Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Comitê de Ética e Pesquisa da UFOP abre vagas para docentes

O Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA),  José Benedito Donadon-Leal torna público o edital para os docentes do Instituto interessados em compor, pelo período de dois anos, o Comitê de Ética e Pesquisa da UFOP. As inscrições serão realizadas de 09h às 19h, na Secretaria da Diretoria do ICSA, até dia 10 de abril. Confira o edital.

Abertas as inscrições para técnicos administrativos interessados em compor Conselho Departamental

Os candidatos deverão compor, pelo período de dois anos, o Conselho Departamental.  Devem ser indicados dois membros titulares e dois membros suplentes.

As inscrições serão realizadas até sexta-feira (06), de 09h às 19h, na Secretaria da Diretoria do ICSA. No dia 09, às 15h, na Sala de Reuniões, será realizada a assembleia dos técnicos administrativos para votação e eleição dos representantes.

Acesse o edital completo.

 

Webradio Plural abre edital para propostas de programas

A coordenação do projeto de extensão “Webradio Plural: formação para a diversidade” torna público edital para seleção de programas para a web rádio. O intuito é educar para a diversidade, publicizando as ações de extensão, pesquisa e ensino dos  diversos departamentos da UFOP.

Podem participar como colaboradores do projeto discentes e docentes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos da Universidade e demais membros da comunidade acima de 18 anos.

As submissões de propostas podem ser feitas até 11 de abril.

Confira o edital.

Nota da Diretoria sobre a criação dos Departamentos de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

O ICSA, na abertura do seu décimo ano de fundação, conquistou na tarde do dia 26 de março de 2018 a criação do Departamento de Ciências Sociais, do Departamento de Jornalismo e do Departamento de Serviço Social, com a homologação pelo Conselho Universitário da Resolução CEPE nº 7.350, de 26 de março de 2018. É o final feliz de uma luta iniciada em 2010, com a participação do ICEA (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas), que desde 2010 apoiou a luta de criação dos departamentos acadêmicos do ICSA nos conselhos superiores. No final de 2017 a Escola de Direito, Turismo e Museologia, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais e a Escola de Nutrição tiveram participação crucial na formatação do modelo de departamentalização do DECSO, especialmente na justificação conceitual da importância de a UFOP ter um Departamento de Ciências Sociais, responsável pela oferta de disciplinas e cursos nessa área do conhecimento.

O agradecimento da Diretoria pela luta dos membros do DECSO e dos demais departamentos do ICSA, em conquistar a autonomia dos cursos de Jornalismo e de Serviço Social e da área de Ciências Sociais, agora formalmente representados por departamentos no organograma da Instituição.

Estamos solicitando à Reitoria a nomeação dos chefes decanos, para que em 30 dias procedam à instalação dos departamentos, a eleição dos(as) chefes(as) e de representantes no Conselho Departamental do ICSA; os códigos numéricos de identificação dos novos Departamentos no sistema de gestão acadêmica e financeira da Instituição e as remoções dos docentes e técnicos de laboratórios do Curso de Jornalismo para o Departamento de Jornalismo, dos docentes do Curso de Serviço Social para o Departamento de Serviço Social e da área de Ciências Sociais (incluindo aí 01 docente do DEHIS e 02 do DEEDU) para o Departamento de Ciências Sociais.

Com a extinção do DECSO e criação dos três novos departamentos, o Conselho Departamental do ICSA ficou sem representação formal dos departamentos novos, seja de seu chefe, seja do representante eleito, o que torna a convocação para a reunião de amanhã (28/03/2018) inválida por falta de representação. Além disso, também venceu o mandato da representação dos técnicos no Conselho.

Temos a previsão de que será possível ter reunião do Conselho Departamental do ICSA, com todas as representações legalmente constituídas, no dia 11 de abril às 17 horas.

Parabéns à Comunidade do ICSA (Ano 10) pela conquista!

Divulgado o resultado para professor substituto do curso de Economia

A Pró-Reitoria de Administração(Proad) torna público o resultado do edital a seleção nº19, de março de 2018, que dispõe sobre a contratação de professor substituto para as áreas de História do Pensamento Econômico e Economia Brasileira. Confira o resultado.

Aberto processo seletivo para bolsistas do PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivências (PIDIC) divulga edital para processo seletivo dos projeto de ação afirmativa "Ariadnes" e “Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades". Ambos buscam combater as violências de gênero no ambiente universitário

As inscrições acontecem entre os dias 16 e 24 de março. Para mais informações acesse os editais:

Ariadnes

Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades

 

Proad abre edital para contratação de professor substituto na área de Economia

A Pró-Reitoria de Administração da UFOP torna público o processo seletivo para a contratação de um professor substituto para o Departamento de Ciências Econômicas(DEECO). O docente atuará nas áreas de História do Pensamento Econômico e Economia Brasileira. O contrato tem duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação. Para mais informações, confira o edital.

PPEA divulga cronograma das defesas de dissertações

O Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) convida a todos para as defesas das dissertações que acontecem nos meses de março e abril.

