Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFOP Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Comunicado

Nesta terça-feira, 28, todas as aulas que iriam ocorrer no andar de cima do prédio Padre Avelar foram canceladas. Devido a problemas  decorrentes da chuva, a fiação elétrica das salas foi afetada, havendo riscos de curto-circuito. Na ausência de outros espaços para que as disciplinas fossem ministradas, a Diretoria do ICSA optou pelo cancelamento das aulas na presente data. As salas do andar de baixo podem ser utilizadas normalmente.

 

“Pílulas da Extensão” divulga podcasts sobre ações da UFOP

O projeto consiste na produção de áudios com informações sobre as atividades desenvolvidas pela atuação extensionista da Universidade. Criado em agosto deste ano, “Pílulas da Extensão” tem o objetivo de divulgar as ações de projetos vinculados ao “Mais cultura".

A proposta é fazer com que mais pessoas conheçam os programas de extensão, além de documentar as atividades realizadas pelos alunos. Coordenado pelo técnico administrativo, Thiago Caldeira, e pelo professor de jornalismo, Phellipy Jácome, o projeto possui sete bolsistas do curso. Ao falar sobre a produção dos podcasts, a integrante Taysa Bocard conta sobre a sua função no Pílulas: “é um programa de rádio onde sou a repórter que vai atrás das pessoas que participam dos projetos para extrair o máximo de informações possíveis e divulgar para a comunidade”.

 

Os podcasts serão produzidos até o final de dezembro e, atualmente, o projeto possui mais de 50 gravações. Confira aqui.

Cine Faísca exibe "Deus e o Diabo na Terra do Sol"

O projeto de extensão Cine Faísca exibirá o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, dirigido por Glauber Rocha, no dia 16/11 (próxima quinta) às 19h, no Teatro Sesi Mariana. Após a exibição, haverá um debate com Cláudio Coração, professor de Jornalismo na UFOP. A entrada é gratuita e aberta à população.

"Deus e o Diabo na Terra do Sol", de 1964, é um filme que conta a história de Manuel, um sertanejo que após uma discussão com o coronel da região, passa a ser perseguido, tendo que enfrentar um caminho de miséria e fanatismo religioso.

O Cine Faísca é uma das ações do  Mineração do OuTro, Programa marxista de cultura e crítica social, que vincula e articula as seguintes ações: curso de extensão Ontologia e estética – arte e sociedade, que visa oferecer instrumentos teórico-analíticos para apropriação de categorias fundamentais do estético; o projeto de extensão Lavras de Versos, que trabalha a produção de poemas por adolescentes da periferia de Mariana-MG; e o projeto Cine Faísca, que constitui espaços de exibição gratuita de filmes. As ações do Programa são especialmente voltadas às comunidades periféricas e ao público - alvo da Política de Assistência Social da região.

 

 

Rede de Internet Eduroam é implantada no ICSA

A rede de Internet minhaUFOP Wifi está sendo desligada no ICSA. Agora, os usuários poderão utilizar a rede Eduroam.

Nessa rede você pode, com as mesmas credenciais utilizadas no portal minhaUFOP, ter acesso a internet sem fio em 75 países. No Brasil, são 70 instituições públicas e privadas que também aderiram ao Eduroam. Ao todo, são mais de 10 mil pontos de acesso.

Outra vantagem é que, ao contrário do minhaUFOP WiFi, a rede Eduroam não necessita de login todas as vezes que quiser acesso à internet.

Confira o tutorial para utilização:

- Windows 7

- Outras plataformas: configurações para cada sistema operacional

Para fazer o download do aplicativo que realiza a configuração automática em vários sistemas operacionais diferentes, clique aqui.

A configuração da rede Eduroam no celular pode ser feita conforme o tutorial.

Edital de ações extensionistas de 2018 é divulgado

O edital para ações extensionistas de 2018 é divulgado e as propostas podem ser enviadas a partir do próximo dia 7 de novembro. O prazo para submissão é até 22 de novembro.

O edital traz algumas novidades, entre elas o fim da necessidade de submissão à assembleia departamental e o aumento do prazo de execução das propostas.

Para saber mais, clique aqui.

ICSA suspende atividades previstas para esta sexta-feira

As atividades acadêmicas e administrativas previstas para a sexta-feira (03/11), no ICSA, estão suspensas em decorrência da retificação do calendário acadêmico realizada hoje (01/11) pela Prograd.

I Simpósio Mineiro de Emergências e Desastres acontece no ICSA

O evento acontece no auditório do ICSA na segunda (6) e terça-feira (7).

Buscando manter vivas as discussões dos impactos ainda em curso na cidade e de avaliar os desafios que as diferentes situações de desastres e emergências no Brasil impõem à saúde pública, pretende-se debater sobre a construção de estratégias de cuidado em saúde nesses contextos, considerando suas especificidades. As condições econômicas, sociais, ambientais, sanitárias, entre outras irão delinear as possibilidades tanto de resposta como de preparação e prevenção, minimizando os efeitos dos impactos sobre a população.

