graduação
- Projeto em andamento 2011/2013

- Prosaico- Histórias de vida (Pró-Ativa)

- Espera-se, com a implementação deste Projeto, que os estudantes desenvolvam melhor conhecimento das estruturas textuais e possibilidades de experimentação da língua portuguesa. Tenham contato com as novas possibilidades de comunicação proporcionadas pela internet. Tenham também maior proximidade com a comunidade e, ainda, que as muitas histórias de vida - que serão socializadas neste site-, possam contribuir para a configuração de relatos que nos ajudem a conhecer um pouco mais a história de nossa região e possa servir, inclusive, de estímulo para futuros projetos de pesquisa e extensão em nosso Curso.
- Docente: Marta Regina Maia

-Psicanálise e Educação (Projeto de Extensão)

- Grupos de conversação com mulheres professoras do ensino fundamental acerca do mal-estar docente e situações de adoecimento mental.
-Docente: Margareth Diniz

-Rádio, TV e Internet - Memórias, diários e histórias na cidade: A mídia como instrumento de rememoração e construção de histórias de vida de moços e moças do ProJovem (Projeto de Pesquisa)

- A pesquisa pretende revelar memórias e histórias de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social a partir da utilização de recursos midiáticos - de maneira a avaliar o grau de eficácia do manejo de instrumentos audiovisuais da Comunicação na construção de diagnósticos capazes de identificar impasses e problemas próprios do universo juvenil.
- Docente:
Hila Bernadete Silva Rodrigues

- Saber Militante: identidade teórica do grupo de pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom

- O projeto pretende dar continuidade a um estudo já iniciado pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, aos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação (INTERCOM), que apresenta um mapeamento das comunicações apresentadas de 2000 a 2010. O estudo identifica as principais caraterísticas dos papers como objetos e temas eleitos; informações sobre os participantes, suas regiões de origem e instituições às quais se vinculam. Os dados levantados foram necessários para que o GP fosse capaz de propor projetos de pesquisa conjuntos. Condição essencial para seu fortalecimento enquanto núcleo de estímulo para a geração e compartilhamento de conhecimentos. O novo projeto pretende dar continuidade ao levantamento histórico da produção do GP, estendendo a análise para a partir da data de sua fundação (1992), identificando assim seus alinhamentos teóricos, metodológicos, assim como o perfil dos pesquisadores envolvidos. Dessa forma o GP atingirá um maior nível de organização e poderá compreender melhor suas defasagens, demandas e assim, fomentar mais as pesquisas dentro de políticas públicas no Brasil.

- Bolsista: Joyce de Cássia Pereira Afonso - PROBIC

- Docente: Juçara Brittes

- SACI - Sistema de Apoio à Comunicação Integrada - Universidades Federais (Projeto de Pesquisa)
-Docente:Ruleandson do Carmo Cruz

- Telas do Cinema (Projeto de Pesquisa)
-Docente: Margareth Diniz

- TUI COMUNICAÇÃO - Teatro, universidade e informação: a comunicação como apoio na interlocução social (Programa TUI)

- O Projeto de Extensão TUI Comunicação vincula-se ao Programa "Teatro, universidade e informaçao: intervenções cênicas e interlocução social" (TUI), desenvolvido pelo Departamento de Artes (DEART), da UFOP, em parceria com DECSO, DEPRO E DEMUS. O TUI Comunicação tem como intuito ser o elo entre as ações do Programa TUI e as comunidades interna e externa da UFOP. Nesse segundo ano de execução do projeto, serão abertas novas frentes de diálogo com a produção de materiais pedagógicos (cartilha, história em quadrinhos e vídeo) e de publicização dos resultados do Programa TUI.
- Docente: Adriana Bravin (coordenadora do núcleo de comunicação)
- Bolsistas: Isadora Faria de Oliveira e Alexandre Anastacio
- Projeto em andamento 2011/2013

- Vídeo e escola: uma parceria pelo patrimônio (Projeto de Extensão / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

- Dentro desta proposta, serão atendidos 60 adolescentes, 20 deles em cada oficina, sendo elas: roteiro e produção para audiovisual, cinegrafia e iluminação para vídeo; edição de vídeo. Os alunos dessas oficinas serão estimulados a dialogarem o conhecimento apreendido com os outros colegas, no sentido de se agruparem em núcleos de trabalho para a realização de vídeos documentários e experimentais, cujas temáticas tenham relação direta com o patrimônio artístico e cultural de Mariana e região. Após as oficinas, os alunos participantes receberão acompanhamento semanal para o desenvolvimento e pré-produção de seus projetos, bem como durante as gravações e edição dos mesmos. Assim, eles poderão exercer a liberdade criativa na realização de seus primeiros filmes, mas com a orientação e o auxílio necessários para o empreendimento.
-Docentes:
Adriano Medeiros Rocha e Anderson Medeiros Rocha
-
Projeto em andamento

