Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como finalidade o estimulo à pesquisa científica e tecnológica, e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil. Atualmente, a gestão do CNPq é de responsabilidade de uma Diretoria Executiva, enquanto o Conselho Deliberativo é responsável pela política institucional. Por meio de Comitês de Assessoramento, a comunidade científica e tecnológica contribui na gestão e na política do Conselho. O CNPq oferece bolsas, de valores variados, e auxilio à pesquisa em diferentes modalidades. Estas são destinadas a pesquisadores experientes, a pessoas recém doutoradas, a alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio. Existem duas categorias de bolsas: individuais (no Brasil ou no exterior), ou por quotas.