 

Confira as datas:

 

15/03 - Jordana Ferreira da Silva

“Da especialização produtiva ao rompimento da Barragem Do Fundão: uma análise da  resiliência econômica para o município de Mariana/MG"

Orientador: Profa. Dra. Fernanda Faria Silva / Co - orientador: Prof. Dr. Heder Carlos de Oliveira

Local:  Sala de aulas da Casa da Pós-Gradução (Finep) -  às 14h

 

26/03 -  Ariane Ribeiro Hott

"A agricultura familiar e as inter-relações das esferas determinantes do desenvolvimento local: o caso do assentamento do Cafundão em Mariana (MG)"

Orientador: Profa. Dra.Francisca Diana Ferreira Vianna

Local: Hemeroteca -  às 8h30

 

27/03 -  Lucineide Ferreira dos Santos

"Avaliação da focalização de políticas públicas: o caso do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto"

Orientador: Prof. Dr.Breynner Ricardo de Oliveira / Co - orientadora: Profa Dra. Erica Castilho (DEEST/ UFOP)

Local:  Sala de aulas da Casa da Pós-Gradução (Finep) -  às 14h

 

28/03 - Dionatan Willian Rodrigues Oliveira

" Unificação da Estimação Intervalar para Abordagens Frequentista e Bayesiana"

Orientador: Prof. Dr. Ivair Ramos Silva

Local: Auditório do ICSA – às 16h

 

12/04 - Douglas Ferreira Cruz

"Eficiência dos municípios brasileiros em Educação, Saúde e Saneamento por meio do método DEA (Data Envelopment Analysis), uma abordagem comparativa com o ranking de eficiência municipal do jornal Folha de São Paulo"

Orientador: Prof. Dr. Victor Maia Sena Delgado

Local: Hemeroteca – às 9h

VIII Semana de Integração

Com as tags #ICSAano10 e #FicaICHS, a oitava edição da Semana de Integração dos campi de Mariana tratará dos contextos e situações atuais que vivem os dois institutos. O evento, muito esperado em todo início de período acadêmico, tem como objetivo recepcionar os ingressantes na UFOP e promover espaços de integração entre calouros e veteranos.

“Cada instituto pensou na programação de seu campus retratando o que está sendo vivenciado dentro dele. No ICSA, pensamos nos 10 anos que o Instituto completa em 2018, já no ICHS, na questão da permanência do Instituto em Mariana”, afirmou o estudante Wallace Vertelo, um dos organizadores do evento pelo Programa de Educação Tutorial (PET).

Entre as atividades desta edição estão a realização de uma gincana e o tradicional campeonato de queimada. A programação nos dois campi conta também com atividades para que os calouros conheçam a estrutura de seus cursos, como os centros acadêmicos, as empresas juniores, entre outras ações. Ainda de acordo com Wallace, a  mesa com o tema "Egressos: Existe Vida pós ICSA?" será um momento de grande interação entre calouros e veteranos. “As pessoas que já se formaram falarão para os calouros sobre vivências que eles tiveram dentro da Universidade, sobre a vida acadêmica e o mercado de trabalho”, explica o estudante.

A VIII Semana de Integração é organizada pelo Centro de Extensão de Mariana (CEMAR), em parceria com as empresas juniores, os colegiados, os centros acadêmicos, os PETs ICSA e Pedagogia e a Rádio Plural. Confira a programação aqui.

PPEA abre vagas para credenciamento de professores

O Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada(PPEA) está com vagas abertas para o credenciamento de professor permanente e professor colaborador. O editais contemplam as  quatro linhas de pesquisa do Programa: Teoria Econômica, Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, Desenvolvimento Econômico e Avaliação de Políticas Públicas. Para mais informações, acesse o edital.

Funcionamento do ICSA no recesso

Informamos que devido ao recesso acadêmico, no período de 26 de fevereiro a 09 de março de 2018 o expediente administrativo do ICSA será de 09:00h às 17:00h.

Desde já agradecemos a compreensão e contamos com a colaboração de todos.


Mariana, 23 de fevereiro de 2018.

Prof. Dr. José Benedito Donadon-Leal

Diretor do ICSA

Comunicado aos professores, técnicos e alunos

No dia 09 de fevereiro de 2018, o computador da Secretaria da Diretoria do ICSA foi contaminado por um ransomware, que se diferencia de forma ímpar dos demais vírus conhecidos, pois “sequestra” os dados do usuário da máquina, criptografando-os e impossibilitando totalmente o acesso a eles. O hacker que efetua o ataque promete desbloquear os dados mediante pagamento de resgate, o que não é garantido. Por sorte, a secretaria tinha cópias de quase todos os arquivos, o que diminuiu o prejuízo no arquivo histórico do ICSA.

Não é a primeira vez que computadores da UFOP são infectados por esse malware e em 100% dos casos não houve recuperação dos dados. Geralmente as máquinas mais visadas são as que apresentam maior fluxo de rede (enviam e recebem mais dados), provavelmente considerando que os dados ali armazenados são de maior valor. É importante alertar que qualquer pessoa pode ter sua máquina infectada por esse tipo de vírus, ou outro qualquer.

Diante do exposto e visando prevenir novos ataques e novas vítimas, convidamos a todos os servidores técnico-administrativos e docentes do ICSA para uma palestra explicativa a ser realizada pelo NTI/ICSA, no dia 27/03/2018, às 17h, no Auditório, para tratar de questões a respeito do uso da rede da UFOP, ataques cibernéticos, contaminação por malwares, entre outras.

 

Mariana, 22 de fevereiro de 2018.

Prof. Dr. José Benedito Donadon-Leal

Diretor do ICSA

 

PPGCOM prorroga inscrições para disciplinas isoladas

Estão prorrogadas até o dia  23 de fevereiro as inscrições para disciplinas isoladas do mestrado em Comunicação e Temporalidades, para início no período 2018.1. Para se inscrever, é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação(MEC). As disciplinas são fornecidas gratuitamente e não há taxa de inscrição. Para mais informações, acesse o edital.

Página 3 de 89