Concluídos

- Análise do conceito de Informação em estudos de comunicação: avaliação e descrição das mutações no conceito provocadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação

- O objetivo deste projeto de pesquisa é o de dar início a uma analise das transformações sofridas pelo conceito de Informação após o surgimento do paradigma teórico do ciberespaço. Percebe-se que com a incursão desse novo paradigma teórico, a informação tem lugar central, juntamente com a comunicação, os dois numa rede de relações dinâmica, que vão configurar novas características para o conceito de Informação. Pretende-se, então, à luz das teorias do ciberespaço, conjugadas com as teorias que trataram do conceito de informação, iniciar uma percepção de como o conceito se transformou e como algumas de suas características permaneceram.

- Bolsista: Lorena Rubia Pereira Caminhas - PIP

- Docente: Juçara Brittes

- Análise dos Discursos Fundadores da Comunicação Organizacional Brasileira (Projeto de Pesquisa)

- Este trabalho representou a abertura de uma possibilidade de estudo da Comunicação Organizacional como forma discursiva, em que o discurso burocrático sobrepõe-se ao de persuasão e ao de sedução. Avaliou-se fora da área exclusiva da Economia, da Administração ou da prática textual o funcionamento das organizações, para se ter uma visão dos fluxos discursivos que norteiam e, em muitos casos, determinam comportamentos corporativos. Desta forma, esta proposta se justificou por ser pioneira na reflexão acerca da Comunicação Organizacional para além das práticas textuais das corporações, em que são estudadas técnicas de produção textual dos diversos gêneros em circulação nos universos administrativo, de produção e de circulação de mercadorias. O objetivo a que se lançaram os pesquisadores foi o de avaliar os Universos Discursivos (UDs) das Organizações brasileiras, para uma proposição de gêneros textuais e discursivos da Comunicação Organizacional. Numa segunda etapa foram propostas novas formas de comunicação que sejam expressões adequadas à comunicação em tempos de relações democráticas, a partir da visualização dos gêneros mais utilizados, como forma de aplicação das proposições textuais e discursivas que melhor representem os fluxos comunicacionais democráticos. A base teórica é da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso, e, a partir dela, o discente pesquisador chegou a uma proposição conceitual de Comunicação Organizacional, a que chamou de Arquiteto da Comunicação.
-Docente:José Benedito Donadon-Leal
- Bolsista: Simone Garcia de Oliveira
- Projeto concluído 2009/2010

- Análise dos Manuais Brasileiros de Comunicação Organizacional (Projeto de Pesquisa / PIP)

- Este projeto representou a abertura de uma possibilidade de estudo da Comunicação Organizacional como forma discursiva, em que o discurso burocrático sobrepõe-se ao de persuasão e ao de sedução. Avaliar fora da área exclusiva da Economia, da Administração ou da prática textual o funcionamento das organizações, para se ter uma visão dos fluxos discursivos que norteiam e, em muitos casos, determinam comportamentos corporativos. Desta forma, esta proposta se justificou por ser pioneira na reflexão acerca da Comunicação Organizacional para além das práticas textuais das corporações, em que são estudadas técnicas de produção textual dos diversos gêneros em circulação nos universos administrativo, de produção e de circulação de mercadorias. O objetivo a que se lançaram os pesquisadores foi o de avaliar os Universos Discursivos (UDs) das Organizações brasileiras, para uma proposição de gêneros textuais e discursivos da Comunicação Organizacional e neste caso específico no de avaliar os manuais e livros dedicados à comunicação organizacional e ou empresarial. Numa segunda etapa foram propostas novas formas de comunicação que sejam expressões adequadas à comunicação em tempos de relações democráticas, a partir da visualização dos gêneros mais utilizados, como forma de aplicação das proposições textuais e discursivas que melhor representem os fluxos comunicacionais democráticos. A base teórica foi a Semiótica Discursiva e a Análise do Discurso.
-Docente:José Benedito Donadon-Leal
- Bolsista: Hilbert Reis Silva
- Projeto concluído 2009/2010

- Blog Tribuna da Palhaçaria
-Docente:Adriana Bravin
- 2012: http://tribunapalhacaria2012.blogspot.com.br,
- 2011: http://tribunadapalhacaria2011.blogspot.com.br/
- 2010: http://tribunadapalhacaria.blogspot.com.br/

- Cine Festival Inconfidentes - Festival Nacional de Cinema e Vídeo (Projeto de Extensão / PROEx)

