Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Jornalismo

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto foi criado em 2008 dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal. Ele funciona no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana-MG, e sua primeira turma ingressou em agosto daquele ano.
Com 50 vagas por semestre, foi estruturado para articular os múltiplos aspectos do campo da Comunicação e do Jornalismo numa formação acadêmico-profissional voltada para amplas habilidades práticas e domínio teórico consistente, com ênfase na ética, cidadania e papel social do comunicador.
Para cumprir essa meta, a matriz curricular se articula de modo a mesclar a reflexão teórica e metodológica e as práticas profissionais voltadas para as diversas linguagens e modalidades das mídias contemporâneas, numa visão que busca intensificar a natureza inter e transdisciplinar do conhecimento e da profissão.
Ao longo do curso, os alunos desenvolvem atividades laboratoriais integradas em áreas como jornalismo impresso, documentário, telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo, entre outras, com ênfase na importância política, cultural, social e histórica da profissão.
O curso contempla o princípio da flexibilização da formação discente, possibilitando que os graduandos cursem disciplinas eletivas específicas e diversificadas que trazem discussões conexas da comunicação, do Jornalismo e ainda permite que complementem a sua formação em outras áreas do conhecimento dentro da Universidade. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de participar de diversos projetos de extensão e pesquisa e outros programas da Universidade que ampliam sua formação como profissionais e cidadãos.
Recente, o Jornalismo da UFOP cumpre uma trajetória densa de consolidação rumo a se tornar referência para a formação profissional no Brasil, com boas avaliações em processos externos (CC 4, conceito ENADE 5), e acumula prêmios importantes para a área acadêmica.

O Jornalismo UFOP
- Vagas: 50 vagas/vespertino (1º semestre) e 50 vagas/noturno (2º semestre)
- Duração: 4 anos (8 semestres)
- Grau: Bacharel em Jornalismo
- Carga horária mínima: 2700 horas
- Reconhecimento: Portaria nº 60, de 10/02/2014 (páginas 7 e 8 di DOU de 11/02/2014)


Projeto Pedagógico de Curso
Matriz Curricular até 2015.1
Matriz Curricular a partir de 2015.2
Horário de aulas 2015.2
Produções
Docentes
Estrutura
Projetos de pesquisa e extensão
Prêmios recebidos