 

Segunda-feira (06/11)

13h - Credenciamento

13h10 - Mesa honra

13h40 - Apresentação cultural/ ato simbólico

14h - Mesa de abertura - Emergências e Desastres: Construindo o Cuidado na Saúde

15h40 - Coffee Break

16h- MESA 01 - Interfaces e Desafios na Construção do Cuidado em Redes

 

Terça-feira (07/11)

8h - Café de boas vindas

8h30 - Apresentação cultural - Escola Municipal de Paracatu de Baixo

9h - MESA 02 - Fronteiras e Diálogos: um debate sobre a experiência da Saúde em Emergências e Desastres

11h30 - Intervalo

13h30 - Apresentação cultural - Escola Municipal de Bento Rodrigues

14h - MESA 03 - A Construção do Cuidado em Saúde Mental em Situações de Desastres, Deslocamentos Forçados e Emergências Humanitárias

16h30 - Encerramento

 

Acesse para a programação completa.

A inscrição para o Simpósio é gratuita e pode ser feita aqui. Haverá emissão de certificado para os participantes.

ICSA disponibiliza bicicletários

O Instituto passou a oferecer dois bicicletários para uso dos alunos e funcionários do campus. Um deles se localiza ao lado da casa da Pós-Graduação e o outro na lateral do Restaurante Universitário. O objetivo é permitir um espaço exclusivo para ciclistas retirarem e guardarem bicicletas, além de incentivar o uso de meios de transporte não poluentes.

ICSA recebe VII Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

O evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) com o objetivo de incrementar as diretrizes do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, além de discutir e elaborar a consolidação de propostas apresentadas em conferências regionais e municipais.

A conferência é de abrangência estadual e discute temas como “Educação”, “Redes Sociais e Mídia”, “Saúde, Assistência Social” e “Participação Social do Jovem”. Está prevista a presença de autoridades, como o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel (a confirmar).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui,

Disponível programação do Dia C da Ciência Brasileira

Alunos dos campi de Mariana desenvolvem atividades durante o Dia C da Ciência no ICSA. Dentre as ações programadas, haverá apresentação dos projetos de pesquisa, de extensão e produções desenvolvidas por Empresas Jr. e Centros Acadêmicos. O evento que acontece nesta quarta-feira (25), das 10h às 16h, é gratuito e voltado para os estudantes dos 8º e 9º anos e do ensino médio.

Confira a programação completa aqui.

CADE Jr. abre processo seletivo para alunos de Administração

A empresa júnior de Administração,  CADE Jr.,  abre processo seletivo para os estudantes de todos os períodos do curso. O processo seletivo é divido em três etapas: prova online de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e entrevista presencial.

Os alunos selecionados vão desenvolver atividades como trabalhar em projetos de consultoria voltados para as micro e pequenas empresas da região e realização de atividades de fomento do empreendedorismo dentro e fora da UFOP.

Na empresa júnior, o estudante tem a oportunidade de tranferir os conhecimentos obtidos em sala de aula para a realidade do mercado de trabalho, além de aperfeiçoá-los através de suas aplicações práticas.

As iscrições estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser realizadas clicando aqui.

CEMAR abre vagas para voluntários

O Centro de Extensão do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), CEMAR, torna público o edital de dois alunos voluntários para atuarem na Secretaria do CEMAR. As inscrições ocorrem até dia 20 de novembro, na secretaria do Centro de Extensão, localizado no ICHS. Confira aqui o edital.

Cine Faísca exibe ´´Outubro``

O projeto de extensão Cine Faísca exibirá o filme "Outubro", no dia 19/10 (próxima quinta) às 19h, no Teatro Sesi Mariana. Após a exibição, haverá um debate com Yuri Gomes, professor de história da rede estadual em Mariana. A entrada é gratuita e aberta à população.

Outubro, de 1917, é um filme em comemoração ao décimo aniversário da Revolução Soviética em que os Bolcheviques tomaram o poder de Kerensky, que foi instaurado após o Regime Czar.

O Cine Faísca é uma das ações do  Mineração do OuTro, Programa marxista de cultura e crítica social, que vincula e articula as seguintes ações: curso de extensão Ontologia e estética – arte e sociedade, que visa oferecer instrumentos teórico-analíticos para apropriação de categorias fundamentais do estético; o projeto de extensão Lavras de Versos, que trabalha a produção de poemas por adolescentes da periferia de Mariana-MG; e o projeto Cine Faísca, que constitui espaços de exibição gratuita de filmes. As ações do Programa são especialmente voltadas às comunidades periféricas e ao público - alvo da Política de Assistência Social da região.


Página 5 de 89