- Desenvolvimento de um festival nacional de cinema fundamentado nos valores concernentes à divulgação de produtos culturais brasileiros, à troca de experiências e conceitos, compreendendo temas artísticos livres e de experimentação universitária e comunitária. A programação será formatada em três dias, comtemplando mostras de filmes brasileiros, debates, palestras e oficinas sobre a produção audiovisual. Toda programação será gratuita e aberta à comunidade em geral.
-Docentes:Adriano Medeiros Rocha, Hila Rodrigues
-
Bolsistas: Camila Dias de Souza, Fernando Gentil. Voluntários: Isabella Magalhães, Marianne Fonseca, Thiago Caldeira e Jeferson Patrocínio.
- Projeto concluído 15/03/2011 a 20/12/2011

- Crianças e jovens com deficiência e educação em Mariana (Projeto de Extensão)

- O projeto tem como objetivo elaborar e realizar cursos que contribuam com a formação de educadores das cidades de Mariana e Ouro Preto, de modo que possam realizar práticas pedagógicas e institucionais nos respectivos espaços educacionais que não-excluam, por motivos de deficiência, crianças e jovens com deficiência que nesses espaços estudem ou possam vir a estudar. A não discriminação por motivo de deficiência, o aprendizado participativo e transdisciplinar e o tornar pública a realização do projeto são princípios teórico-metodológicos da proposta.
-Docente: Marta Regina Maia
- Projeto concluído 2009/2010

- Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro (Projeto de Extensão)

- Coordenação do projeto (em parceria com SANTOS, Maria Cláudia) que biografou os principais radialistas esportivos de Minas Gerais. A Enciclopédia terá 300 verbetes, com nomes de todo o estado. O projeto está em fase de finalização e o livro deverá ser publicado em setembro de 2012.
-Docentes:Hila Bernadete Silva Rodrigues, Nair Prata (coordenação) e Ruleandson do Carmo
- Projeto concluído 2011

- Fundamentos teóricos da comunicação: análise dos paradigmas a partir dos manuais de Teorias da Comunicação

- Este projeto de pesquisa enfoca o campo teórico da comunicação social, suas origens, temáticas e autores, assim como as principais propostas classificatórias encontradas nos manuais teóricos da disciplina. A literatura científica da comunicação, com enfoque nas Teorias da Comunicação, apresenta uma tentativa de sistematização de ideias e conceitos sobre os fenômenos comunicativos. Tentam inventariar “o universo de teorias de nossa área, pois não se trata mais de simplesmente inventariar teorias isoladas, mas de lidar com conjuntos de teorias.” (MARTINO, 2003, p.58). Entretanto, eles se encontram na encruzilhada entre várias hipóteses, advindas de heranças científicas diferentes, o que torna difícil a tarefa de estabelecer os paradigmas da Comunicação. Dessa forma, não há um consenso entre os estudiosos sobre as divisões dos períodos e das teorias subjacentes que conformam o corpo de conhecimento da Comunicação Social. Eles apresentam uma enorme quantidade de categorias e divisões entre os períodos de desenvolvimento das teorias e hipóteses e são colocadas as principais propostas de estudo da comunicação de maneiras muito diversas e sob várias denominações. Mesmo as divisões por paradigmas predominantes, que poderiam clarificar as especificidades de pressupostos teóricos e metodológicos, levam a vários caminhos, por vezes opostos. Para estabelecendo as peculiaridades deste campo de estudo e entrever, de maneira mais detalhada, a configuração destas correntes teóricas e seus pressupostos sobre a comunicação, propomos revisitar o conjunto de manuais de Teorias da Comunicação, com o objetivo de apreender os modelos teóricos de comunicação propostos pelos manuais estudados, sistematizar as semelhanças e dessemelhanças entre os mesmos, detectar as temáticas estudadas pelos modelos comunicacionais apreendidos, identificar os campos de estudo que deram origem aos paradigmas teóricos predominantes na comunicação social e os autores representativos destes mesmos paradigmas.

- Docente: Juçara Brittes

-Identidade sociocultural da cidade de Ouro Preto através da análise fotográfica das vitrines das lojas do centro histórico (Projeto de Pesquisa / PROPP)

- Este projeto propõe realizar e analisar fotografias de vitrines de lojas do centro histórico de Ouro Preto na hipótese de revelar o apelo sedutor/erótico presente em grande parte delas através de recursos quase imperceptíveis para as pessoas do lugar.
-Docente:Adriano Medeiros Rocha
- Bolsista: Elisabeth Maria de Souza Camilo

- Inclusão comunicacional em foco (Projeto de Extensão / PROEx)

- Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento crítico de alunos de escolas públicas de Mariana, a fim de que estes elaborem textos que os ajudem a compreender a sociedade na qual estão inseridos, através de oficinas de leitura e produção de textos, cinema e música, para promover a inclusão digital desses alunos, uma vez que a comunicação do mundo atual se faz essencialmente via produção de mídias, propiciar a escolha de temas liver aos participantes, como exercício da liverdade de expressão e preparar campo de ação para criação de um Programa de Extensão em inclusão comunicativa.
-Docente:José Benedito Donadon-Leal
- Bolsistas: Enrico Mecarelli(até julho de 2009), Fernando Gentil Moreno, Paulo Gustavo Dias (a partir de agosto de 2009).
-Voluntárias: Luana Viana e Silva, Mayara Oliveira Silva Gouveia
- Projeto concluído 01-04-2009/20-12-2009

- Informativo do curso de Jornalismo e da proposta Transdisciplinar (Pró-Ativa)

- A busca de uma formação ética, técnica e estética não deve ficar restrita as atividades previstas pelo Programa de Disciplina, pois o processo educativo incorpora o domínio das técnicas e vai além: deve possibilitar ao aluno formação cultural diferenciada, para que interceda criticamente na realidade social. Com esta perspectiva foi criado um Jornal Mural e um Blog (www.jornalismo.ufop.br) com o intuito de possibilitar aos estudantes do curso de Comunicação Social-Jornalismo o exercício do fazer jornalístico, por intermédio da produção de matérias sobre assuntos de interesse do curso de Comunicação Social-Jornalismo, com as devidas atribuições pertinentes a este processo, como a captação, pesquisa, redação, revisão e edição das matérias, além da produção de fotografias digitais. Outro aspecto pertinente a esta proposta refere-se a perspectiva de permitir um maior entrosamento entre os estudantes, professores e técnicos do curso, bem como a inserção na comunidade de Mariana e região. Também tem como uma de suas metas a construção do conhecimento a partir de uma ótica transdisciplinar.

Período: março a dezembro de 2010

- Bolsista: Eduardo Alexandre Guimarães Almeida / Voluntário: Lincon Mikail Zarbietti de Oliveira

- Docente: Marta Regina Maia / Professor colaborador: Ricardo Augusto Silveira Orlando

- Resultado: Jornal Mural e site (www.jornalismo.ufop.br)

- Informativo Transdisciplinar (Pró-Ativa)

- Este projeto realizou a produção de um informativo transdisciplinar, que possibilitou aos estudantes do 2º período do curso de Comunicação Social – Jornalismo o exercício prático do fazer jornalístico, por intermédio da produção de matérias sobre os quatro cursos do DECSA (Administração, Economia, Serviço Social e Comunicação Social – Jornalismo), com as devidas atribuições pertinentes a este processo, como a captação, pesquisa, redação, revisão e edição das matérias, além da produção de fotografias digitais. Importante também ressaltar que o curso de Comunicação Social – Jornalismo, por seu curto período de existência, ao poder contar com este tipo de mecanismo agregador, contribuiu para a inserção dos estudantes na prática profissional, desde que imbuído de uma concepção de comunicação que alie a ética, a estética e a técnica. Outro aspecto pertinente a esta proposta refere-se a perspectiva de permitir um maior entrosamento entre os quatro cursos do DECSA, que tem como uma de suas metas a construção do conhecimento a partir de uma ótica transdisciplinar.

Período: Abril a dezembro de 2009.

- Bolsista: Simião Davi Castro de Paula (Comunicação Social-Jornalismo)

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Produção do Blog: www.mosaico.ufop.br

- Jornalismo Ambiental Eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio e por meio de vídeos (Projeto de Extensão / PROEx)
- Produção do programa radiofônico de curta duração (dois minutos) para a Rádio Ufop Educativa FM intitulado Sintonia Ambiental, voltado par ações de educação e de cidadania relativas às questões ambientais que envolvem as cidades de Mariana e Ouro Preto, informando a população, a partir da perspectiva educativa, não somente sobre cuidados relativos ás qustões ambientais e de ecologia humanossocial, como, especialmente, prestar esclarecimentos sobre os múltiplos sentidos que a perpectiva ambiental comporta na atualidade. Envolvimento de três unidades da UFOP - curso de Comunicação Social/Jornalismo; PET Ambiental e Rádio UFOP Educativa - para ampliar as ações propostas, a atuação do recém-criado curso de Comunicação Social/Jornalismo e do PET Ambiental, Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental, da Escola de Minas.
-Docente:Adriana Bravin
- Bolsistas: Allan Muller da Silveira Almeida, Isabella Corrêa Magalhães Coutinho, Luiza de Souza Barufi, Natália Goulart Pelegrini, Nilânia de Oliveira Figueiredo, Olívia Mussato da Rosa. Voluntária: Tábata Romero Garcia.
- Projeto Concluído 2010
- Blog: http://sintoniambiental.wordpress.com/
- Link para os anais do Pimeiro Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental de Sergipe (UFS) http://licaufs.blogspot.com.br/p/anais-eica-2011.html
- Notícias: http://icsainforma.blogspot.com.br/, http://jornalismoufop.wordpress.com/

- Leitura Crítica da Mídia e Produções Audivisuais Comunitárias (Projeto de Extensão)
- A proposta apresentada por este projeto, integrante do Programa PET Conexão de Saberes, tem como objetivo contribuir para a capacitação de grupos culturais, líderes comunitários, além de professores e estudantes de escolas de educação básica e fundamental de Mariana, por intermédio de discussões de reportagens e filmes, mediadas por eixos temáticos relacionados à vivência docente dos professores extensionistas participantes. Esta proposta, que compreende o indivíduo como sujeito ativo, será permeada ainda pelas possibilidades de produção de narrativas audiovisuais de autoria dos jovens em contato com as pessoas mais idosas do município com o uso de novas linguagens e tecnologias de dispositivos de telefonia móvel.
-Docentes: Hila Bernadete Silva Rodrigues e Marta Regina Maia
- Projeto concluído 2010/2011

- Leitura Crítica da Mídia: uma proposta de recepção cidadã (Curso de Extensão)

- Projeto com o objetivo de contribuir para a formação de jovens e adultos na leitura crítica dos meios de comunicação, a partir da visão da centralidade da mídia no cotidiano das pessoas na atualidade. Atividade desenvolvida na Escola Benjamim Guimarães, em Passagem/Mariana, no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Período: agosto a dezembro de 2009.

- Bolsistas: Ana Ribeiro Malaco (Bolsista); Lázaro Delesposti (Bolsista); Maria Aparecida Pinto (Voluntária) e Gracy Kelly Laport Coelho (Voluntária). Todos estudantes do Curso de CSJ.

- Docente: Marta Regina Maia.

- Resultado: Produção de Boletim impresso.

- Lugares instituídos e espaços preticados; a entrevista, as representações sociais e as proximidades entre documentário e jornalismo (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto toma como base epistemológica as reflexões sobre lugares instituídos pelos gêneros nos dispositivos midiáticos e cinematográficos, com o fim de escancarar alguns dos sentidos, leituras e enquadramentos propostos nas narrativas destes meios. No processo de construção de um discurso sobre a vida cotidiana, estes elementos compõem grande parte das experiências mediadas, apresentando facetas e recortes de um real intangível. Assim, compreende-se esta realidade presumivelmente “captada” pelas lentes da objetiva na ótica da artificialidade, abarcando esta asserção para dois dos gêneros primordialmente compostos por esta interlocução com os fatos e acontecimentos da ordem do real: a reportagem jornalística e o cinema documentário. Tenta-se então encontrar elos entre as características destas duas propostas de contrato com o habitual, partindo da análise comparada entre duas edições do programa Profissão Repórter e os documentários brasileiros contemporâneos O Prisioneiro da Grade de Ferro e Pro Dia Nascer Feliz. Dimensionadas as nuances da relação entre estes objetos de análise, parte-se para um diagnóstico das potencialidades de apropriação (e transgressão) do espaço pelos atores sociais retratados nas obras. Levando em conta seus modos de projeção para a câmera e as representações assumidas neste processo principalmente através da entrevista, será possível articular – ainda que minimamente – a existência de acontecimentos que ludibriam as lógicas cristalizadas nos encadeamentos narrativos, expondo este ponto como nevrálgico e ao mesmo tempo como incontornável nos procedimentos de mediação com o real.

Período: 01/08/2010 a 31/07/2011

- Discente: Thales Vilela Lelo - PIBIC/CNPq

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Menção Honrosa no XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, com o trabalho O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas, do bolsista de IC Thales Vilela Lelo.

- Noticias inclassificáveis: o fait-divers no jornal O Espeto e as narrativas do fantástico e do monstruoso em Passagem de Mariana e arredores (Pro-ativa / Prograd-UFOP)

- Projeto vinculado ao conteúdo e aos objetivos da disciplina eletiva Comunicação e Cultura Popular (Tópicos Especiais em Comunicação II), com 1 bolsa do Programa Pro-Ativa (Prograd/Ufop), voltado para o estudo da coluna "Nossos Causos", do jornal "O Espeto", de Passagem de Mariana, que transforma as lendas da região em tema jornalístico. O jornal possui uma circulação média de 11 mil exemplares na Região dos Inconfidentes. Objetivou-se realizar primeiramente um levantamento quali-quantitativo, com análise barthesiana das relações de causalidade e consequência presentes nos fait-divers publicados em O Espeto , no ano de 2009. Buscou-se, deste modo, compreender os motivos presentes e as formas de narrativas jornalística do inexplicável na contemporaneidade.
-Docente:Adriana Bravin
- Bolsistas: Amanda Rodrigues.
-Voluntária: Luiza de Souza Barufi
- Projeto Concluído 2010
- Artigo apresentando no Intercom Sudeste 2011: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0552-1.pdf

- O agendamento da mídia pelos movimentos culturais em Mariana

- O objetivo do projeto de pesquisa é estudar as formas de interação existentes entre mídia e movimentos sociais na cidade de Mariana, Minas Gerais, buscando a compreensão do agendamento dos meios comunicacionais pelos movimentos sociais ligados à cultura. Para tal, fizemos o mapeamento das plataformas midiáticas existentes em Mariana, assim como a identificação dos movimentos ligados à cultura atuantes na cidade. Para a realização da pesquisa, elegemos cinco jornais impressos e três grupos sociais, representados pelos acadêmicos, artistas e religiosos. Iniciamos a análise de conteúdo dos periódicos a partir da coleta dos exemplares de cada veículo referentes ao ano de 2010. Para detectarmos os interesses dos grupos acima citados e como se dá a comunicação dentro deles, pré-testes com seus representantes foram realizados através de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. Para a sistematização do trabalho, montamos tabelas e infográficos com o resultado dessas pesquisas. Através da pesquisa, pudemos comprovar parcialmente uma hipótese anteriormente levantada: em resposta à ausência de políticas públicas eficientes e equilibradas, os movimentos sociais criam subsistemas comunicativos sobrepostos, nos quais mesclam-se processos rudimentares e recursos tecnológicos avançados, de acordo com a competência comunicativa do grupo.

- Bolsista: Mayara Gouvêa - PIP

- Docente: Juçara Brittes

- O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas (Projeto de Pesquisa)

- Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE Este projeto de pesquisa teve como objetivo apreender as circunstâncias da produção de algumas práticas de mediação, no caso alguns documentários produzidos no Rio de Janeiro entre 2002 e 2008, que tentam construir diversos sentidos da realidade social. O objetivo da pesquisa é o de situar o documentário, principalmente aqueles que detêm algumas de suas raízes no cinema interativo, como um possível vislumbrador de possibilidades de narrativas humanizadas na retratação do cotidiano de anônimos cariocas, utilizando como aporte teórico as noções de dialogia na entrevista propostas por Edgar Morin (1997) e complementadas por Cremilda Medina (1995), o conceito de intertextualidade, entendida como rede de relações entre textos e a indicação e análise das fontes prioritárias encontradas nestes documentários.

Período: Agosto de 2009 a julho de 2010.

- Bolsista: Thales Vilela Lelo - Financiamento IC: Pibic/CNPq.

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Produção de artigos e participação em eventos científicos da área.

Dia 25 de setembro: Apresentação da comunicação oral, em conjunto com Thales Vilela Lelo, orientando de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), do trabalho “A entrevista dialógica no filme ‘O fim e o princípio’, de Eduardo Coutinho, no 3º Encontro Mineiro de Análise do Discurso – III EMAD, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa.

Publicação do artigo “A entrevista dialógica no filme ‘O fim e o princípio’”, de Eduardo Coutinho, texto em conjunto com Thales Vilela Lelo. Revista Comunicarte, v.28, p.59 - 76, 2009.

- O enquadramento do sujeito e dos movimentos sociais nas páginas do Jornal Estado de Minas (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto dem por objetivo analisar como o sujeito e os movimentos sociais/organizações sociais são representados na narrativa jornalística. Para empreender tal avaliação, toma-se por referência o caderno "Gerais", do jornal Estado de Minas, na perspectiva de que o jornalismo, como instância social, é pautado por acontecimentos que rompem com a normalidade, fatos inesperados que, de alguma forma, podem atingir as pessoas e reverberar socialmente . Pretende-se, portanto, perceber como a mídia, enquanto instituição que contribui para a construção de sentidos na sociedade, captura a presença do sujeito no âmbito da noção acontecimental, bem como configura os movimentos/organizações sociais enquanto fontes de interlocução do processo de produção das matérias e do enquadramento, pensado para além da notícia publicada.

Período: Agosto de 2011 a julho de 2012

- Bolsista: Maria Aparecida Pinto – Financiamento IC: PIP

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Aprovação do artigo “O enquadramento da greve dos professores estaduais nas páginas do jornal Estado de Minas” para IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia, evento organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo, que será realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, entre os dias 06 a 07 de Dezembro de 2012

- O enquadramento do sujeito nas páginas de um jornal diário (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem por objetivo analisar como o sujeito comum é inserido na narrativa jornalística. Por entender que a mera presença do mesmo nas páginas de um jornal não é suficiente para assegurar a pluralidade de vozes, bem como não garante a humanização do discurso, propõe-se uma análise de cunho qualitativo. Para empreender tal avaliação, toma-se por referência o caderno Cotidiano do jornal Folha de S. Paulo. O jornal representa o campo sobre o qual se buscará perceber como o cidadão comum tem sido representado em seu cotidiano. O jornalismo se vale de eventos que rompem com a normalidade, fatos inesperados que possam de alguma forma atingir as pessoas, ou seja, têm de possuir relevância e a introdução de personagens na narrativa contribui com esta proposição. Por isso, todo acontecimento presente nas páginas dos jornais é permeado por indivíduos que atuam em seu desenrolar. Pretende-se, portanto, perceber como esses sujeitos são construídos enquanto fontes de interlocução do processo de produção das matérias e o enquadramento de sua visão a determinados quadros de referência.

Período: 01/08/2010 a 31/07/2011

- Bolsista: Leidiane Vieira dos Reis - PIP

- Docente: Marta Regina Maia

- Os enquadramentos de interesse humano nas páginas de um jornal diário (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto tem por objetivo analisar quais as escolhas utilizadas para a produção de matérias de interesse humano que são produzidas no jornalismo diário. Por entender que a mera presença do mesmo nas páginas de um jornal não é suficiente para assegurar a pluralidade de vozes, bem como não garante a humanização do discurso, propõe-se uma análise de cunho qualitativo. Com o objetivo de empreender tal avaliação, toma-se por referência o caderno “Gerais”, do jornal Estado de Minas. Como o jornalismo se vale de eventos que rompem com a normalidade, com fenômenos e fatos inesperados que possam de alguma forma atingir as pessoas, é preciso refletir como o processo de seleção, amplificação e enquadramento de certos aspectos do real aparece na narrativa. Pretende-se, portanto, perceber como esses sujeitos são construídos enquanto fontes de interlocução do processo de produção das matérias e o enquadramento de sua visão a determinados quadros de referência.

Período: 01/02/2011 a 31/01/2012.

- Bolsista: Leidiane Vieira dos Reis - PROBIC/FAPEMIG/UFOP

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Publicação do artigo na Revista Anagrama.

- O sistema informativo de Mariana e suas peculiaridades

- O projeto se refere ao sistema informativo de Mariana, Minas Gerais, cuja peculiaridade chama atenção. Não há jornais diários, existe apenas uma operadora de telefonia e banda larga, uma emissora de rádio pertencente a uma poderosa rede atrelada ao setor evangélico e processos comunicativos organizados pela comunidade católica, ligada ao 6º. Bispado.

Este estudo foi iniciado em 2010 sob o título “O agendamento da mídia pelos movimentos culturais em Mariana”, com o objetivo de entender de que modo os temas culturais são tratados pela mídia local. Respondemos parcialmente às questões de pesquisa levantadas, assim formuladas: Como a mídia se constitui na localidade estudada? Como agenda as demandas dos grupos culturais locais? Qual o perfil e quais as são as demandas dos Movimentos Sociais vinculados à cultura local?

Dada a complexidade do tema e a adesão de novos integrantes à linha de pesquisa a qual estamos vinculados (Plataformas Midiáticas Informação e Opinião), almejamos dar continuidade ao trabalho, finalizando a primeira etapa e ampliando seus enfoques e objetivos.

- "Peões" e "Entreatos": a intertextualidade em Coutinho e Moreira Salles (Projeto de Pesquisa)

- O objetivo deste projeto de pesquisa foi o de analisar os documentários “Peões”, de Eduardo Coutinho, produzido em 2004 e “Entreatos”, de João Moreira Salles, também de 2004. A intertextualidade destes dois documentários será objeto de avaliação, dado que um fato marcante em “Peões”, a partir da relação dos entrevistados com os documentários “Greve” (1979) de João Baptista de Andrade e “Linha de Montagem” (1982) de Renato Tapajós, é a rede de relações estabelecidas por intermédio de recortes exibidos durante o dialogismo que o documentário faz com estas duas obras. Pretende-se então utilizar como aporte teórico as noções de dialogia na entrevista propostas por Edgar Morin (1997) e complementadas por Cremilda Medina (1995), o conceito de intertextualidade, entendida como rede de relações entre textos e a indicação das fontes prioritárias encontradas nestes documentários.

Período: agosto de 2009 a julho de 2010.

- Bolsista: Lorena Rubia Pereira Caminhas - Financiamento IC: PIP.

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultados: Produção de artigo e participação em eventos científicos da área.

- Perfil Sociocultural dos professores de Redes Municipais - MG Etapa l Rede Municipal de Ensino de Mariana, Ouro Preto e Diogo Vasconcelos (Projeto de Pesquisa)

- A proposta de elaborar um perfil sociocultural dos professores das redes municipais de ensino de algumas cidades mineiras integra os esforços da Faculdade de Educação da UFMG, com sua longa tradição no campo das investigações científicas na área educacional, representada aqui pelo Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC), o qual busca parcerias para ampliar e aprofundar os estudos sobre as condições de exercício da docência em Minas Gerais. Na presente proposta estabelece parceria com o Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto através do Departamento de Educação DEEDU para realizar a Etapa I da pesquisa, abrangendo os municípios de Mariana, Ouro Preto e Diogo Vasconcelos.
- Docente:Margareth Diniz
-Projeto concluído 2009/ 2011

- Redes Sociais na Comunicação Organizacional - usos e implicações (Projeto de Pesquisa)

- Este projeto propõe abrir possibilidades no estudo da produção de discurso, especialmente na perspectiva de sua geração em redes sociais na comunicação organizacional, nas quais o discurso de sedução sobrepõe-se ao de persuasão. Seriam estratégias de fuga ao discurso burocrático? Trata-se de avaliar fora da área exclusiva dos estudos organizacionais da Administração ou da prática textual empresarial o funcionamento da comunicação nas organizações, para se ter uma visão dos fluxos discursivos que norteiam e, em muitos casos, determinam comportamentos organizacionais mesclados a comportamentos sociais. Desta forma, esta proposta se justifica por ser pioneira na reflexão acerca da Comunicação Organizacional, para além das práticas textuais das corporações, em que as ferramentas de trabalho portam mídias capazes de intercalar relações sociais privadas, especialmente via redes sociais, admitidas, limitadas, controladas ou proibidas nos universos administrativos. O objetivo a que se lançam os pesquisadores é o de avaliar os Universos Discursivos (UDs) dessas redes sociais nas organizações. Como objetivos específicos, serão avaliadas, com o intuito de verificação das formas de acesso às redes sociais como caminhos alternativos na comunicação organizacional, a partir da visualização dos gêneros mais utilizados, suas proposições textuais e discursivas que melhor representem os fluxos comunicacionais em tempos de relações democráticas. A base teórica acha-se balizada na Semiótica Discursiva e na Análise do Discurso, para se chegar a uma proposição conceitual dos gêneros textuais mais representativos nessas redes sociais e suas possíveis inserções na Teoria da Comunicação.
-Docente:José Benedito Donadon-Leal
- Bolsistas: Natália Mendes Ambrósio e Douglas Rafael Ferreira Gomides
- Projeto concluído 2010/2011

- Trajetos percorridos em entrevistas midiáticas: das camadas de interação à irrupção de horizontes possíveis (Projeto de Pesquisa)

- A proposta deste projeto é a de averiguar, em narrativas audiovisuais configuradas em documentários e jornalismo, as múltiplas camadas superpostas em faixas de atividades pelos atores sociais no decorrer das entrevistas presentes nestes dispositivos. A proeminência da entrevista enquanto espaço por onde os atores sociais caminham, operando dissonâncias e atualizando as expectativas dos realizadores, efetiva o preenchimento e a exposição de lacunas que são decorrentes das seleções operadas no processo de gravação de imagens. Nestes lugares praticados, as tensões entre mundo social e projetos de realizadores se explicitam na projeção em direção à resistência do ambiente na busca de trazer à tona experiências traumáticas dos entrevistados. Esta pesquisa então ampliará sua proposta-base para o diagnóstico do horizonte de possibilidades que resgata as tensões do presente congelado nas imagens no desenrolar da narrativa. Apontando as complementaridades entre os modos de agir com o outro em documentários e produtos jornalísticos, pretende-se clarificar, ao final, as inquietações sobre quais competências são necessárias para apreender os “horizontes possíveis” imersos nestes encontros e o que eles dizem sobre a relação de documentários e jornalismo com o mundo social.

Período: Agosto de 2011 a julho de 2012

- Bolsista: Thales Vilela Lelo – Financiamento IC: PIBIC/CNPq

- Docente: Marta Regina Maia

- Resultado: Contemplado com o 1º Lugar no Seminário de Iniciação Científica da UFOP, na área de Ciências Sociais Aplicadas, além da publicação de artigos em conjunto.